Questão: 178120

     Ano: 2004

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

As organizações atuais estão utilizando grupos de trabalho, a fimde aumentar o desempenho das atividades na organização. Sãocriados a todo momento forças-tarefa, comissões permanentes eequipes de trabalho, fazendo que a organização se torne maiseficiente, inovadora e eficaz nas atividades que realiza.Com relação a esse assunto, julgue o  item  a seguir. O aumento das equipes de trabalho se justifica, fundamentalmente, para elevar o nível de desempenho na organização. Um dos principais tipos de equipes existentes refere-se à equipe de trabalho autogerenciada. Em suas atividades, pode-se incluir o controle dos andamentos dos trabalhos realizados e a tomada de decisões operacionais.

178120 A

A afirmação em questão discute a utilização de equipes de trabalho nas organizações contemporâneas como uma estratégia para aprimorar o desempenho. Essa abordagem reflete a busca incessante por eficiência, inovação e eficácia. Nesse sentido, a formação de grupos como forças-tarefa, comissões permanentes e equipes de trabalho tem se mostrado uma prática eficaz para atingir esses objetivos.

Um tipo específico de equipe mencionado é a equipe de trabalho autogerenciada, que representa uma forma avançada de delegação de responsabilidades. Nesses grupos, os membros têm a autonomia necessária para tomar decisões significativas relacionadas às suas atividades. Isso abrange o controle sobre o fluxo de trabalho, a qualidade das entregas e as decisões operacionais. Essa autonomia tende a promover um maior engajamento e comprometimento entre os integrantes da equipe, resultando em um aumento na produtividade e na qualidade dos resultados.

Questão: 155998

     Ano: 2008

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Com referência à situação descrita no texto acima, julgue os itens de 20 a 26 . O tipo de recrutamento realizado na empresa em questão é o recrutamento interno.

155998 B

O recrutamento interno consiste em utilizar o capital humano já disponível na organização, funcionando também como uma estratégia para reter e motivar os profissionais dentro da própria empresa.

Questão: 112798

     Ano: 2009

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca das temáticas relativas à administração pública, assinale a opção correta.

112798 A

A alternativa A está correta, pois em uma organização informal não há estruturas formais claramente definidas, como cadeias de comando ou organogramas. Essas organizações se destacam pelas relações interpessoais e por redes informais de comunicação, que não se alinham a uma hierarquia rígida ou a uma estrutura oficial, mesmo que a organização em questão tenha reconhecimento legal.

Questão: 106626

     Ano: 2010

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Com relação aos modelos de gestão que se relacionam à noção de como organizar, por meio de técnicas adequadas, os recursos financeiros, humanos e materiais de uma organização , assinale a opção correta.

106626 B

EFICIÊNCIA = CUSTO

EFICÁCIA = RESULTADO

EFETIVIDADE = IMPACTO

Questão: 103307

     Ano: 2011

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Considere que, em determinado tribunal, se pretenda recrutar internamente um servidor para assumir cargo comissionado. Nessa situação, um possível problema para a realização desse recrutamento é a ocorrência do princípio de Peter.

103307 A

O princípio de Peter é uma teoria desenvolvida por Laurence J. Peter, que afirma que, em uma estrutura hierárquica, os funcionários são promovidos até atingirem seu nível de incompetência. Em outras palavras, um funcionário é elevado de acordo com seu desempenho em sua função atual, e esse processo de promoção continua até que ele chegue a uma posição para a qual não possui as competências necessárias.

Ao aplicar essa teoria ao contexto mencionado, é possível perceber que essa preocupação é justificada. Ao promover um servidor internamente para um cargo de confiança, existe o risco de que ele ocupe uma posição na qual seu desempenho não seja tão eficaz quanto em suas funções anteriores. Isso pode resultar em dificuldades de desempenho e eficiência dentro do tribunal.