Questão: 3022288

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A respeito do gerenciamento de projetos e da abordagem por processos, julgue o item que se segue. A gestão de processos de negócio não envolve a automação de processos, pois esta limitaria a flexibilidade e a adaptabilidade das operações.

3022288 B

A afirmação de que a gestão de processos de negócios (BPM, em inglês) não envolve a automação de processos está equivocada.

A BPM busca aumentar a eficiência, a eficácia e a flexibilidade das operações organizacionais, e a automação é uma ferramenta importante para alcançar esses objetivos. Ao automatizar processos repetitivos ou padronizados, a organização permite que os funcionários dediquem seu tempo a atividades com maior valor agregado, como decisões estratégicas e inovação.

A BPM, de fato, inclui a automação, mas esta deve ser implementada de maneira estratégica para assegurar que a flexibilidade e a capacidade de adaptação continuem a ser mantidas.

Questão: 3020873

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No que se refere a recrutamento e seleção de colaboradores nas organizações, julgue o item que se segue. O recrutamento externo tende a ser menos dispendioso e mais eficiente que o recrutamento interno, uma vez que elimina os custos associados à formação e ao desenvolvimento dos colaboradores internos, além de minimizar o impacto potencial sobre o moral dos demais colaboradores.

3020873 B

O Recrutamento Interno é um método que consiste em preencher uma vaga utilizando os colaboradores que já fazem parte da empresa. Esse processo apresenta várias vantagens:

– É geralmente mais ágil, pois os candidatos já estão integrados à organização e têm familiaridade com os processos e a cultura da empresa.
– Envolve menos custos em comparação ao recrutamento externo, uma vez que não requer despesas com anúncios, agências de recrutamento ou longos processos seletivos.
– Contribui para a motivação dos funcionários ao criar oportunidades de crescimento profissional dentro da organização.

Por outro lado, o Recrutamento Externo busca candidatos fora da empresa. Esse processo:

– Costuma levar mais tempo, pois exige a divulgação da vaga, o recebimento de currículos e múltiplas etapas de seleção (como entrevistas, testes e dinâmicas), além do tempo necessário para que o novo funcionário se adapte à organização.
– É geralmente mais caro, devido aos custos de divulgação, o tempo dos recrutadores e, em alguns casos, à necessidade de um treinamento mais detalhado para o novo colaborador.

Questão: 3020802

     Ano: 2024

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Órgão: 

Prova:    

Em relação às funções da administração, a estrutura e comportamento organizacional e gerenciamento de conflitos, julgue o próximo item. À medida que uma estratégia é formulada, ela deve assentar-se em uma estrutura organizacional adequada e receber apoio de uma cultura organizacional.

3020802 A

Para que uma estratégia seja bem-sucedida, é fundamental que ela esteja em harmonia com a estrutura organizacional da empresa, o que significa considerar como os recursos e as responsabilidades estão distribuídos. Da mesma forma, a cultura organizacional — composta pelos valores, crenças e comportamentos que são aceitos e praticados na empresa — precisa estar alinhada com essa estratégia. Sem uma estrutura apropriada e uma cultura que favoreça a implementação da estratégia, as chances de a execução não alcançar os resultados desejados aumentam significativamente.

Questão: 3020410

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca das características da administração pública, julgue o item que se segue. Produtividade é um indicador de desempenho organizacional que expressa a relação entre os recursos empregados no processo produtivo e a efetiva produção.

3020410 A

De fato, a produtividade no setor público está ligada à eficácia na entrega de resultados, à qualidade e à quantidade dos serviços prestados, além do controle e gerenciamento do tempo.

Questão: 3007245

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Nas relações entre indivíduo e organização,

3007245 D

Uma cultura organizacional transparente envolve valores e práticas explícitos e acessíveis, onde a comunicação é direta e disponível para todos os níveis da empresa. Essa transparência promove confiança, que é fundamental para o engajamento dos colaboradores. Quando os funcionários se sentem bem informados e reconhecidos, é mais provável que estejam comprometidos e motivados com suas atividades.