Questão: 1824861

     Ano: 2021

Banca: CESGRANRIO

Órgão: Banco do Brasil

Prova:    CESGRANRIO - 2021 - Banco do Brasil - Agente de Tecnologia |

Nos últimos anos, o Banco Central do Brasil (BCB), visando a aprimorar a transparência e a segurança na interrelação entre as instituições financeiras e os clientes, tem procurado introduzir novos sistemas de informação por meio de tecnologias digitais. Um desses sistemas, administrados pelo BCB, permite aos cidadãos terem acesso pela internet, de forma rápida e segura, a Relatórios contendo informações sobre seus relacionamentos com as instituições financeiras, suas operações de crédito e operações de câmbio. Trata-se do sistema denominado

1824861 C

Questão: 1824862

     Ano: 2021

Banca: CESGRANRIO

Órgão: Banco do Brasil

Prova:    CESGRANRIO - 2021 - Banco do Brasil - Agente de Tecnologia |

Um dos objetivos almejados pelo Banco Central do Brasil, ao criar o Pix, é

1824862 D

Questão: 1824864

     Ano: 2021

Banca: CESGRANRIO

Órgão: Banco do Brasil

Prova:    CESGRANRIO - 2021 - Banco do Brasil - Agente de Tecnologia |

O texto seguinte trata de uma das funções da moeda. As economias – as “economias reais” – são sistemas de escambo vastos. O problema é que a história mostra que, sem o dinheiro, esses sistemas não acontecem. Até mesmo quando as economias “revertem para o escambo”, como parece ter ocorrido na Europa na Idade Média, elas não abandonam de fato o uso do dinheiro. Elas apenas deixam de usar o dinheiro vivo. Na Idade Média, por exemplo, todos continuaram calculando o valor de ferramentas e gado na antiga moeda romana, mesmo que ela já não circulasse mais. Graeber, D. Dívida : os Primeiros 5.000 Anos. São Paulo: Três Estrelas, 2016. No trecho citado, o autor destaca que, na Idade Média, a antiga moeda romana continuou exercendo a função de

1824864 D

Questão: 1824865

     Ano: 2021

Banca: CESGRANRIO

Órgão: Banco do Brasil

Prova:    CESGRANRIO - 2021 - Banco do Brasil - Agente de Tecnologia |

Uma central de assistência técnica de celulares trabalha com três modelos de um mesmo fabricante. Para melhor organizar seu sistema, foi medido o tempo de serviço para o conserto de cada aparelho, desde a chegada do pedido de manutenção até a entrega do aparelho consertado, e cada um desses prazos foi classificado como Curto, Médio ou Longo. A Tabela abaixo mostra a distribuição dos tempos de serviço para cada um dos três modelos aos quais a empresa prestou assistência em 2020. Considerando-se que, ao longo do ano de 2020, essa empresa reparou 1.000 unidades do modelo A, 600 unidades do modelo B e 400 unidades do modelo C, qual foi a porcentagem destes atendimentos, nesse período, que tiveram tempo de serviço Curto ou Médio?

1824865 B

Questão: 1824866

     Ano: 2021

Banca: CESGRANRIO

Órgão: Banco do Brasil

Prova:    CESGRANRIO - 2021 - Banco do Brasil - Agente de Tecnologia |

Um certo sistema anti-incêndio funciona com 3 sensores acoplados de temperatura, de maneira a minimizar as chances de mau funcionamento. O alarme desse sistema soa sempre que grandes variações de temperatura são detectadas por, pelo menos, 2 desses 3 sensores. Considerando-se que a probabilidade de um sensor não reagir corretamente a uma grande variação de temperatura é 1/5, qual a probabilidade de esse sistema não disparar o alarme em uma situação de grande variação de temperatura?

1824866 D