Questão: 220409

     Ano: 2012

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A busca pela capacidade de promover a sintonia entre os governos e as novas condições socioeconômicas, políticas e culturais, em que a competição inter-regional, ou interurbana configura-se, entre outras, através de construção por meio de parcerias com empresas de ambientes urbanos dotados de opções de consumo turístico-cultural, centro de convenções, estádios ou parques esportivos, hotéis de lazer, marinas, centros culturais urbanos, bem como investimentos objetivando prover a cidade com aeroportos e sistema de comunicações modernos, centros bancários e financeiros, centros de treinamento, escolas de negócios e informática e distritos industriais com tecnologia de ponta, são características de

220409 D

O termo “empreendedorismo governamental” refere-se à aplicação de princípios empreendedores no contexto do setor público, em que os gestores e funcionários públicos adotam uma abordagem mais inovadora, proativa e orientada para resultados na resolução de problemas e na prestação de serviços públicos. Com inspiração no livro “Reinventando o Governo” de David Osborne e Ted Gaebler, o empreendedorismo público se apresenta como um modo para melhorar a eficácia e a eficiência dos governos. Essa abordagem reconhece que governar uma nação não é o mesmo que administrar uma organização privada, mas ainda assim defende a adoção de princípios empreendedores para promover a inovação e a melhoria na gestão pública.

Questão: 278764

     Ano: 2012

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes. Para acompanhar a melhoria do desempenho da empresa TKX, deve-se optar por um indicador de desempenho complexo.

278764 B

Não precisam ser necessariamente complexos.

Durante o processo de elaboração dos indicadores, particularmente na fase de desenvolvimento de fórmulas, definição de metas e atribuição de notas, é importante considerar as unidades de medida que serão empregadas nas variáveis do indicador.

Questão: 277639

     Ano: 2012

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No que se refere à cultura organizacional e à gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos. Proporcionar competitividade à organização, ajudar no cumprimento de sua missão, atingir sua visão de futuro, alcançar seus objetivos e administrar suas mudanças são objetivos da gestão de pessoas.

277639 A

Em sua obra “Gestão de Pessoas”, Idalberto Chiavenato destaca os seguintes objetivos estratégicos que a área de recursos humanos deve buscar:

– Contribuir para que a organização atinja suas metas;
– Aumentar a competitividade organizacional;
– Garantir que a organização conte com colaboradores bem preparados e motivados;
– Promover a satisfação e autorrealização das pessoas no ambiente de trabalho;
– Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho (QVT);
– Gerenciar e facilitar os processos de mudança;
– Preservar políticas éticas e comportamentos socialmente responsáveis.

Esses objetivos evidenciam o papel fundamental da gestão de pessoas para o sucesso e a sustentabilidade das organizações.

Questão: 275257

     Ano: 2012

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

De acordo com a teoria da burocracia,

275257 D

O item D está alinhado com os princípios da Teoria da Burocracia de Max Weber, que defende o exercício da autoridade em uma organização burocrática de forma racional-legal. As demais alternativas não refletem diretamente os fundamentos da burocracia conforme estabelecidos por Weber.

Questão: 263265

     Ano: 2011

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue os itens a seguir, acerca da gestão do desempenho. É objetivo da gestão do desempenho estabelecer padrões de resultados e comportamentos individuais ou grupais que traduzam as metas e os objetivos organizacionais.

263265 A

A afirmativa está correta, pois define de forma precisa um dos principais objetivos da gestão de desempenho: definir padrões de resultados e comportamentos individuais ou de equipe que representem as metas e os objetivos da organização. Em outras palavras, a gestão de desempenho é utilizada para alinhar os esforços dos colaboradores com a visão estratégica e os objetivos organizacionais.