Questão: 1637043

     Ano: 2009

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A respeito da excelência nos serviços públicos, assinale a opção correta.

1637043 E

A alternativa E está correta pois descreve de maneira precisa o funcionamento do sistema de avaliação e melhoria da gestão pública. O GESPÚBLICA, de fato, busca implementar um ciclo contínuo de melhoria, começando com a adesão formal das organizações. Esse processo envolve a autoavaliação, aplicação de instrumentos de gestão, capacitação e reconhecimento das melhores práticas. A adesão ao programa é o primeiro passo para a implementação de uma cultura de excelência no serviço público.

Questão: 1626327

     Ano: 2014

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o item seguinte, acerca de planejamento e gestão nos setores público e privado. Uma das dificuldades para o gestor privado é a existência, na organização, de maior quantidade de normas de conduta a que se deve submeter, quando comparado com a organização pública, que possui o poder de império.

1626327 B

• A ação governamental é difícil, complexa e gigante, e tem menos autonomia; a da iniciativa privada é menor, mais flexível e autônoma, mas, em compensação, vive em um ambiente hostil, de alta concorrência e competividade.

OBSERVAÇÃO: O gestor privado pode fazer tudo o que a lei não proíbe; o gestor público só pode fazer o que a lei permite.

Questão: 1680194

     Ano: 2021

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca da gestão do Estado, julgue o item a seguir. A gestão do Estado moderno prevê foco no cidadão, o que significa oferecer transparência e sistemas personalizados.

1680194 A

Para adotar o Modelo Gerencial, o Estado precisa reorganizar suas estruturas administrativas, focando na qualidade e na eficiência dos serviços públicos. Esse modelo gerencial evolui em três fases: o Gerencialismo puro (Managerialism), o Consumidorismo (Consumerism) e a Orientação para o Serviço Público (Public Service Orientation – PSO). Observa-se que o Estado moderno busca atender às necessidades dos cidadãos, incentivando a participação da sociedade na formulação de políticas públicas e nos processos de decisão. Ademais, as práticas gerenciais modernas promovem um controle social mais efetivo, por meio da transparência nas ações do governo e da accountability, tanto vertical quanto societal.

Questão: 1676192

     Ano: 2021

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca de governo eletrônico, transparência da administração pública, accountability , gestão por resultados e gestão de redes organizacionais, julgue o item seguinte. Os serviços relacionados ao imposto de renda de pessoa física e ao Portal Empresa Simples estão entre as iniciativas de governo eletrônico mais relevantes e inovadoras dos últimos anos, segundo os seus gestores estratégicos.

1676192 A

De acordo com um artigo escrito pelo SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) pela Analista de Desenvolvimento de Sistemas Valéria Esther Nigri Musafir, publicado em 5 de julho de 2018, no segmento intitulado “Iniciativas Top do Governo Eletrônico Brasileiro”, “As iniciativas de governo eletrônico mais relevantes e inovadoras dos últimos anos, segundo os gestores estratégicos entrevistados, seus desafios e melhores práticas são: Top e-Serviços G2C (Governo-para-Cidadão)

1) IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física.
2) SPED/eSocial – Sistema Público de Escrituração Digital/eSocial.
3) ENEM/SISU/FIES – Serviços relacionados à Educação Superior.

Top e-Serviços G2B (Governo-para-Empresas)

1) Portal Empresa Simples.
2) Portal Único do Comércio Exterior.

Top G2G (Governo-para-Governo) – Sistemas Estruturantes e Processos (e-Administração)

1) SICONFI – Sistemas de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público.
2) SIGEPE – Sistema de Gestão de Pessoas do governo federal.
3) SINESP – Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública.
4) PEN/SEI – Processo Eletrônico Nacional/Sistema Eletrônico de Informações.” Assim, a assertiva está correta.

Questão: 1676165

     Ano: 2021

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Considerando a evolução da administração, julgue o item a seguir. Visão de contingência se refere à premissa de que a capacidade de resolução de problemas organizacionais está relacionada à habilidade do gestor em identificar contingências-chave.

1676165 A

A afirmação está correta. A perspectiva de contingência na administração indica que não há uma única maneira de gerenciar ou solucionar problemas organizacionais. Ao contrário, a eficácia de uma abordagem depende das circunstâncias específicas de cada situação. Portanto, a habilidade do gestor em identificar e responder a contingências-chave é essencial para resolver problemas.