Questão: 144251

     Ano: 2009

Banca: TRT 3R

Órgão: TRT - 3ª Região (MG)

Prova:    TRT 3R - 2009 - TRT - 3ª Região (MG) - Juiz do Trabalho - Prova 1 - Domingo |

Assinale a assertiva (“a” a “e”) correta em relação aos enunciados de I a V, observadas a legislação pertinente e a consolidação jurisprudencial do c. TST: I – Considera-se de licença não remunerada, salvo assentimento da empresa ou cláusula contratual, o tempo em que o empregado se ausentar do trabalho no desempenho do múnus sindical. II – Incorre em multa a empresa que, por qualquer modo, procure impedir que o empregado se associe a sindicato, organize associação profissional ou sindical ou exerça os direitos inerentes à condição de sindicalizado, sem prejuízo da reparação ao lesado. III – Não é ofensiva à liberdade de sindicalização a concessão por parte do empregador de horário e local na sede do estabelecimento para que o sindicato profissional promova campanha de sindicalização de seus empregados. IV – Aos dirigentes ou representantes sindicais que, no período compreendido entre 5 de outubro de 1988 e 4 de março de 1993, sofreram punições em virtude de motivação política, de participação em movimento reivindicatório ou outra modalidade de exercício do mandato ou representação sindical, foi concedida anistia, com determinação de pagamento dos salários do período da suspensão disciplinar, ou, caso dispensados, sua reintegração ao quadro de empregados da empregadora, com preservação de todos os direitos. V – O princípio da Unicidade Sindical estabelecido pela Constituição da República tem aplicação exclusiva a associações sindicais profissionais, posto que as pessoas jurídicas empresárias não estão obrigadas à sindicalização ou ao cumprimento de instrumentos normativos firmados por sindicato econômico ao qual livremente não se filiou.

144251 D

I –Correto. CLT, Art. 543. § 2º. II – Correto. CLT, Art. 543. § 6º. III – Correto. Direito de exercício de atividade sindical na empresa: corresponde ao direito de ação sindical nos locais de trabalho, bem como ao de organização por meio de representantes e comissões sindicais. IV – Correto. Lei nº 8.632 de 04 de Março de 1993. V – Falso. CRFB, Art. 8º

Questão: 2291578

     Ano: 2023

Banca: UEM

Órgão: UEM

Prova:    UEM - 2023 - UEM - Técnico Administrativo |

Leia as afirmações a seguir a respeito de ataques de phishing. I – Os ataques de phishing podem ocorrer por meio de e-mails disfarçados para parecerem confiáveis e de fontes seguras. II – Os ataques de phishing são impossíveis de ocorrer em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. III – No caso de ataques de phishing, o objetivo é obter informações sensíveis, como nomes de usuário, senhas e detalhes do cartão de crédito. IV – Os ataques de phishing não são uma ameaça à segurança da informação. V – Os ataques de phishing visam causar danos ao hardware do computador. Está(ão) correta(s):

2291578 E

I – Os ataques de phishing podem ocorrer por meio de e-mails disfarçados para parecerem confiáveis e de fontes seguras. Certo. E-mail é uma das principais formas de coletas de informação do phishing. II – Os ataques de phishing são impossíveis de ocorrer em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Errado. Se pode haver links ,e-mails , sites falsos , então pode ser alvo do phishing. III – No caso de ataques de phishing, o objetivo é obter informações sensíveis, como nomes de usuário, senhas e detalhes do cartão de crédito. Certo; sim , com isso eles podem usar a seu favor. IV – Os ataques de phishing não são uma ameaça à segurança da informação. Errado. Sim , são uma grande ameaça a segurança da informação. V – Os ataques de phishing visam causar danos ao hardware do computador. Errado. Os ataques desse tipo de ataque visa coletar informaçoes sensiveis ou não para ser usada pelos crackers

Questão: 312123

     Ano: 2012

Banca: OFFICIUM

Órgão: TJ-RS

Prova:    OFFICIUM - 2012 - TJ-RS - Juiz

Considere as assertivas abaixo sobre recursos no âmbito do Direito Eleitoral. I - Cabe ao juiz eleitoral, ao receber o recurso, fixar os efeitos em que o recebe. II - Dos atos, resoluções e despachos dos juízes eleitorais cabe agravo de instrumento. III - Sempre que a lei não fixar prazo especial, o recurso deverá ser interposto no prazo de 3 (três) dias contados da publicação do ato, resolução ou despacho. Quais são corretas?

