Questão: 2354970

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CNPQ

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CNPQ - Analista em Ciência e Tecnologia Pleno I - Especialidade: Gestão e Governança de Tecnologia da Informação |

Julgue o item a seguir, relativos ao Programa de Governo Eletrônico e sua evolução junto à transformação digital. Um dos princípios da Estratégia de Governo Digital é a consolidação de um governo integrado, que visa ampliar a oferta de serviços digitais e retirar do cidadão o ônus do deslocamento e da apresentação de documentos, por meio da integração de dados e serviços da União, dos estados e do Distrito Federal.

2354970 A

A Estratégia de Governo Digital, mencionada na questão, é um plano estratégico que orienta as ações do Estado, visando utilizar a tecnologia para aprimorar a oferta de serviços ao cidadão e às empresas, além de promover a eficiência operacional. Um dos princípios dessa estratégia é a criação de um governo integrado, o que envolve a consolidação de sistemas e a integração de dados entre diferentes níveis de governo: União, estados e o Distrito Federal.

O principal objetivo dessa integração é possibilitar que os cidadãos acessem os serviços públicos de maneira simplificada e desburocratizada, sem precisar realizar deslocamentos desnecessários ou apresentar repetidamente documentos. Ou seja, o cidadão fornece seus dados uma única vez, e essas informações ficam disponíveis para os diversos serviços e órgãos governamentais, sempre respeitando as normas de segurança e privacidade. Esse modelo aumenta a eficiência do governo e facilita a vida do cidadão, que não precisa mais enfrentar processos complexos e demorados para acessar os serviços que necessita.

Questão: 2354969

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CNPQ

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CNPQ - Analista em Ciência e Tecnologia Pleno I - Especialidade: Gestão e Governança de Tecnologia da Informação |

Julgue o item a seguir, relativos ao Programa de Governo Eletrônico e sua evolução junto à transformação digital. O Programa de Governo Eletrônico iniciou-se no ano 2000; no entanto, somente em 2016 ocorreu a implantação de um novo paradigma de gestão pública e de relacionamento entre o Estado brasileiro e a sociedade, por meio da publicação da Estratégia de Governança Digital (EGD).

2354969 A

O Programa de Governo Eletrônico foi concebido com o propósito de integrar a Tecnologia da Informação às práticas de gestão pública, buscando elevar a eficiência, ampliar o acesso aos serviços e fortalecer a transparência. Esse programa teve seu início no Brasil em 2000, demonstrando o compromisso governamental com a modernização da administração pública e a facilitação da interação entre governo e cidadãos.

Em 2016, ocorreu um avanço significativo com a publicação da Estratégia de Governança Digital (EGD). Esse documento estabeleceu diretrizes voltadas para tornar a gestão pública mais ágil e integrada, colocando o cidadão no centro das iniciativas e promovendo o uso estratégico das tecnologias da informação e comunicação. Dessa forma, consolidou-se um novo modelo de gestão pública, com o objetivo de aperfeiçoar a oferta de serviços digitais, assegurando maior eficácia, eficiência e transparência.

Compreender essa evolução é essencial para entender a transformação digital no setor governamental, pois evidencia um compromisso contínuo com a melhoria da qualidade dos serviços disponibilizados à sociedade. Dessa maneira, a alternativa mencionada está correta ao afirmar que o Programa de Governo Eletrônico teve início no ano 2000 e que a implementação de um novo paradigma ocorreu em 2016, com a publicação da EGD.

Para responder adequadamente a essa questão, é necessário compreender os conceitos de Governança Digital e Governo Eletrônico, além de conhecer a cronologia dos marcos que definiram a implementação desses modelos no Brasil. O tema aborda aspectos fundamentais da evolução da gestão pública digital, os quais estão diretamente alinhados aos princípios de transparência, eficiência e participação cidadã no governo.

Questão: 2353776

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CNPQ

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CNPQ - Analista em Ciência e Tecnologia Pleno I - Especialidade: Administração de Pessoal |

Julgue o próximo item, a respeito de gestão por processos. O mapeamento de processo de negócio abrange a identificação dos decisores e demais atores envolvidos, a definição das atividades e os prazos estabelecidos.

2353776 A

Mapeamento de processos é uma técnica usada para mapear visualmente os fluxos de trabalho e os processos. Ela envolve a criação de um mapa de processo, também chamado de fluxograma, fluxograma de processo ou diagrama do fluxo de trabalho.

Questão: 2353775

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CNPQ

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CNPQ - Analista em Ciência e Tecnologia Pleno I - Especialidade: Administração de Pessoal |

Julgue o próximo item, a respeito de gestão por processos. O processo de aquisição de material de escritório é um exemplo de processo primário na organização que adota a gestão por processos.

2353775 B

Processos primários/finalísticos: são os processos que produzem o produto/serviço a ser consumido pelos clientes.

Processos de apoio/de suporte/organizacionais/administrativos: são os processos que dão suporte aos demais processos da organização.

Processos gerenciais: são os processos associados às ações de tomada de decisão (gerenciais) que dão apoio aos processos de negócio.

A aquisição de material de escritório, por exemplo, é uma ação que dá suporte aos demais processos da organização.

Questão: 2353773

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CNPQ

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CNPQ - Analista em Ciência e Tecnologia Pleno I - Especialidade: Administração de Pessoal |

Julgue o próximo item, a respeito de gestão por processos. Na gestão por processos, o estabelecimento de metas atreladas aos processos de negócio tende a robustecer a comunicação e a transparência nas unidades organizacionais e propiciar um clima de colaboração mútua.

2353773 A

Gestão Funcional —> metas exclusivas de áreas geram desconfiança e competição entre as áreas.

Gestão por Processos —> comunicação e transparência no trabalho, gerando clima de colaboração mútua.