Questão: 1865885

     Ano: 2021

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: AL-CE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2021 - AL-CE - Técnico Legislativo |

É uma característica do modelo de administração patrimonialista,

1865885 A

A característica central do patrimonialismo reside na confusão entre propriedade privada e pública. Nesse paradigma, os cargos públicos são frequentemente herdados.

Questão: 2517260

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Câmara de Maceió - AL

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - Câmara de Maceió - AL - Analista Legislativo |

A respeito da gestão de pessoas e de seus processos básicos, julgue o próximo item. A capacitação de pessoas é um processo composto de três etapas distintas e independentes: o levantamento ou avaliação de necessidades; o planejamento e execução das ações; e a avaliação dos resultados.

2517260 B

A capacitação de pessoas na gestão de pessoas pode variar em termos de estrutura e metodologia dependendo do contexto organizacional e das necessidades específicas, mas geralmente envolve algumas etapas principais: 1. **Diagnóstico de necessidades:** Identificação das competências e habilidades que precisam ser desenvolvidas na equipe de gestão de pessoas. 2. **Planejamento:** Definição dos objetivos da capacitação, escolha dos métodos e recursos a serem utilizados, além da elaboração do cronograma. 3. **Execução:** Implementação das atividades de capacitação, que podem incluir workshops, treinamentos, mentorias, entre outros. 4. **Avaliação:** Análise dos resultados alcançados pela capacitação, verificando se os objetivos foram atingidos e se houve impacto positivo no desempenho da equipe de gestão de pessoas. 5. **Feedback e ajustes:** Coleta de feedback dos participantes e ajustes necessários no programa de capacitação para melhorar futuras edições. Essas etapas ajudam a garantir que a capacitação seja eficaz e alinhada às necessidades da organização e de seus colaboradores.

Questão: 1865810

     Ano: 2021

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: AL-CE

Prova:    

Zeca, nascido na Guiana Francesa e filho de pai brasileiro, teve seu nascimento registrado em repartição brasileira competente e optou pela nacionalidade brasileira. Com 21 anos de idade e domiciliado no estado do Amapá, Zeca pretende candidatar-se ao cargo de deputado estadual da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, embora ainda não possua filiação partidária. Nessa situação hipotética, nos termos da CF,

1865810 A

A capacidade eleitoral passiva exige prévia filiação partidária. Assim dispõe a CF/88: Art. 14 (…) § 3º São condições de elegibilidade, na forma da lei: (…) V – a filiação partidária”.

Questão: 11667

     Ano: 2009

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRE-GO

Prova:    CESPE - 2009 - TRE-GO - Analista Judiciário - Área Judiciária

Tendo em vista a disciplina constitucional sobre elegibilidade e partidos políticos, assinale a opção correta.

11667 D

A capacidade eleitoral passiva exige prévia filiação partidária. Assim dispõe a CF/88: Art. 14 (…) § 3º São condições de elegibilidade, na forma da lei: (…) V – a filiação partidária”.

Questão: 1030996

     Ano: 2018

Banca: VUNESP

Órgão: Câmara de Indaiatuba -SP

Prova:    VUNESP - 2018 - Câmara de Indaiatuba -SP - Procurador Jurídico |

É correto afirmar que a capacidade eleitoral passiva ( jus honorum ) se torna plena quando o cidadão atinge a idade de

1030996 A

A capacidade eleitoral passiva (jus honorum) se torna plena uando o cidadão atinge a idade de 35 anos porue: CR/88, Art. 14, § 3º “São condições de elegibilidade, na forma da lei: I – a nacionalidade brasileira; II – o pleno exercício dos direitos políticos; III – o alistamento eleitoral; IV – o domicílio eleitoral na circunscrição; V – a filiação partidária; VI – a idade mínima de: a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador; b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal; c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz; d) dezoito anos para Vereador”.