Questão: 1651249

     Ano: 2010

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: EMBASA

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2010 - EMBASA - Analista de Saneamento - Administração |

De acordo com a teoria da burocracia, julgue o item subsequente. Na burocracia weberiana, o funcionário tem determinada a sua forma de agir, de acordo com rotinas preestabelecidas.

1651249 A

Na burocracia de Weber, cada funcionário desempenha um papel específico na organização, e suas funções são claramente definidas por meio de regras e procedimentos. Isso implica que os funcionários seguem rotinas predefinidas em sua atuação, refletindo uma estrutura formal que determina como as tarefas devem ser realizadas. Esse formalismo busca alcançar eficiência, previsibilidade, além de estabelecer uma divisão de trabalho e uma hierarquia claras.

Questão: 1034578

     Ano: 2019

Banca: IESES

Órgão: Prefeitura de São José - SC

Prova:    IESES - 2019 - Prefeitura de São José - SC - Agente de Fiscalização em Posturas

Em relação à teoria dos motivos determinantes nos atos administrativos, responda a alternativa correta:

1034578 C

Na ausência do motivo alegado pela Administração, o ato é inválido, por força da teoria dos motivos determinantes.

Questão: 671877

     Ano: 2016

Banca: IBFC

Órgão: Câmara Municipal de Araraquara - SP

Prova:    IBFC - 2016 - Câmara Municipal de Araraquara - SP - Assistente de Departamento Pessoal |

Um Sistema de Informação é composto por todos os componentes que recolhem, manipulam e disseminam dados ou informação. Assinale, das alternativas abaixo, a única que NÃO se relaciona com essa definição de Sistemas de Informação:

671877 A

Na alternativa A – worm, nos deparamos com um termo que se destoa dos demais. O worm é identificado como um tipo de malware, que tem a função de se espalhar e infectar sistemas, sem necessariamente depender de uma ação direta do usuário. Portanto, ele não colabora para as funções de um Sistema de Informação, mas representa um risco e uma ameaça a sua integridade e segurança. Em contraposição, as alternativas B – hardware, C – banco de dados e D – software, todas elas se referem a componentes vitais de um Sistema de Informação, que trabalham em conjunto para garantir a operacionalidade e eficiência do mesmo.

Questão: 589619

     Ano: 2015

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRE-MT

Prova:    CESPE - 2015 - TRE-MT - Técnico Judiciário - Administrativa

Considerando a atual dinâmica da administração pública brasileira, assinale a opção que apresenta característica que difere a gestão pública da gestão privada.

589619 E

Na administração pública, o processo tem maior importância, enquanto na gestão privada o foco está no resultado. Na administração pública, o processo decisório é mais descentralizado.

Questão: 269401

     Ano: 2012

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: ANCINE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2012 - ANCINE - Técnico Administrativo

A administração pública burocrática substituiu a administração patrimonialista, na qual o Estado era entendido como propriedade do rei e em que não havia clara distinção entre o patrimônio público e o privado.

269401 A

Na administração pública patrimonialista, característica dos Estados absolutistas europeus do século XVIII, o aparato estatal é uma extensão direta do poder do governante e seus funcionários são tratados como parte da nobreza. O patrimônio do Estado é indistinguível do patrimônio do soberano, e os cargos são vistos como privilégios a serem distribuídos (ocupações lucrativas e de pouco esforço). A corrupção e o nepotismo são intrínsecos a esse modelo administrativo. Portanto, a administração pública burocrática surge como uma resposta para combater a corrupção e o nepotismo do modelo anterior.