312123 C

I – Errado. O juiz não fixa os efeitos, pois em matéria eleitoral os recursos têm somente efeito devolutivo. Art. 257. Os recursos eleitorais não terão efeito suspensivo. II – Errado. Nesse caso, o recurso é inominado, e não de agravo de instrumento. Art. 265. Dos atos, resoluções ou despachos dos juizes ou juntas eleitorais caberá recurso para o Tribunal Regional. O agravo de instrumento cabe apenas contra decisão que denegar o recurso especial (art. 279) ou ordinário no Tribunal Superior Eleitoral (art. 282). III – Correto. É o que dispõe o artigo 258. Art. 258. Sempre que a lei não fixar prazo especial, o recurso deverá ser interposto em três dias da publicação do ato, resolução ou despacho. Os artigos são todos do CE.

Questão: 834905

     Ano: 2017

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SERES-PE

Prova:    CESPE - 2017 - SERES-PE - Agente de Segurança Penitenciária

A respeito da responsabilidade civil do Estado, julgue os itens que se seguem.

I A responsabilidade objetiva do Estado está prevista na Constituição Federal de 1988.

II Caso o Estado não repare administrativamente o dano causado a terceiro, o prejudicado terá o direito de propor ação de indenização.

III A culpa da vítima e a culpa de terceiros são causas atenuantes da responsabilidade civil do Estado.

IV A culpa concorrente da vítima é causa excludente da responsabilidade civil do Estado.

Estão certos apenas os itens

834905 A

I – CORRETA. A responsabilidade civil objetiva estatal está prevista no 37, § 6º, da Constituição Federal. Art 37, 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa. Assim, a regra é a responsabilidade OBJETIVA do Estado. Lembrando que excepcionalmente, nos casos de omissão do Estado, a responsabilidade é subjetiva. II- CORRETA. A responsabilidade civil enseja o pagamento de indenização. Como o Estado agiu por meio de seu agente e causou um dano ao indivíduo, e caso não repare administrativamente o dano causado a terceiro, o prejudicado terá o direito de propor ação de indenização. Assim, o Estado tem que indenizar o particular dos prejuízos sofridos. III- ERRADA. A culpa (exclusiva) da vítima e a culpa de terceiros são causas excludentes da responsabilidade civil estatal. E não atenuantes! IV – ERRADA. A culpa concorrente é uma causa atenuante da responsabilidade civil do Estado, e não uma causa de excludente do nexo de causalidade da responsabilidade civil, como o fato de terceiro, força maior e culpa exclusiva da vítima.

Questão: 2265925

     Ano: 2023

Banca: IDCAP

Órgão: IDR de Maricá - RJ

Prova:    IDCAP - 2023 - IDR de Maricá - RJ - Analista Jurídico |

Backup é quando se salva um arquivo em dois ou mais lugares chamados cópias de segurança, com a finalidade de se evitar perdas acidentais de dados e informações valiosas. Sobre backups, analise as afirmativas a seguir: I. Completo, incremental, diferencial e diário, são tipos de backups. II. O backup criptográfico de dados com tecnologia biométrica embutida é considerado pelos desenvolvedores de sistemas como o mais seguro e infalível atualmente. III. O Backup diferencial serve para fazer cópias apenas dos arquivos que foram alterados ou criados do zero. Esse tipo de cópia geram marcas no intuito de distinguir/diferenciar as novas informações dos documentos que já estavam salvos anteriormente. É CORRETO o que se afirma em:

2265925 A

I – Certo. A escolha do tipo de backup a ser usado depende dos requisitos específicos de proteção de dados e das necessidades de recuperação de uma organização. II – Errado. Não existe uma solução única e “infalível” em segurança de backup. A segurança é uma abordagem em camadas, que combina diferentes técnicas e práticas para proteger os dados. III – Certo. O backup diferencial faz cópias de todos os arquivos que foram alterados ou criados desde o último backup completo.