Questão: 2100633

     Ano: 2019

Banca: Prefeitura de Fortaleza - CE

Órgão: Prefeitura de Fortaleza - CE

Prova:    Prefeitura de Fortaleza - CE - 2019 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Gestor de Centro de Atenção Psicossocial |

Dentre os conceitos relacionados às novas tecnologias gerencias, temos: qualidade total, reengenharia, benchmarking , downsizing , empowerment , dentre outros. Das opções abaixo, o que define empowerment?

2100633 C

Benchmarking: Processo sistemático e contínuo de comparação das práticas de uma organização com aquelas das líderes mundiais, visando identificar e implementar melhorias.

Downsizing: Redução ou eliminação de partes obsoletas ou desnecessárias em uma organização, com o objetivo de tornar os processos mais ágeis e eficientes, diminuindo os impactos negativos na tomada de decisão.

Reengenharia: Conjunto de ações planejadas para revisar e redesenhar processos organizacionais com o objetivo de melhorar significativamente a produtividade e a eficiência.

Empowerment: Decentralização de poderes na administração, promovendo maior participação dos trabalhadores nas decisões e ações da organização.

Qualidade Total: Foco em atender plenamente as necessidades e expectativas dos clientes/usuários, promovendo melhorias contínuas em todos os processos organizacionais. O Planejamento Estratégico Situacional é feito por um ator social/agente, adaptando-se às circunstâncias para tomar decisões mais eficazes.

Questão: 2066740

     Ano: 2023

Banca: FGV

Órgão: CGE-SC

Prova:    FGV - 2023 - CGE-SC - Auditor do Estado Administração - Tarde (Conhecimentos Específicos) |

O Brasil procurou desenvolver, desde 2000, uma política de Governo Eletrônico. No início, essa política voltava-se à noção de governo aberto e à garantia de transparência de informações de governo em portais eletrônicos. Ao longo do caminho, com a revolução digital, o escopo ampliou-se para a noção de Governo Digital por meio da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital). Esse movimento acompanhou o movimento internacional de ampliação do conceito. Assim, atualmente, a noção de Governo Eletrônico se expande, abandonando a obrigatoriedade de apenas

2066740 B

Desde o ano 2000, o governo brasileiro tem adotado tecnologias da informação e comunicação para ampliar o acesso dos cidadãos aos dados públicos. Essa iniciativa está alinhada com os princípios da publicidade e eficiência da Administração Pública.

Contudo, esse processo evoluiu para ir além da transparência e da prestação de contas, tornando-se também um meio de oferecer serviços diretamente à população. Com a implementação da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital 2022-2026 (E-Digital), novos desafios surgem para que o Brasil avance ainda mais, superando conquistas já consolidadas, como a Carteira Digital Nacional e o modelo de qualidade para serviços públicos.

Diante disso, a simples disponibilização de informações em sites governamentais já não é suficiente para atender às necessidades do atual estágio da transformação digital no país.

Questão: 2051175

     Ano: 2022

Banca: UPENET/IAUPE

Órgão: SEFAZ-PE

Prova:    UPENET/IAUPE - 2022 - SEFAZ-PE - Analista de Apoio Administrativo |

A Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022, no âmbito Administração Pública Federal, estabelece que

2051175 A

A questão trata da Estratégia de Governo Digital aplicada à Administração Pública Federal no período de 2020 a 2022. Esse tema é relevante para concursos públicos, pois envolve diretrizes e medidas voltadas à modernização e digitalização dos serviços públicos, com o objetivo de aprimorar a eficiência e a transparência.

A Estratégia de Governo Digital define um conjunto de metas e iniciativas que devem ser seguidas pelos órgãos e entidades federais. Entre seus principais aspectos, destacam-se a digitalização dos serviços públicos, a unificação dos canais digitais, a interoperabilidade entre sistemas e a garantia da segurança e privacidade dos dados.

A alternativa correta é a A, pois menciona de maneira precisa os elementos essenciais do Plano de Transformação Digital. Esse plano desempenha um papel fundamental para assegurar que os serviços públicos sejam mais acessíveis, eficientes e seguros para os cidadãos.

Questão: 2040709

     Ano: 2023

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SEPLAN-RR

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2023 - SEPLAN-RR - Analista de Planejamento e Orçamento - Especialidade: Tecnologia da Informação |

No que se refere a governo eletrônico, cujo objetivo é prover informações e serviços para as pessoas, julgue o item a seguir. As finalidades do eGOV incluem garantir a confidencialidade das ações governamentais.

2040709 B

O Governo Eletrônico é estruturado com base em alguns princípios fundamentais:

Utiliza tecnologias de informação e comunicação como instrumentos de gestão, promovendo e-governança, transparência, accountability (responsabilização) e controle social, contribuindo para o combate à corrupção.

As iniciativas de governo eletrônico têm como principal finalidade assegurar transparência nas ações governamentais e permitir que a sociedade exerça controle social sobre as decisões e práticas públicas.

Questão: 1984652

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRT - 8ª Região (PA e AP)

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Analista Judiciário - Arquitetura |

No contexto da gestão pública, a competência interpessoal

1984652 B

Competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente nas relações com outras pessoas, de forma adequada às necessidades e às exigências de cada situação. Dessas competências, desenvolvem-se relações estratégicas e responsabilidade na utilização de redes de relacionamentos, o que pode maximizar resultados, agregar valor e identificar oportunidades para a organização. Essa competência interpessoal baseia-se tanto na percepção situacional, quanto nas habilidades comportamentais e de relacionamentos interpessoais.