Questão: 67077

     Ano: 2010

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Banco da Amazônia

Prova:    

Julgue os itens seguintes a respeito de permutação e lógica sentencial. Considerando que o anagrama da palavra ALARME seja uma permutação de letras dessa palavra, tendo ou não significado na linguagem comum, a quantidade de anagramas distintos dessa palavra que começam por vogal é 360.

67077 B

O total de anagramas começados por vogal é 180. Para começar por vogal, temos duas possibilidades: 1) Começando pela vogal A, ficaram as letras L, A, R, M e E para serem permutadas. Como não há repetição, teremos 5! = 120. 2) Começando pela vogal E, sobraram as letras A, L, A, R e M para serem permutadas e há a repetição de A, duas vezes. Assim, temos 5!/2! = 60. Logo, o total de anagramas começados por vogais será: 120 + 60 = 180.

Questão: 2309698

     Ano: 2023

Banca: FGV

Órgão: Prefeitura de São José dos Campos - SP

Prova:    

Assinale o texto a seguir que é classificado como do modo injuntivo de organização discursiva.

2309698 E

O texto injuntivo (ou instrucional) é aquele que explica sobre algo para o leitor para a realização de uma ação. Sua função é instruir para que ele seja capaz de realizar uma atividade.

Questão: 1865530

     Ano: 2021

Banca: CS-UFG

Órgão: TJ-GO

Prova:    Provas: CS-UFG - 2021 - TJ-GO - Analista Judiciário - Área Judiciária | CS-UFG - 2021 - TJ-GO - Analista Judiciário - Área Apoio Judiciário e Administrativo |

"Texto I Inovação no Direito: como a área se transformou nos últimos anos? Sabe aquela ideia do Direito como uma área tradicional, estática e sem grandes mudanças? Pois é: esqueça. Isso porque o advento de novas tecnologias e a sofisticação das relações mercadológicas e pessoais têm feito com que o exercício judicial evolua e se transforme de maneira considerável, principalmente dos últimos anos para cá. Meios de comunicação mais incrementados, novas maneiras de empreender… Esses e outros aspectos têm despertado a necessidade de otimizar os processos legais em vários sentidos. Percebendo a nova dinâmica, escritórios de advocacia e profissionais do Direito espalhados pelo país e pelo mundo buscam se adaptar baseados em um princípio: inovação. Desde a digitalização de processos até a criação de meios para se comunicar com rapidez com cada cliente. Mudanças assim têm permitido a descoberta de novas possibilidades de atuação na carreira, seja em áreas mais recentes e em construção, como o direito cibernético, e até mesmo em áreas mais tradicionais, como criminal, tributária, etc. Você é empreendedor e gostaria de entender um pouco mais dessas mudanças? É advogado e quer saber como pode inovar nos serviços prestados? Acompanhe por aqui um pequeno raioX do que ocorre nesse meio e perceba por que você deve ficar atento, independentemente do contexto em que você atua. MAS, AFINAL, O QUE SE ENTENDE POR INOVAÇÃO? Empreender e inovar devem ser ações que caminham sempre lado a lado. Criar um negócio, romper paradigmas, estabelecer novos nichos. Tudo isso está diretamente relacionado a uma mentalidade aberta, atenta ao novo e que busca alternativas diferentes. Ou seja: vencer no mundo empresarial significa, quase invariavelmente, ser inovador. Em ambientes totalmente conectados como os que vivemos, onde a informação se espalha de maneira descentralizada, sair do lugar-comum e pensar de maneira integrada passa a ser quase que necessidade. Mas o que isso tem a ver com as transformações no Direito? Tudo. Advogados têm percebido que hoje, cada vez mais, para prestar serviços de qualidade e estar alinhados com o que acontece à volta, é preciso buscar evolução e integrar novas habilidades e disciplinas à sua rotina de atuação. Estudos de mercado e personalização cada vez maior no atendimento são fatoreschave visando a garantir uma relação de sucesso com os clientes. É claro que a tecnologia é um dos principais meios de buscar essa evolução. E é certo também que vamos falar dela com mais detalhes. Afinal, o universo digital e ferramentas como as startups inauguraram novas maneiras de praticar o Direito. Antes disso, porém, vale a pena frisar que é possível inovar com práticas muito simples. Algumas delas são: SER DESCOMPLICADO A primeira prática pode parecer bobagem, mas ainda é fundamental: utilizar uma linguagem simples e direta com o cliente. Eliminar expressões técnicas e a maneira mais rebuscada na hora de conversar sobre os processos é inovador e facilita a relação com as pessoas. DAR IMPORTÂNCIA A TUDO Outra prática interessante é atentar para causas ainda pouco trabalhadas no Direito, como as digitais, por exemplo. Estabelecer meios de defender pessoas lesadas nessas áreas dá credibilidade e cria outras possibilidades de mercado para advogados e clientes. MUDAR A ROTINA Desenvolver novas maneiras de atendimento aos clientes, como adotar outros canais de comunicação além do tradicional telefone, dinamiza os processos e facilita a transparência na relação contratante X contratado. TECNOLOGIA E STARTUPS Chegou a hora de discorrermos um pouco mais sobre os avanços tecnológicos que colaboram para evoluir o Direito, sobretudo no meio empresarial. E esses avanços passam primordialmente pelas chamadas lawtechs, ou seja, startups que agilizam práticas e otimizam as relações no universo jurídico. Como hoje o on-line dita muitas regras na rotina das pessoas, e o tempo passou a valer muito mais, nada melhor do que se utilizar da rede e realizar adaptações para tratar de um processo e conduzir uma ação com mais agilidade e assertividade. Podemos dividir as lawtechs em três grandes grupos: AUTOMAÇÃO E DOCUMENTOS Tornar documentos digitais, facilitar o acesso a eles e gerar alguns de maneira automática fazem com que os advogados não percam tempo preenchendo pilhas de papel de maneira repetida e possam focar em questões mais estratégicas no exercício da advocacia. JURIMETRIA Representa a coleta e a análise de dados jurídicos, que vão elucidar o entendimento de como os casos são julgados. Com ela é possível, por exemplo, analisar ações semelhantes e identificar tendências de julgamento e sentença. RESOLUÇÃO DE CONFLITOS ON-LINE Um advogado prepara todo o caso e tenta viabilizar acordos diretamente com as empresas ou partes sem a necessidade de ir à Justiça, desafogando a máquina pública e economizando tempo. Atuando nesses três grupos, esses tipos de startups têm tornado o Direito mais acessível ao cidadão comum. Para ter uma ideia, já existem muitas plataformas dinâmicas que conectam diretamente clientes e advogados indicados para aquele caso, proporcionando comunicação digital entre eles. Avanços assim fazem com que as pessoas não tenham mais receio de procurar os seus direitos. Isso valoriza a profissão e o cidadão, além de deixar mais atentas as empresas nas suas relações comerciais e de prestação de serviços. Dito isso, tenha em mente: inovar nesse nicho permite o fortalecimento da confiança entre as partes, torna mais rápido o andamento de processos e abre portas para novas formas de praticar o Direito. Vale para você que é advogado, vale para você que é empreendedor em outra área. Existe muito caminho a ser percorrido, mas as sensíveis mudanças que vivemos no Direito e na relação com ele provam que esse é um caminho de evolução sem volta e que merece a atenção de todos nós. Disponível em:. Acesso em: 30 out. 2021 Considerando-se os objetivos do locutor, a sequência textual “Mas o que isso tem a ver com as transformações no Direito? Tudo”, do tipo"

