Questão: 1938049

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

De acordo com entendimento sumular do Superior Tribunal de Justiça, a obrigação alimentar dos avós em relação aos netos possui natureza complementar e

1938049 A

A opção A está correta, pois estabelece que a responsabilidade dos avós em relação aos alimentos é de natureza subsidiária, sendo exigida apenas quando os pais não puderem cumprir integralmente ou parcialmente com essa obrigação. Esse entendimento está em conformidade com a jurisprudência consolidada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Questão: 1937976

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No que se refere aos procedimentos de jurisdição voluntária, julgue o item. Nos casos em que a lei considere jacente a herança, o juiz em cuja comarca tiver domicílio o falecido procederá imediatamente à arrecadação dos respectivos bens.

1937976 A

Art. 738, CPC. Nos casos em que a lei considere jacente a herança, o juiz em cuja comarca tiver domicílio o falecido procederá imediatamente à arrecadação dos respectivos bens.

Questão: 1937965

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A respeito dos negócios jurídicos, julgue o item. A manifestação de vontade subsiste ainda que o seu autor haja feito a reserva mental de não querer o que manifestou, salvo se dela o destinatário tinha conhecimento.

1937965 A

CC, Art. 110. A manifestação de vontade subsiste ainda que o seu autor haja feito a reserva mental de não querer o que manifestou, salvo se dela o destinatário tinha conhecimento.

Questão: 1935024

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

e acordo com o Código Civil, consideram-se bens móveis:

1935024 D

No âmbito jurídico, os direitos pessoais de natureza patrimonial, como créditos e ações, são classificados como bens móveis. Tais direitos podem ser transmitidos e comercializados, estando em conformidade com a definição de bens móveis estabelecida pelo Código Civil.

Questão: 1932957

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Com relação ao instituto da ausência, julgue o item. Cinco anos depois de passada em julgado a sentença que concedeu a abertura da sucessão provisória, poderão os interessados requerer a sucessão definitiva e o levantamento das cauções prestadas.

1932957 B

CC, Art. 37. Dez anos depois de passada em julgado a sentença que concede a abertura da sucessão provisória, poderão os interessados requerer a sucessão definitiva e o levantamento das cauções prestadas.