Questão: 1676195

     Ano: 2021

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca de governo eletrônico, transparência da administração pública, accountability , gestão por resultados e gestão de redes organizacionais, julgue o item seguinte. Por meio da avaliação dos resultados dos serviços públicos, é possível identificar falhas e redefinir estratégias para a melhoria das inciativas.

1676195 A

GESTÃO POR RESULTADOS

Principais ideias:

A definição clara de objetivos;
A maior autonomia dada aos gerentes para obtenção de resultados;
No contexto da reforma de 1995, também se defendeu a ideia de competição entre os entes públicos como forma de garantir melhores resultados e programas de qualidade foram implantados.
DEFINIÇÃO

Resultados que se pretende alcançar –> estabelecer critérios e indicadores de desempenho –> cobrar resultados efetivos da gerência de recursos –> gestor –> servidor

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL

GESTÃO POR RESULTADO –> PPA (2002/2003) –> AVANÇA BRASIL –> PROGRAMAS E AÇÕES –> OBJETIVOS E METAS

Questão: 1650188

     Ano: 2010

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Com relação aos conceitos e às aplicações do equilíbrio parcial e geral e às estruturas de mercado e suas falhas, julgue o item subsequente. A identificação de vários tipos de vícios ou imperfeições do mercado tem ensejado uma série de intervenções governamentais regulatórias, o que, no Brasil, está em coerência com o próprio texto constitucional, que estabelece, como um dos princípios da ordem econômica, a livre concorrência. No caso de serviços públicos, a concessão a empresas privadas é uma das formas de o governo transferir para terceiros toda a responsabilidade pelo atendimento à população em condições de livre mercado.

1650188 B

Gabarito: E

A questão aborda conceitos fundamentais sobre as intervenções governamentais no mercado, com foco específico na regulação e nas concessões de serviços públicos.

Para compreendê-la melhor, vamos explorar alguns pontos-chave:

Equilíbrio Parcial e Geral:
Esses conceitos são essenciais para a análise de mercados. O equilíbrio parcial se concentra em um único mercado ou setor, enquanto o equilíbrio geral leva em conta a interação entre diversos mercados e setores simultaneamente. Compreender esses conceitos é crucial para avaliar como as políticas públicas podem afetar diferentes áreas da economia.

Estruturas de Mercado:
As estruturas de mercado variam desde a concorrência perfeita, com muitos compradores e vendedores, até o monopólio, onde existe um único vendedor. Entre esses extremos, encontramos o oligopólio e a concorrência monopolística. Cada estrutura de mercado apresenta diferentes níveis de eficiência e necessidades de regulação.

Falhas de Mercado:
Falhas de mercado ocorrem quando o mercado não consegue alocar recursos de maneira eficiente. Isso pode ser resultado de externalidades, bens públicos, informações assimétricas, entre outros fatores. Essas falhas justificam a intervenção governamental para corrigir desequilíbrios e promover uma alocação mais eficiente de recursos.

No enunciado, menciona-se que as imperfeições do mercado têm levado a intervenções regulatórias do governo, o que está em consonância com a Constituição brasileira, que defende a livre concorrência.

No entanto, a parte crucial da questão reside na última frase: “No caso de serviços públicos, a concessão a empresas privadas é uma das formas de o governo transferir para terceiros toda a responsabilidade pelo atendimento à população em condições de livre mercado.”

Essa afirmação está incorreta. Embora o governo possa conceder a execução de serviços públicos a empresas privadas, o poder concedente (ou seja, o Estado) permanece responsável pela regulamentação, fiscalização e garantia da adequada prestação desses serviços. A concessão não implica a transferência total da responsabilidade para as empresas privadas. O governo deve assegurar que os serviços sejam prestados de maneira eficiente e que atendam às necessidades da população, mantendo a regulação e o controle sobre esses serviços.

Portanto, a alternativa está errada (E), pois apresenta uma interpretação equivocada sobre a responsabilidade do governo na concessão de serviços públicos.

Questão: 1646382

     Ano: 2012

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Um Escritório de Projetos (Project Management Office, PMO) é um corpo ou entidade organizacional à qual são distribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio. Dentre os objetivos abaixo, aquele que não se enquadra nos objetos de um PMO dentro de uma organização é

1646382 D

A alternativa correta é D – “Gerencia as restrições (escopo, cronograma, custo, qualidade, etc.) dos projetos individuais.” Vamos entender por que essa é a resposta que não se enquadra nos objetivos de um PMO.

Análise das Alternativas
Alternativa A:

“Gerencia as principais mudanças do escopo do programa que podem ser vistas como possíveis oportunidades para melhor alcançar os objetivos de negócios.”
Esta alternativa está correta, pois um PMO é responsável por gerenciar mudanças significativas que podem impactar os objetivos de negócio. O PMO pode ajudar a identificar e avaliar oportunidades relacionadas ao escopo.
Alternativa B:

“Otimiza o uso dos recursos organizacionais compartilhados entre todos os projetos.”
Esta alternativa também está correta. O PMO tem a responsabilidade de otimizar a alocação de recursos entre projetos, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma eficiente.
Alternativa C:

“Gerencia as metodologias, padrões, o risco/oportunidade global e as interdependências entre os projetos no nível da empresa.”
Esta alternativa está correta, já que uma das funções do PMO é desenvolver e manter as metodologias de gerenciamento de projetos, gerenciar riscos e oportunidades em um nível mais amplo e supervisionar as interdependências entre os projetos.
Alternativa D:

“Gerencia as restrições (escopo, cronograma, custo, qualidade, etc.) dos projetos individuais.”
Essa alternativa está incorreta no contexto dos objetivos de um PMO. Embora o PMO forneça suporte e orientações sobre como gerenciar projetos, o gerenciamento das restrições de cada projeto individual é, na verdade, de responsabilidade dos gerentes de projeto. O papel do PMO é mais amplo, focando em garantir que todos os projetos estejam alinhados com as metas organizacionais e que os padrões e metodologias sejam seguidos.
Conclusão
Assim, a alternativa D é a que não se enquadra nos objetivos de um PMO, pois a responsabilidade de gerenciar restrições específicas de projetos individuais recai sobre os gerentes de projeto, e não sobre o PMO. O PMO deve atuar em um nível mais estratégico e centralizado, garantindo que os projetos estejam alinhados com as prioridades e diretrizes organizacionais.

Questão: 1637043

     Ano: 2009

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A respeito da excelência nos serviços públicos, assinale a opção correta.

1637043 E

A alternativa E está correta pois descreve de maneira precisa o funcionamento do sistema de avaliação e melhoria da gestão pública. O GESPÚBLICA, de fato, busca implementar um ciclo contínuo de melhoria, começando com a adesão formal das organizações. Esse processo envolve a autoavaliação, aplicação de instrumentos de gestão, capacitação e reconhecimento das melhores práticas. A adesão ao programa é o primeiro passo para a implementação de uma cultura de excelência no serviço público.

Questão: 1626327

     Ano: 2014

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o item seguinte, acerca de planejamento e gestão nos setores público e privado. Uma das dificuldades para o gestor privado é a existência, na organização, de maior quantidade de normas de conduta a que se deve submeter, quando comparado com a organização pública, que possui o poder de império.

1626327 B

• A ação governamental é difícil, complexa e gigante, e tem menos autonomia; a da iniciativa privada é menor, mais flexível e autônoma, mas, em compensação, vive em um ambiente hostil, de alta concorrência e competividade.

OBSERVAÇÃO: O gestor privado pode fazer tudo o que a lei não proíbe; o gestor público só pode fazer o que a lei permite.