Questão: 852302

     Ano: 2015

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Nos últimos anos, a administração pública brasileira tem construído formas alternativas de compras públicas, baseadas em princípios como sustentabilidade e desenvolvimento econômico, entre outros. Sobre esses novos modelos de compras públicas, é correto afirmar que

852302 D

A alternativa correta é D.

A questão aborda um tema crucial da administração pública contemporânea: as novas formas de compras públicas. Essas novas abordagens são elaboradas para atender não apenas às necessidades econômicas, mas também para promover a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico.

Vamos analisar as alternativas para entender o motivo da escolha correta:

Alternativa A: A lógica das compras sustentáveis deve considerar não apenas os custos econômicos do produto, mas também os custos ambientais e sociais ao longo de todo o ciclo de vida do produto. Isso é verdade, mas não abrange a totalidade do que se discute nas novas formas de compras públicas.

Alternativa B: A lógica das compras públicas voltadas à aquisição de produtos e serviços de micro e pequenas empresas considera que o custo real de um produto para o Estado vai além do preço de compra, incluindo os impactos econômicos locais, como a geração de empregos e a promoção do desenvolvimento econômico. Essa alternativa é válida, mas não é a que mais se destaca em relação à proposta principal.

Alternativa C: As compras públicas não são apenas processos normativos em busca do menor preço; elas também consideram aspectos de sustentabilidade e inovação, indo além da mera competição de mercado. Essa é uma afirmação correta, mas não se concentra especificamente no objetivo da política de aquisição de produtos e serviços de micro e pequenas empresas.

Alternativa D: Esta é a alternativa correta. As políticas de aquisição de produtos e serviços de micro e pequenas empresas baseiam-se na lógica das compras como política pública. O objetivo é gerar emprego formal e estimular a atividade econômica, promovendo, assim, o desenvolvimento socioeconômico. Essa perspectiva enfatiza a importância da inclusão das micro e pequenas empresas nas compras públicas, refletindo uma abordagem mais ampla e socialmente responsável.

Alternativa E: A afirmação de que a licitação sustentável pode não aumentar necessariamente os gastos do Estado e do contribuinte é verdadeira. No entanto, a alternativa não se alinha ao foco específico da questão sobre as políticas de aquisição de micro e pequenas empresas.

Questão: 840486

     Ano: 2017

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Um dos principais modelos de excelência em gestão da qualidade na Administração pública é o preconizado pela Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, que apresenta diversos fundamentos e critérios, sendo que

840486 D

Princípios Básicos dos Fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão
Pensamento Sistêmico
Todos os colaboradores devem compreender que as atividades da organização estão interligadas, tanto internamente quanto em relação ao ambiente externo. Essa visão macro é crucial para o sucesso do negócio, garantindo que nenhuma área seja negligenciada nas operações diárias.

Aprendizado Organizacional e Inovação
Para se manter competitiva, a organização e seus colaboradores devem buscar continuamente novos patamares de competência por meio de um aprendizado constante. O lema é: aprender e inovar sempre.

Liderança Transformadora
A liderança deve ser ética, inspiradora e comprometida com a excelência. Os líderes precisam estar atentos a cenários e tendências que podem impactar a organização e mobilizar as pessoas em torno dos valores e objetivos comuns. O engajamento coletivo é essencial para o sucesso.

Compromisso com as Partes Interessadas
É fundamental entender as necessidades e demandas das partes interessadas, especialmente dos clientes. Isso envolve o estabelecimento de pactos que conectem essas necessidades às estratégias e processos, considerando tanto o curto quanto o longo prazo.

Adaptabilidade
A organização deve ter flexibilidade e capacidade de mudança rápida. A agilidade na implementação de melhorias e a adoção de métodos ágeis são essenciais para o sucesso em um ambiente dinâmico.

Desenvolvimento Sustentável
As organizações têm o compromisso de avaliar e responder aos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, contribuindo para a melhoria das condições de vida por meio de práticas éticas e transparentes.