1865530 D

O texto dialogal (ou diálogo, ou dialogismo) normalmente aparece dentro de um texto predominantemente narrativo para materializar o intercâmbio entre personagens (a interlocução), que vão apresentando a história através da conversa; presente no gênero dramático (peças de teatro).

Questão: 316439

     Ano: 2012

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: DPE-ES

Prova:    CESPE - 2012 - DPE-ES - Defensor Público

No que se refere aos regimes previdenciários, julgue os próximos itens. É considerado segurado empregado da previdência social o brasileiro civil que trabalha para a União, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que domiciliado e contratado fora do Brasil, salvo se segurado na forma da legislação do país do domicílio.

316439 A

O tema relativo aos “segurados do RGPS” sempre está presente nas provas de Direito Previdenciário. Transcrevo abaixo, trecho do Regulamento da Previdência Social (RPS), onde aparecem dois casos que já foram cobrados em muitos concursos públicos: Art. 9º São segurados obrigatórios da previdência social as seguintes pessoas físicas: I – como empregado: […] f) o brasileiro civil que trabalha para a União no exterior, em organismos oficiais internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo se amparado por regime próprio de previdência social; […] V – como contribuinte individual: […] d) o brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil é membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo quando coberto por regime próprio de previdência social; […] Percebam a sutil diferença entre as duas situações! Para ser segurado empregado é necessário que a pessoa trabalhe, no exterior, para a União, em organismos oficiais internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo (exemplo: ONU, OIT etc.). Se a pessoa trabalhar diretamente para o organismo oficial internacional, nessas mesmas condições, também será segurado obrigatório do RGPS, porém, na categoria de contribuinte individual. Assim, a diferença reside no contratante do serviço: quando o brasileiro civil é contratado pela União, para prestação do serviço em organismo oficial internacional, é segurado empregado; quando trabalha para o próprio organismo oficial internacional, é contribuinte individual. Portanto, na hora da prova, preste muita atenção: veja para quem o segurado trabalha! Hugo Góes

Questão: 1150733

     Ano: 2018

Banca: INSTITUTO AOCP

Órgão: ADAF - AM

Prova:    

O Phishing é um golpe muito utilizado para obter dados de usuários desavisados. Em relação a Phishing, assinale a alternativa correta.

1150733 E

O tema da questão é phishing, uma técnica de engenharia social utilizada por criminosos virtuais para obter informações confidenciais de usuários. A questão busca avaliar o entendimento do candidato sobre o que constitui um ataque de phishing e como ele é realizado. Para resolver essa questão, é necessário entender que phishing não está limitado a um navegador específico, a execução de arquivos de dispositivos removíveis, a uma vulnerabilidade de um sistema operacional em particular, ou ao envio de mensagens legítimas com o objetivo de resolver falhas de segurança. A alternativa correta, E, descreve corretamente o golpe de phishing: trata-se do envio de mensagens falsas que se passam por comunicações legítimas de instituições confiáveis (como bancos ou órgãos governamentais) para enganar os usuários e induzi-los a fornecer dados pessoais e sensíveis, como CPF, senhas, entre outros. Geralmente, essas mensagens contêm links que direcionam o usuário para sites fraudulentos, que imitam o visual e o comportamento de sites legítimos para aumentar a sua credibilidade. Um erro comum é acreditar que o phishing é um problema associado apenas a uma tecnologia ou plataforma específica. Para evitar cair em golpes de phishing, é necessário estar sempre atento a mensagens suspeitas, não clicar em links de e-mails ou mensagens não solicitadas, verificar sempre o endereço do site e a presença de certificado de segurança (HTTPS), além de utilizar soluções de segurança como antivírus e filtros de e-mail.