Questão: 2536595

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é conhecida por:

2536595 E

Alternativa E: A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é reconhecida por sua promoção do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) no Brasil. Sua missão é disseminar práticas de gestão que favoreçam a excelência organizacional, atuando em diversos setores, incluindo o setor público. O MEG serve como um referencial teórico e prático que auxilia as organizações a atingirem altos padrões de desempenho e qualidade.

Alternativa A: Coordenar programas de redução de impostos não é uma atribuição da FNQ. Essas atividades são mais associadas a órgãos fazendários, como a Receita Federal, que se ocupam diretamente da política tributária e da administração fiscal.

Alternativa B: Desenvolver políticas de austeridade fiscal na esfera pública também não está relacionado à FNQ. Tais políticas costumam ser elaboradas por órgãos governamentais, como o Ministério da Economia, que cria estratégias para o controle de gastos e o equilíbrio fiscal.

Alternativa C: Fomentar a centralização das decisões públicas contraria os princípios de qualidade e excelência promovidos pela FNQ. A centralização pode prejudicar a eficiência e a flexibilidade, que são essenciais para uma gestão de qualidade.

Alternativa D: Regular o mercado financeiro é uma função atribuída a entidades como o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que têm a responsabilidade de supervisionar e regulamentar o sistema financeiro.

Assim, a questão destaca a importância de compreender as atribuições específicas de diferentes organizações e sua contribuição para a administração pública e a qualidade no setor público. A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) se sobressai ao promover o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), ajudando a elevar os padrões de gestão e eficiência organizacional no Brasil.

Questão: 2536591

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) tem como um de seus fundamentos:

2536591 C

Vamos entender por que a alternativa correta é Errado.

Diferenças entre PMBOK e COBIT
Primeiramente, é importante destacar que o PMBOK (Project Management Body of Knowledge) e o COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies) são dois frameworks que tratam de áreas distintas na gestão de projetos e na governança de TI, respectivamente.

Planejamento das Comunicações (PMBOK)
No PMBOK, o processo de Planejamento das Comunicações tem como objetivo principal definir as necessidades de comunicação dos stakeholders e determinar como essas comunicações serão geridas e monitoradas ao longo do projeto. Ele envolve a criação de um plano de comunicações que:

Delineia as informações que serão compartilhadas.
Identifica os destinatários das comunicações.
Define as responsabilidades de comunicação.
Especifica os métodos de entrega e o cronograma para a disseminação das informações.
PO2 – Definir Arquitetura da Informação (COBIT)
Por outro lado, no COBIT, o processo PO2 – Definir Arquitetura da Informação é voltado para delinear a arquitetura de informação da organização. Esse processo envolve:

Definição de um framework para a governança de TI.
Garantia da integridade e segurança das informações.
Alinhamento dos recursos tecnológicos com as necessidades de negócios.
Esse processo é fundamental para assegurar que a informação seja uma base sólida para as operações corporativas e que esteja disponível e protegida adequadamente.

Conclusão
Os objetivos dos processos mencionados são bastante distintos:

Planejamento das Comunicações (PMBOK): Focado em como a informação será comunicada entre os stakeholders do projeto.
PO2 – Definir Arquitetura da Informação (COBIT): Voltado para a estruturação e governança das informações dentro da organização.
Portanto, ao afirmar que os processos Planejamento das Comunicações do PMBOK e PO2 – Definir Arquitetura da Informação do COBIT possuem os mesmos objetivos, a alternativa está Errada, pois eles têm propósitos e enfoques diferentes dentro de seus respectivos frameworks.

Questão: 2531982

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o item seguinte, referentes a liderança, cultura organizacional, convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada e excelência nos serviços públicos. É correto afirmar que a gestão pública objetiva a geração de valor para a sociedade e a garantia do desenvolvimento sustentável, ao passo que a gestão privada visa obter lucros financeiros e manter a sustentabilidade dos negócios.

2531982 A

GESTÃO PÚBLICA ➔ sustentabilidade voltada para o desenvolvimento da sociedade.

GESTÃO PRIVADA➔ sustentabilidade voltada para agregar valor; lucro ao negócio, garantir sustentabilidade em prol de motivar colaboradores, melhorar a imagem e reputação.

Questão: 2531981

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o item seguinte, referentes a liderança, cultura organizacional, convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada e excelência nos serviços públicos. A busca da excelência nos serviços públicos visa atender às necessidades dos cidadãos como beneficiários dos serviços prestados, independentemente da consistência dos resultados e do valor percebido pelas partes interessadas.

2531981 B

Um dos objetivos que o setor público deve buscar é a sustentabilidade dos resultados, que representa não apenas o atendimento das necessidades dos cidadãos a curto prazo, mas também deve buscar a consistência no longo prazo.

Portanto os resultados devem ser consistentes no tempo e não apenas atender as metas de curto prazo.

Questão: 2531979

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca de aspectos relacionados a desburocratização, eficiência e efetividade organizacional, gestão de resultados e solução de conflitos, julgue o próximo item. Medidas como a digitalização de serviços públicos tornam mais eficientes as práticas administrativas, promove a redução de gastos e favorece a desburocratização.

2531979 A

Os 5Es da Administração são:

Eficiência: fazer mais com menos – Recursos;
Eficácia: alcançar metas – Resultados OU objetivos;
Efetividade: mudança de cenário – Impacto;
Economicidade: fazer mais, com menos recursos, e mantendo a qualidade > Qualidade.
Excelência: O melhor que se pode fazer. O padrão mais elevado de desempenho em qualquer campo de atuação