Questão: 219612

     Ano: 2008

Banca: FGV

Órgão: PC-RJ

Prova:    PC-RJ - 2008 - PC-RJ - Inspetor de Polícia

A respeito do memorando, com base no Manual de Redação da Presidência da República , analise as afirmativas a seguir: I. Tem caráter exclusivamente administrativo, devendo ser adotado como principal comunicação cotidiana pelo serviço público nessa esfera. II. O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se de uma forma de comunicação eminentemente interna. III. Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Assinale:

219612 B

O Poder Legislativo dos Municípios segue o modelo unicameral, ou seja, uma Casa Legislativa, que é representada pelas Câmaras Municipais.

Questão: 297815

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CNJ

Prova:    CESPE - 2013 - CNJ - Analista Judiciário - Área Judiciária

Acerca do contorno constitucional do Poder Judiciário e dos seus órgãos, julgue os itens a seguir. A função típica do Poder Judiciário é a jurisdicional, sendo-lhe vedada a prática das funções administrativa e legislativa, que são reservadas, por força do princípio da separação dos poderes, ao Poder Executivo e ao Poder Legislativo.

297815 B

O Poder Judiciário, assim como os demais poderes, desempenha funções típicas e atípicas. Sua função típica é a jurisdição, atividade em que o Estado substitui as partes em conflito para determinar quem tem o direito (caráter substitutivo). Entre as funções atípicas, o Judiciário realiza algumas de natureza legislativa, como a elaboração de seus regimentos internos (CF, art. 96, I, a), e outras de caráter administrativo, como a organização de secretarias e serviços auxiliares, a nomeação de cargos, a concessão de licenças, férias e outros afastamentos a membros e servidores (CF, art. 96, I, b, c e e).

Questão: 1685928

     Ano: 2020

Banca: CONSULPLAN

Órgão: Prefeitura de Capanema - PA

Prova:    CONSULPLAN - 2020 - Prefeitura de Capanema - PA - Auditor Fiscal Municipal

O Controle na Administração Pública data de tempos remotos. Hely Lopes Meirelles, nos anos de 1970, já ensinava o que até hoje muitos teimam em ignorar: “O Poder Público e seus desmembramentos administrativos, nos Estados de Direito como o nosso, atuam dentro das normas legais que fixam a competência de seus órgãos e delimitam o campo de atuação da Administração, estabelecendo os controles a que se sujeitam a atividade pública e seus agentes. (...). Nesta exposição só nos interessam um desses controles, mas é necessário que se conceituem as duas primeiras modalidades, para bem compreendermos a terceira”. De acordo com o Poder que os exerce, o Controle na Administração Pública pode ser classificado em 3 tipos; analise as afirmativas a seguir. I. Controle ________________: exercido em virtude da função judicante e contenciosa dos órgãos que o exerce. Essa contenção das atividades públicas visa à defesa dos administrados e à manutenção da Administração dentro das normas legais, pelo que é apenas um controle de legalidade. II. Controle ________________: exercido sob o duplo aspecto da legalidade e da conveniência pública, alheio aos direitos individuais do administrado, mas adstrito aos interesses coletivos da comunidade. III. Controle ________________: se efetiva por meio da fiscalização hierárquica, de recursos administrativos e de prestações de contas. Esse tipo de controle atinge não só os órgãos da administração centralizada, como também, a administração descentralizada. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

1685928 D

O Poder Judiciário tem a competência de anular atos administrativos, sejam eles vinculados ou discricionários, quando apresentam vícios de ilegalidade ou ilegitimidade, desde que seja devidamente provocado.

Questão: 1751159

     Ano: 2021

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Polícia Federal

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2021 - Polícia Federal - Delegado de Polícia Federal |

No que concerne a controle da administração pública, julgue o item subsequente. O Poder Judiciário pode revogar atos praticados pelo Poder Executivo eivados de ilegalidade.

1751159 B

O Poder Judiciário não tem competência para revogar atos da Administração Pública, pois não lhe cabe extinguir atos administrativos com base em critérios de oportunidade e conveniência. A atuação do Judiciário limita-se à anulação de atos administrativos quando estes apresentam vícios de legalidade.

Questão: 90202

     Ano: 2011

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRE-ES

Prova:    CESPE - 2011 - TRE-ES - Técnico Judiciário - Área Administrativa - Específicos

A respeito da organização dos poderes da República, julgue os itens de 11 a 18. O Poder Executivo, além de administrar a coisa pública, também legisla e julga, e o seu chefe, eleito pelo povo, possui várias prerrogativas e garantias que lhe são outorgadas para o exercício, de forma independente e imparcial, da chefia da nação.

90202 A

O Poder Executivo tem como função típica a administração e como funções atípicas a de legislar (como ao emitir uma Medida Provisória) e a de julgar (ao decidir em processos administrativos). Além disso, a segunda parte da questão também está correta: o Presidente da República conta com diversas garantias e prerrogativas, que asseguram o exercício independente e imparcial da presidência.