Questão: 1142541

     Ano: 2020

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca de gestão de projetos e solução de problemas, julgue o próximo item. A tomada de decisão faz parte do papel da liderança, por isso um líder deve trabalhar na busca da certeza e do consenso, para minimizar a tensão que é inerente ao processo decisório.

1142541 B

A tomada de decisão é, de fato, uma função essencial da liderança. Contudo, a maneira como esse processo é conduzido pode variar conforme o estilo de liderança e o contexto em que se encontra. Assim, o consenso nem sempre é garantido. Além disso, devido à racionalidade limitada dos seres humanos, as decisões são tomadas em um ambiente que é, por sua natureza, incerto. Não há garantias no processo decisório.

Na administração, os termos “certeza” e “consenso” não devem ser vistos como verdades absolutas.

Questão: 1142526

     Ano: 2020

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o item subsequente, no que se refere à evolução da administração pública no Brasil, ao modelo de gestão e excelência nos serviços públicos, bem como às convergências e divergências entre gestão pública e privada. A reforma gerencial ocorrida na administração pública a partir de 1995 possibilitou a seleção de servidores com alta qualidade profissional, favorecendo a busca pela eficiência do Estado.

1142526 A

Na realidade, os processos seletivos para o ingresso no serviço público são fruto do modelo burocrático. No entanto, o modelo gerencial trouxe uma demanda maior por qualificação dos servidores, incluindo cursos de aprimoramento e capacitação. De modo geral, a seleção deve ocorrer por meio de concursos públicos, seja por provas ou por provas e títulos, conforme a regra. Infelizmente, ainda há um número significativo de cargos comissionados em todos os níveis da administração pública e nas esferas de governo, o que gera um grande impacto financeiro para os cofres públicos.

Questão: 1140871

     Ano: 2020

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca da gestão de processos de negócios ou BPM, julgue o item subsecutivo. BPM representa uma forma de visualizar as operações de negócio que vai além das estruturas funcionais tradicionais, compreendendo todo o trabalho executado para entregar o serviço do processo, independentemente de quais áreas funcionais estejam envolvidas.

1140871 A

A partir do enunciado, percebe-se que a banca quer avaliar o conhecimento do candidato sobre o conceito de Gestão de Processos de Negócios, também conhecido como Business Process Management (BPM).

De acordo com o BPM CBOK®, o BPM consiste em um conjunto de práticas voltadas para a otimização de processos empresariais, com o objetivo de melhorar os resultados organizacionais e agregar valor aos clientes.

O BPM é uma disciplina de gestão de operações que apoia a escolha das melhores metodologias e ferramentas para a execução de processos. A entrega do processo gera valor para os clientes ou dá suporte a outros processos, podendo ser, portanto, interfuncional ou até mesmo interorganizacional.

Questão: 1119235

     Ano: 2020

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Em determinada organização, as ações de gerenciamento de desempenho de processos se restringem à definição de alguns indicadores, métricas e medidas de tempo, custo, capacidade e qualidade. O nível de maturidade em processos de uma organização permite determinar o que pode e o que não pode ser gerenciado em termos de seus processos de negócio, bem como a perspectiva e a profundidade do gerenciamento. Segundo o Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócios — Corpo Comum de Conhecimentos (BPM CBOK), a referida organização encontra-se no nível de maturidade

1119235 B

De acordo com o Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócios — Corpo Comum de Conhecimentos (BPM CBOK V3.0), as empresas apresentam cinco níveis de maturidade, são eles: 1 – inicial; 2 – gerenciado; 3 – padronizado; 4 – previsível; e 5 – otimizado. Ademais, segundo o mesmo Guia, cabe destacar que:

“No nível 1 – nada é esperado da organização, além de “fazer o trabalho e entregar o que o cliente quer”;

No nível 2 – alguns indicadores, métricas e medidas de tempo, custo, capacidade e qualidade são definidos;

No nível 3 – o processo passa a usar indicadores, métricas e medidas de desempenho de processos ponta a ponta, deixando de lado limites funcionais e conecta com o foco do cliente;

No nível 4 – indicadores, métricas e medidas de desempenho de processos, assim como o gerenciamento de desempenho de processos interfuncionais, são determinados a partir dos objetivos estratégicos da organização; e

No nível 5 – de alta maturidade, o gerenciamento de processos e medição de desempenho estão fundidos a um único elemento, em que a medição direciona o gerenciamento e as estratégias e os objetivos organizacionais são conectados ao foco do cliente”. FONTE: Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócios — Corpo Comum de Conhecimentos (Guide to the Business Process Management Body of Knowledge – BPM CBOK® V3.0), Association Of Business Process Management Professionals International (ABPMP), 1ª Edição, 2013.

Questão: 1119217

     Ano: 2020

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Com relação ao conceito de cultura organizacional, é correto afirmar que a organização informal caracteriza-se, entre outros fatores, por

1119217 A

Estrutura formal: Refere-se à “estrutura oficial” da organização, que é refletida no organograma e nos aspectos relacionados ao planejamento, como a “hierarquia de autoridade, objetivos e planos, departamentos e órgãos, além dos cargos de direção e gerência.”

Estrutura informal: Consiste nas interações (atitudes e comportamentos) “não oficiais” que ocorrem dentro das organizações. Esses relacionamentos não são representados nos gráficos (organograma), nem nos relatórios da empresa.