Questão: 872348

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: STM

Prova:    CESPE - 2018 - STM - Técnico Judiciário - Área Administrativa

Julgue o item a seguir, referente à gestão de pessoas no setor público e aos múltiplos aspectos a ela relacionados. Embora inovador e flexível, o ensino a distância não tem sido usado para a contínua formação de servidores públicos, uma vez que toda comunicação oficial se norteia pelo princípio da formalidade.

872348 B

O ensino a distância tem sido amplamente utilizado para a capacitação contínua de servidores públicos em vários países, incluindo o Brasil. Essa modalidade educacional oferece flexibilidade e oportunidades de aprendizado que podem ser ajustadas às necessidades dos servidores, permitindo o acesso a conteúdos atualizados e especializados sem exigir deslocamento.

Embora a comunicação oficial no setor público tenda a ser formal, isso não impede a adoção de métodos de aprendizado inovadores e flexíveis, como o ensino a distância. Na verdade, muitos órgãos públicos têm investido em plataformas de educação online e cursos virtuais para promover o desenvolvimento profissional de seus servidores, permitindo a atualização de conhecimentos e habilidades sem comprometer a formalidade nas comunicações institucionais.

Assim, o uso do ensino a distância na capacitação de servidores públicos não é limitado pela formalidade exigida nas comunicações oficiais, e essa modalidade tem se mostrado eficaz na promoção do aprendizado contínuo e no desenvolvimento de competências no setor público.

Questão: 855228

     Ano: 2017

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRE-TO

Prova:    CESPE - 2017 - TRE-TO - Técnico Judiciário - Área Administrativa

A respeito das tendências relativas ao futuro da gestão de pessoas nas organizações, assinale a opção correta.

855228 D

Esta questão, seguindo a tendência da banca CESPE/CEBRASPE, apresenta um elevado nível de interdisciplinaridade, incorporando conceitos de Atualidades que se interligam com a Administração e a Gestão de Pessoas.

Para abordar os itens, é necessário entender o contexto atual. Chiavenato (2003), em seu livro “Introdução à Teoria Geral da Administração”, afirma que “A Era Industrial predominou durante a maior parte do século XX e foi sucedida pela Era da Informação”. Essa transição ocorreu principalmente devido à globalização, ao avanço da Internet e às inovações tecnológicas. O valor do conhecimento aumentou, uma vez que as mudanças ocorrem a uma velocidade muito maior, e aqueles que possuem conhecimento se destacam. Chiavenato também menciona em seu livro “Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações” que “O capital financeiro deixou de ser o recurso mais relevante, dando espaço ao capital intelectual”.

Com isso, conseguimos compreender a razão pela qual o setor de serviços se destaca como o mais crescente, tanto no Brasil quanto no mundo. A evolução tecnológica nos setores agrícola e industrial tem levado a uma migração da força de trabalho para o setor terciário. Ademais, a diversidade de negócios presentes nesse setor, a necessidade de investimentos iniciais relativamente baixos e, principalmente, o grande mercado consumidor, fazem com que esse setor continue em expansão.

De acordo com Chiavenato (2014), em seu livro “Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações”, “Na era da informação, os empregos passaram a migrar do setor industrial para o setor de serviços, com o trabalho manual sendo substituído pelo trabalho intelectual, indicando um caminho para uma era pós-industrial baseada no conhecimento e no setor terciário”.

Portanto, com a mudança de foco do setor industrial para o setor de serviços e a crescente valorização do conhecimento e da aprendizagem, a alternativa correta é a letra D, que aponta para um aumento nos investimentos em capacitação e desenvolvimento de conhecimentos.

Questão: 847120

     Ano: 2017

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRT - 7ª Região (CE)

Prova:    CESPE - 2017 - TRT - 7ª Região (CE) - Técnico Judiciário - Área Administrativa

A gestão de pessoas no setor público tem passado por mudanças para atender aos novos requisitos impostos pelas transformações organizacionais e de ambiente próprias da era da informação. Nesse contexto, observa-se uma nova tendência, que considera as pessoas

847120 D

A nova tendência mencionada no enunciado está inserida na chamada Era da Informação, onde a gestão de pessoas se define por um alinhamento entre os objetivos dos indivíduos e os da organização. Nesse contexto, os colaboradores são reconhecidos como possuidores de capital intelectual, e sua consideração como parceiros da organização gera uma vantagem competitiva.

Questão: 792500

     Ano: 2017

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRE-PE

Prova:    CESPE - 2017 - TRE-PE - Técnico  Judiciário – Área Administrativa

As tendências de gestão de pessoas no setor público incluem

792500 A

A gestão de pessoas no setor público está se alinhando à trajetória da administração pública, priorizando tanto resultados quantitativos quanto qualitativos na oferta de serviços públicos. Há uma clara tendência em fortalecer a avaliação de desempenho por meio da criação de incentivos que melhorem o rendimento dos servidores e ajudem a corrigir desigualdades salariais.

Questão: 711862

     Ano: 2016

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: FUNPRESP-JUD

Prova:    CESPE - 2016 - FUNPRESP-JUD - Assistente - Secretariado Executivo |

Acerca do comportamento organizacional e da gestão de pessoas, julgue o item seguinte. Um dos principais objetivos da gestão de pessoas é realizar uma seleção eficaz, que busque adequar as características individuais do trabalhador aos requisitos do cargo a ser ocupado.

711862 A

A GESTÃO DE PESSOAS É O DRAMMA: Desenvolver pessoas:envolve treinamento, promoção de mudanças e comunicação eficaz.

Recompensar pessoas: refere-se à remuneração, benefícios e serviços oferecidos.

Agregar pessoas: abrange os processos de recrutamento e seleção.

Manter pessoas: diz respeito à disciplina, higiene, segurança, qualidade de vida e relações com sindicatos.

Monitorar pessoas: consiste em gerenciar bancos de dados e sistemas de informação.

Aplicar pessoas: envolve o desenho de cargos e a avaliação de desempenho.