Questão: 599241

     Ano: 2015

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-DFT

Prova:    CESPE - 2015 - TJ-DFT - Analista Judiciário - Psicologia

Julgue o item que se segue, relativo a política de promoção e planos de carreira. Exercícios autodirigidos, materiais instrucionais, workshop, feedback, coaching, mentoring e programas de preparação para a aposentadoria são exemplos de atividades de gestão de carreira adotadas pelas áreas de gestão de pessoas.

599241 B

A afirmativa está incorreta, pois atividades como exercícios autodirigidos, materiais de aprendizagem, workshops, feedback, coaching, mentoring e programas de preparação para a aposentadoria não são exemplos diretos de gestão de carreira. Esses elementos costumam estar mais relacionados ao treinamento e desenvolvimento de colaboradores, focando na melhoria de competências e habilidades.

Em contrapartida, a gestão de carreira se concentra em processos mais estruturados, como planos de carreira, promoções, mobilidade interna e progressão funcional, que têm como objetivo o crescimento profissional e o desenvolvimento contínuo dentro da organização ao longo do tempo.

Questão: 599225

     Ano: 2015

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-DFT

Prova:    CESPE - 2015 - TJ-DFT - Analista Judiciário - Psicologia

No que se refere à gestão de pessoas no setor público, julgue o item a seguir. No modelo estratégico de gestão de pessoas, as organizações são compreendidas como um processo de construção social que ocorre por meio da influência de grupos diversos, de forma que a negociação e a resolução de conflitos assumem posição central na atuação da área.

599225 B

Para começar, é importante compreender o que o enunciado nos apresenta. Ele discute o modelo estratégico de gestão de pessoas, afirmando que, nesse contexto, as organizações são percebidas como uma construção social afetada por diferentes grupos, com a negociação e a resolução de conflitos desempenhando um papel fundamental na atuação do departamento de recursos humanos.

Para abordar essa questão, é fundamental ter uma compreensão clara do que define o modelo estratégico de gestão de pessoas. Vamos ressaltar alguns pontos principais:

**Modelo estratégico de gestão de pessoas:**

– Este modelo foca no alinhamento das práticas de gestão de pessoas com os objetivos estratégicos da organização.

– Inclui a elaboração de políticas e práticas que sustentem a missão e a visão da empresa.

– A ênfase está em agregar valor à organização por meio de uma gestão eficiente do capital humano.

– Destaca a importância da competitividade, inovação e do desempenho organizacional.

Agora, vamos analisar a declaração apresentada no item. A afirmação sugere que, dentro deste modelo, as organizações são vistas como construções sociais moldadas por vários grupos, onde a negociação e a resolução de conflitos são essenciais. Embora esses elementos sejam relevantes na gestão de pessoas, eles não constituem o foco principal do modelo estratégico. Nesse modelo, a ênfase é mais abrangente, centrando-se na harmonização das práticas de recursos humanos com os objetivos estratégicos da organização, com vistas a resultados como competitividade e desempenho.

Questão: 585909

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRT - 8ª Região (PA e AP)

Prova:    CESPE - 2013 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Analista Judiciário - Psicologia |

De acordo com o método dialético de gerenciamento de conflitos, adequado para estimular o melhor entendimento de uma questão,

585909 E

O método dialético para gerenciar conflitos é uma técnica que busca promover um entendimento mais aprofundado sobre uma questão, incentivando o debate e o confronto de ideias opostas. Esse método é caracterizado pela apresentação e discussão detalhada de diferentes perspectivas antes de se chegar a uma decisão. O propósito é que, por meio do confronto dialético, sejam expostas as fraquezas, pontos fortes e potenciais falhas das propostas, resultando em uma compreensão mais abrangente e em decisões mais bem fundamentadas.

Questão: 561533

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: FUB

Prova:    CESPE - 2013 - FUB - Técnico em Assuntos Educacionais |

Julgue o item a seguir, a respeito das técnicas do treinamento. Caso contrate uma instituição especializada em assuntos educacionais para oferecer capacitação a um grupo de trabalhadores que serão mudados de setor, a empresa proporcionará um treinamento aos seus funcionários.

561533 B

A opção está incorreta porque a contratação de uma instituição especializada para capacitar colaboradores que serão transferidos para outro setor não se encaixa na definição de treinamento específico, mas sim de desenvolvimento. O desenvolvimento abrange um processo mais abrangente e de longo prazo, voltado para preparar os funcionários para futuras funções e responsabilidades, ao invés de se concentrar apenas em seu desempenho atual.

Portanto, a questão confunde os conceitos de treinamento e desenvolvimento. A capacitação para uma mudança de setor deve ser entendida como desenvolvimento, uma vez que busca preparar os colaboradores para novos desafios e atribuições, ao contrário do treinamento, que é mais imediato e focado em habilidades específicas.

Questão: 560993

     Ano: 2015

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: STJ

Prova:    CESPE - 2015 - STJ - Analista Judiciário - Administrativa

Com referência à gestão de pessoas, julgue o item que se segue. Blended learning é uma modalidade de ensino que combina a aprendizagem face a face com a aprendizagem mediada pela Internet. Adoção dessa modalidade de aprendizagem requer o redesenho de cursos e a redução do tempo gasto em sala de aula. Tais cursos não eliminam completamente a sala de aula, apenas reduzem a sua ocorrência.

560993 A

O blended learning, conhecido como aprendizado híbrido, de fato mescla a educação presencial com a online. Essa metodologia possibilita que os cursos unam o ensino tradicional em sala de aula às atividades realizadas na Internet. A implementação do aprendizado híbrido frequentemente exige uma reformulação dos cursos para equilibrar as atividades presenciais e virtuais. Como foi destacado, essa abordagem não elimina totalmente o uso da sala de aula, mas diminui o tempo exigido para a presença física, utilizando os benefícios do ambiente virtual para complementar o processo de aprendizado.