Questão: 967297

     Ano: 2019

Banca: Quadrix

Órgão: CRESS - SC

Prova:    Quadrix - 2019 - CRESS - SC - Assistente Administrativo Jr.

Acerca dos poderes administrativos, julgue o item . O poder hierárquico está vinculado à definição de infrações e às respectivas penalidades aos particulares.

967297 B

– Poder Disciplinar: “poder de aplicar sanções, penalidades. Entretanto, não é qualquer sanção” (CARVALHO, 2015). Para Mazza (2013), “trata-se de poder interno, não permanente e discricionário. Interno porque somente pode ser exercido sobre agentes públicos, nunca em relação a particulares, exceto quando estes forem contratados pela Administração”. – Poder Hierárquico: “poder que a Administração tem de se estruturar internamente” (CARVALHO, 2015). Segundo Mazza (2013), “é um poder interno e permanente exercido pelos chefes de repartição sobre seus agentes subordinados e pela administração central em relação aos órgãos públicos consistente nas atribuições de comando, chefia e direção dentro da estrutura administrativa”. – Poder Normativo: “poder de editar normas gerais, atos administrativos gerais e abstratos” (CARVALHO, 2015). – Poder de Polícia: “decorre da supremacia geral da administração pública” (CARVALHO, 2015).

Questão: 1017435

     Ano: 2018

Banca: Dédalus Concursos

Órgão: Lemeprev - SP

Prova:    Dédalus Concursos - 2018 - Lemeprev - SP - Agente Administrativo

Reiteradas decisões semelhantes acerca de determinada matéria adotada pelo judiciário, que em regra não vincula a Administração, sendo também fonte do direito administrativo, é denominado:

1017435 C

– Fontes do Direito Administrativo: Lei, jurisprudência, a doutrina e os costumes. Lei (fonte primária): principal fonte do direito administrativo brasileiro. Jurisprudência (fonte secundária): decisões reiteradas. Doutrina (fonte secundária): conjunto de teses e construções teóricas. Costumes (fonte secundária): conjunto de regras não escritas, comportamento reiterado e constante do povo.

Questão: 2244822

     Ano: 2023

Banca: FGV

Órgão: AL-MA

Prova:    FGV - 2023 - AL-MA - Técnico de Gestão Administrativa - Administrador de Recursos Humanos |

Relacione as fases evolutivas da Gestão de Pessoas no Brasil às respectivas definições. 1. Fase Contábil 2. Fase Legal 3. Fase Tecnicista 4. Fase Administrativa ( ) Administração de recursos humanos adquiriu um caráter multivariado e interdisciplinar, passando a ser responsável por de treinamentos, recrutamentos, definição de cargos. (  ) A mão de obra era vista apenas como despesa a ser paga. (  ) Modifica ênfase da gestão de pessoal para os indivíduos e suas relações. (  ) Preocupação com a aplicação das numerosas leis trabalhistas. Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.

2244822 D

– Fase Contábil (antes de 1930): foi a primeira fase, onde a principal preocupação era com os custos da empresa. – Fase Legal (1930 a 1950): Com a introdução das leis trabalhistas na era de Getúlio Vargas, surge uma nova fase: a Fase Legal. Agora, a preocupação estava em acompanhar e manter as recém-criadas leis trabalhistas (CLT). – Fase Tecnicista (1950 a 1965): Nessa fase, a área de RH começou a operacionalizar serviços como treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho, benefícios, entre outros. Destaca-se aqui a figura do “Gerente de Relações Industriais”. Fase Administrativa/Sindicalista (1956 a 1985): O intuito era abandonar a ênfase em procedimentos burocráticos e operacionais, visando uma abordagem mais humanística, centrada nas pessoas e suas interações com a sociedade, sindicatos, entre outros. Nessa etapa, temas como motivação e liderança se tornam mais relevantes. – Fase Estratégica (a partir de 1985): Esta é a fase em vigor atualmente. Caracteriza-se pela implementação dos primeiros programas de planejamento estratégico de recursos humanos, alinhados com o planejamento estratégico central da organização.

