Questão: 380317

     Ano: 2014

Banca: ESAF

Órgão: Receita Federal

Prova:    ESAF - 2014 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 02

No tocante à responsabilidade pelo recolhimento das Contribuições Sociais Previdenciárias, pode-se afirmar que as empresas são responsáveis, exceto:

380317 C

O RPS/1999 dispõe: Art. 219. A Empresa Contratante de serviços executados mediante Cessão (CMO) ou Empreitada de Mão de Obra (EMO), inclusive em regime de trabalho temporário, deverá reter 11% do valor bruto da nota fiscal, fatura ou recibo de prestação de serviços e recolher a importância retida em nome da empresa contratada, observado o disposto no § 5º do art. 216.

Questão: 599118

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TCE-RO

Prova:    4, Provas: CESPE / CEBRASPE - 2013 - TCE-RO - Todos os Cargos - Conhecimentos Básicos - Cargos 2

No que se refere às funções essenciais à justiça, julgue o item seguinte. Além das funções previstas na Constituição Federal para o Ministério Público, outras poderão ser estabelecidas pelas legislações federal e estadual, desde que sejam compatíveis com a finalidade institucional do órgão.

599118 A

O rol das funções previstas na Constituição Federal para o Ministério Público é exemplificativo. Vejamos: “Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público: (…) IX – exercer outras funções que lhe forem conferidas, desde que compatíveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas”.

Questão: 546151

     Ano: 2015

Banca: CAIP-IMES

Órgão: Prefeitura de Rio Grande da Serra - SP

Prova:    CAIP-IMES - 2015 - Prefeitura de Rio Grande da Serra - SP - Procurador

Devem ser representados em juízo, ativa e passivamente:

546151 C

O representante em juízo dessas entidades está determinado no art. 75, caput, do CPC/15, senão vejamos: “Art. 75. Serão representados em juízo, ativa e passivamente: I – a União, pela Advocacia-Geral da União, diretamente ou mediante órgão vinculado; II – o Estado e o Distrito Federal, por seus procuradores; III – o Município, por seu prefeito ou procurador; IV – a autarquia e a fundação de direito público, por quem a lei do ente federado designar; V – a massa falida, pelo administrador judicial; VI – a herança jacente ou vacante, por seu curador; VII – o espólio, pelo inventariante; VIII – a pessoa jurídica, por quem os respectivos atos constitutivos designarem ou, não havendo essa designação, por seus diretores; IX – a sociedade e a associação irregulares e outros entes organizados sem personalidade jurídica, pela pessoa a quem couber a administração de seus bens; X – a pessoa jurídica estrangeira, pelo gerente, representante ou administrador de sua filial, agência ou sucursal aberta ou instalada no Brasil; XI – o condomínio, pelo administrador ou síndico.”

Questão: 840974

     Ano: 2017

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TCE-PE

Prova:    CESPE - 2017 - TCE-PE - Analista de Gestão - Julgamento

Considerando os conceitos da administração pública, o direito administrativo brasileiro e o regime jurídico de direito público, julgue o seguinte item.

O direito administrativo e os ramos do direito privado podem apresentar soluções diversas para situações aparentemente semelhantes.

840974 A

O regime jurídico-administrativo, segundo a doutrina, tem seus fundamentos nos princípios da supremacia do interesse público sobre o privado e na indisponibilidade do interesse público. Dessa maneira, são consequências típicas do princípio da indisponibilidade do interesse público, por exemplo: a obrigatoriedade de realizar concurso público para contratação de pessoal permanente (empregados e servidores públicos efetivos), a necessidade, geralmente, de realizar licitação prévia para firmar contratos administrativos, a exigência de fundamentação nos atos administrativos, as restrições à alienação de bens públicos, entre outros.

Questão: 1811868

     Ano: 2021

Banca: IPEFAE

Órgão: Prefeitura de Águas da Prata - SP

Prova:    IPEFAE - 2021 - Prefeitura de Águas da Prata - SP - Escriturário |

Juliana, estudante do 4º semestre do curso de Direito da Universidade XPTO, estava em dúvida durante a aula de Direito Administrativo. O professor Carlos colocou a seguinte frase na lousa e pediu a ela que completasse a lacuna: “______________ é conceito que envolve a disciplina jurídica peculiar ao Direito Administrativo, que se caracteriza por objetivar equilíbrio entre a satisfação dos interesses coletivos e a proteção das liberdades individuais. Daí surge a bipolaridade: autoridade da Administração, de um lado; e liberdade do indivíduo de outro”. Juliana não soube preencher a lacuna. Dessa forma, o professor Carlos resolveu ensinar aos alunos que a expressão que completa corretamente o trecho é:

1811868 D

O regime jurídico administrativo é um conceito que engloba a disciplina jurídica específica do Direito Administrativo, destacando-se por buscar um equilíbrio entre a promoção dos interesses coletivos e a salvaguarda das liberdades individuais.