Questão: 726736

     Ano: 2014

Banca: FMP Concursos

Órgão: TJ-MT

Prova:    FMP Concursos - 2014 - TJ-MT - Provimento

São características do Estado Brasileiro:

726736 C

Classificação sobre o Estado Brasileiro: – Forma de estado – federação; – Forma de governo – república; – Regime de governo – democrático; – Sistema de governo – presidencialista.

Questão: 846389

     Ano: 2017

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PGE-SE

Prova:    CESPE - 2017 - PGE-SE - Procurador do Estado

Quanto à forma, o Estado brasileiro é classificado como

846389 E

Classificação sobre o Estado Brasileiro: – Forma de estado – federação; – Forma de governo – república; – Regime de governo – democrático; – Sistema de governo – presidencialista.

Questão: 1721759

     Ano: 2020

Banca: VUNESP

Órgão: Câmara de Boituva - SP

Prova:    VUNESP - 2020 - Câmara de Boituva - SP - Agente Administrativo |

Quanto aos efeitos dos atos administrativos, a equação Imperfeito = válido + ineficaz significa que

1721759 B

Classificação dos atos administrativos quanto à formação e à produção de efeitos Ato perfeito: todas as etapas do seu processo de formação foram concluídas. É diferente do ato válido, pois este está em conformidade com a lei, aquele não necessariamente estará, pois a perfeição está relacionada com o processo de formação do ato e não com a sua validade. Ato imperfeito: é aquele que não completou o seu ciclo de formação, como a falta de uma assinatura ou o ato não publicado. O ato imperfeito, rigorosamente, não existe como ato administrativo. Ato eficaz: já está disponível para a produção de seus efeitos e não depende de evento posterior como uma condição suspensiva, um ato de controle. Um ato inválido pode ser eficaz, pois é um ato perfeito e está disponível (eficaz). Ato pendente: é aquele que, embora perfeito, está sujeito a condição (evento futuro e incerto) ou termo (evento futuro e certo) para que comece a produzir efeitos. É sempre um ato perfeito, completamente formado, mas que só poderá iniciar seus efeitos quando ocorrer o evento futuro. Ato consumado (ou exaurido): é aquele que já produziu todos os efeitos que estava apto a produzir. Ato ineficaz: qualquer ato que não tenha possibilidade efetiva de produzir efeitos. Pode ser um ato que não esteja formado (imperfeito) ou um ato que já foi extinto, por exemplo, um ato revogado. Também são ineficazes os atos consumados e os atos pendentes. Fonte: https://questoesestrategicas.com.br/resumos/ver/atos-administrativos-perfeitos-eficazes-pendentes-e-consumados

Questão: 288876

     Ano: 2011

Banca: ISAE

Órgão: AL-AM

Prova:    ISAE - 2011 - AL-AM - Procurador

Quanto ao sistema eleitoral adotado no Brasil, assinale a afirmativa correta.

288876 D

Circunscrição eleitoral: Espaço geográfico onde se trava determinada eleição. Assim, o país, na eleição do presidente e vice-presidente da República; o estado, nas eleições para governador e vice-governador, deputados federais e estaduais, e senadores; o município, nas eleições de prefeito e vereadores; e o distrito, onde e quando se realiza a eleição pelo sistema distrital.

Questão: 2358103

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CAU-BR

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CAU-BR - Assistente Administrativo(a) |

Julgue o item a seguir, relativo a gestão de pessoas. A atividade de treinamento, assim como as ações de promoção de qualidade de vida no trabalho, faz parte do processo de engajamento de talentos e equipes.

2358103 B

Chiavenato listou os 6 processos básicos: 1) Agregar pessoas, 2) Aplicar pessoas, 3) Desenvolver pessoas => atividade de treinamento 4) Recompensar pessoas 5) Monitorar pessoas 6) Manter pessoas => promoção de qualidade de vida no trabalho Segue abaixo explicação de cada um dos 6 processos básicos, a saber: AGREGAR PESSOAS O processo de agregar pessoas é usado para atrair e incluir novos talentos nas organizações. Este é um processo que requer conhecimentos técnicos, para identificar e selecionar o melhor profissional para uma determinada vaga, de acordo com os requisitos previamente estabelecidos pela entidade empregadora para o cargo em questão. Como pode ter percebido, neste processo inclui-se o recrutamento e seleção de pessoas. APLICAR PESSOAS Estes são processos utilizados para desenhar o trabalho que as pessoas irão desempenhar, orientando, acompanhando e avaliando os talentos. Ou seja, estes processos são de modelagem do trabalho, que incluem o desenho, análise e a descrição dos cargos, bem como a avaliação do desempenho (observe que a avaliação de desempenho está no processo de aplicar pessoas e NÃO no processo de monitorar pessoas) já errei questão de prova sobre isso kkkkkk. De certa forma, é delinear e conduzir para a concretização dos objetivos da organização. Nestes processos inclui-se a modelagem do trabalho e a avaliação de desempenho. RECOMPENSAR PESSOAS Estes são processos que são utilizados pela organização para incentivar e motivar pessoas atendendo aos seus objetivos pessoais. Aqui cabe desde a remuneração, que é o básico, como por exemplo benefícios como seguro de saúde, ou transporte oferecido pela empresa, uma renda destinada ao colaborador para que ele gaste com a sua formação contínua ou a participação nos lucros. Nestes processos ainda podemos ir além dos benefícios básicos, diretos e indiretos, aqui também cabem as satisfações de necessidades mais elevadas, como por exemplo, a realização pessoal e profissional, flexibilidade, autonomia e reconhecimento. Em resumo, os processos incluem: remuneração, incentivos e benefícios. DESENVOLVER PESSOAS Muitas vezes queremos o profissional ideal para a nossa empresa e esquecemo-nos, por alguns instantes, que somos pessoas, e em algumas coisas podemos ser muito bons e noutras precisamos de treinar/desenvolver. Nestes processos incluímos a formação, a aprendizagem, o desenvolvimento, programas de desenvolvimento de carreira, gestão do conhecimento, de competências e de mudança, bem como estratégias de comunicação. Desenvolver pessoas é um grande desafio para a área da Gestão de Pessoas, pois é preciso que o aprendizado e o ganho/desenvolvimento de competências seja contínuo e atualizado, para que a equipa esteja preparada para o mercado que é cada vez mais competitivo.