Questão: 2348082

     Ano: 2024

Banca: IGEDUC

Órgão: Prefeitura de Belo Jardim - PE

Prova:    IGEDUC - 2024 - Prefeitura de Belo Jardim - PE - Auxiliar Administrativo |

Julgue o item subsequente. A gestão estratégica de pessoas no setor público é fundamental para a renovação de práticas administrativas, visando a alinhar as atividades ao objetivo das instituições e garantindo o desempenho eficaz e a satisfação dos servidores, além de atender às expectativas de cada colaborador.

2348082 A

– A gestão estratégica de pessoas é um tema que vem assumindo destaque na administração pública. . De acordo com Schikmann, os principais instrumentos de gestão estratégica de pessoas no setor público são: a) o planejamento de recursos humanos. b) a gestão por competências. c) a capacitação continuada com base em competências. d) a avaliação de desempenho fundada em competências TENDÊNCIAS GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO Pode-se dizer que as tendências da gestão de pessoas no setor público são as seguintes: . Fortalecimento da avaliação de desempenho. . Criação de incentivos para aumentar o desempenho dos servidores (Avalições de desempenho associadas a gratificações). . Correção de distorções salariais (através da Redução dos “salários iniciais”, com o objetivo de aumentar a “amplitude salarial”, no intuito de aumentar a “importância” das carreiras). Instituição de programas de capacitação continuada, com o objetivo de desenvolver, nos servidores, as competências necessárias ao desempenho de suas funções. . Participação dos servidores nos processos decisórios organizacionais. . Estabelecimento de atribuições amplas para os cargos e carreiras. . Flexibilidade às carreiras, possibilitando que o servidor possa atuar em diferentes órgãos. . Transferência de “atividades-meio” (como limpeza e segurança) para o setor privado, através de terceirizações. . Planejamento para a realização periódica/regular de concursos públicos, com avaliação periódica da necessidade de quadros. . Redução dos “cadastros reservas” em concursos públicos. avaliações do perfil comportamental dos aprovados em concursos, para que eles sejam melhor alocados em setores mais compatíveis com seus perfis.

Questão: 1150195

     Ano: 2020

Banca: IDIB

Órgão: Prefeitura de Goiana - PE

Prova:    IDIB - 2020 - Prefeitura de Goiana - PE - Agente de Fiscalização de Trânsito e Transportes |

O Microsoft Excel é o editor de planilhas eletrônicas presente no pacote de aplicativos Microsoft Office. Ele permite ao usuário criar fórmulas matemáticas complexas e é capaz de realizar cálculos. Além disso, o Excel possui um grande conjunto de funções matemáticas que podem ser utilizadas na construção de fórmulas. Considere uma planilha com as células A1, A2, A3 e A4 preenchidas com os valores 2, 2, 6 e 6, respectivamente. Assinale a alternativa que indica corretamente o valor calculado na célula A5 considerando que esta está preenchida com a seguinte expressão matemática: =(MÁXIMO(A1 :A3)+2)/MÉDIA(A2;A4).

1150195 D

– A função “Máximo” retornará o maior valor dentro de um intervalo de células imposto pelo usuário, já a função “MÉDIA” calculará a média aritmética do intervalo de células. – A ordem de execução dos operadores matemáticos é a seguinte: 1º – Calculam-se os termos em parênteses. 2º – Calculam-se os expoentes. 3º – Calculam-se as multiplicações e divisões. 4º – Calculam-se as somas e subtrações. A expressão “=(MÁXIMO(A1 :A3)+2)/MÉDIA(A2;A4)”, seguindo a ordem de execução dos operadores matemáticos, buscará primeiramente o maior valor dentro do intervalo de células de A1 a A3 e somará o resultado com 2, em seguida, calculará a média aritmética da célula A2 e A4: “=(MÁXIMO(A1 :A3)+2)/MÉDIA(A2;A4)” = “=(6+2)/MÉDIA(A2;A4)” = “=8/4” Como não há expoentes e multiplicações, basta realizar a divisão para chegar ao resultado da expressão: “=8/4” = “=2”