Orientação por Processos
A ênfase está na gestão de processos, que devem ser otimizados para alcançar eficiência e eficácia. O uso de dados e informações é crucial para agregar valor às organizações e às partes interessadas.

Geração de Valor
Todos os esforços devem ser direcionados à obtenção de resultados econômicos, sociais e ambientais, além de resultados processuais que potencializem esses resultados, sempre atendendo às necessidades e expectativas dos clientes e demais partes interessadas.

Questão: 838019

     Ano: 2017

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Com relação ao ciclo de vida de projetos e de produtos, analise as afirmativas a seguir. I. Os ciclos de vida do projeto e do produto se superpõem, mas o do produto perdura enquanto este estiver sendo oferecido. II. O ciclo de vida do projeto e o ciclo de vida do seu produto são iguais, terminando quando o produto é entregue acabado. III. O ciclo de vida do produto e o ciclo de vida do projeto não mantém relação de causalidade e dependem dos stakeholders . Está correto o que se afirma em:

838019 A

Análise das Afirmativas
Afirmativa I:

“Os ciclos de vida do projeto e do produto se superpõem, mas o do produto perdura enquanto este estiver sendo oferecido.”
Correta. O ciclo de vida do projeto é geralmente mais curto e termina quando o projeto é concluído e o produto é entregue. Por outro lado, o ciclo de vida do produto pode durar muito mais, continuando enquanto o produto estiver sendo utilizado e oferecido no mercado. Durante essa fase, podem ocorrer atualizações e melhorias do produto, que podem ser geridas através de novos projetos.
Afirmativa II:

“O ciclo de vida do projeto e o ciclo de vida do seu produto são iguais, terminando quando o produto é entregue acabado.”
Incorreta. Os ciclos de vida do projeto e do produto não são iguais. O ciclo de vida do projeto é focado nas atividades necessárias para entregar o produto, enquanto o ciclo de vida do produto se estende além da entrega, incluindo manutenção, suporte e possível descontinuação.
Afirmativa III:

“O ciclo de vida do produto e o ciclo de vida do projeto não mantêm relação de causalidade e dependem dos stakeholders.”
Incorreta. Existe, sim, uma relação de causalidade entre o ciclo de vida do projeto e o ciclo de vida do produto. O sucesso do projeto impacta diretamente no sucesso do produto, e embora os stakeholders possam influenciar ambos, a afirmação sugere que não há relação, o que é falso.
Conclusão
Portanto, a análise das afirmativas nos leva à conclusão de que:

Afirmativa I: Correta
Afirmativa II: Incorreta
Afirmativa III: Incorreta
A única afirmativa correta é a I, o que torna a alternativa A (I, somente) a resposta correta.

Questão: 883588

     Ano: 2018

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A respeito do uso de ferramentas gerenciais na gestão pública, julgue o item que se segue. Ao gerenciar o desempenho de uma organização pública, é correto mensurar a satisfação do cidadão como um indicador de desempenho para os serviços públicos prestados.

883588 A

A afirmação está correta. Avaliar a satisfação do cidadão como um indicador de desempenho para os serviços públicos é uma prática apropriada e significativa na gestão pública. Esse indicador proporciona uma perspectiva clara da qualidade percebida pelos usuários dos serviços, contribui para a melhoria contínua, eleva a transparência e a legitimidade dos serviços públicos, além de fomentar uma administração mais responsiva e focada nas necessidades da sociedade.

Questão: 872054

     Ano: 2018

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o item que se segue, relativo à prática de gestão pública adotadas no Brasil. O estabelecimento de canais de comunicação direta com os usuários, a agilidade nas respostas dos prestadores de serviços públicos e a adoção de sistemas informacionais flexíveis e transparentes são práticas representativas da visão do cidadão como cliente da administração pública.

872054 A

No modelo gerencial de administração pública, voltado para o cliente-cidadão, são adotados canais de comunicação mais rápidos e diretos, além de ferramentas que promovem governança e transparência.