Questão: 3051501

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

De acordo com a legislação em vigor, assinale a alternativa CORRETA quanto à novação:

3051501 B

CC, “Art. 360. Dá-se a novação: I – quando o devedor contrai com o credor nova dívida para extinguir e substituir a anterior; (…)”.

Questão: 3049342

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No contexto das Olimpíadas de 2024, determinado fornecedor de produtos esportivos produziu comercial em que, a partir de inteligência artificial generativa, diversos atletas brasileiros, já falecidos, apareciam recebendo medalhas de ouro. Nesse caso, é correto afirmar que:

3049342 E

Essa opção está correta ao indicar que, ainda que não haja uma legislação específica, as normas referentes aos direitos da personalidade são aplicáveis. Além disso, reconhece de forma adequada que o cônjuge, ascendentes ou descendentes têm legitimidade para solicitar a interrupção do uso indevido e pleitear indenização, sendo o dano presumido.

Questão: 3049329

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Leonardo contratou Vanessa para que ela encontrasse um inquilino para alugar seu apartamento, dando-lhe poderes para representá-lo no contrato de locação na posição de locadora. Como ninguém se apresentou interessado em alugar o imóvel, Vanessa alugou o apartamento para si própria, figurando no contrato também como locatária, em nome próprio. Diante da ausência de permissão legal ou de Leonardo, segundo o Código Civil de 2002, o contrato de locação celebrado por Vanessa consigo própria é:

3049329 E

CC, Art. 117. Salvo se o permitir a lei ou o representado, é anulável o negócio jurídico que o representante, no seu interesse ou por conta de outrem, celebrar consigo mesmo.

Questão: 3030612

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Nos termos do Código Civil, no casamento com regime de comunhão parcial de bens, excluem-se da comunhão:

3030612 A

CC, Art. 1.659. Excluem-se da comunhão:

I – os bens que cada cônjuge possuir ao casar, e os que lhe sobrevierem, na constância do casamento, por doação ou sucessão, e os sub-rogados em seu lugar;

II – os bens adquiridos com valores exclusivamente pertencentes a um dos cônjuges em sub-rogação dos bens particulares;

III – as obrigações anteriores ao casamento;

IV – as obrigações provenientes de atos ilícitos, salvo reversão em proveito do casal;

V – os bens de uso pessoal, os livros e instrumentos de profissão;

VI – os proventos do trabalho pessoal de cada cônjuge;

VII – as pensões, meios-soldos, montepios e outras rendas semelhantes.

Questão: 3025445

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Existindo uma devolução voluntária do título da obrigação, quando por escrito particular, prova desoneração do devedor e seus coobrigados, se o credor for capaz de alienar, e o devedor capaz de adquirir, ocorre:

3025445 B

A alternativa B está correta, pois a devolução voluntária do título da obrigação, quando realizada por escrito particular, configura uma forma de remissão da dívida. Esse ato expressa a vontade do credor em perdoar a dívida, resultando na extinção da obrigação tanto para o devedor quanto para seus coobrigados.