Questão: 86157

     Ano: 2011

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MMA

Prova:    Provas: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - I | CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - II |

Com relação a recursos humanos, julgue o item seguinte. O ensino a distância, uma das modalidades de educação continuada utilizada nos processos de educação corporativa, não tem proporcionado aos seus participantes melhor desempenho de seus papéis nas organizações.

86157 B

A afirmação da questão está incorreta ao sugerir que o ensino a distância (EaD) não contribui para o aprimoramento do desempenho dos colaboradores nas organizações. Na verdade, o EaD é uma ferramenta valiosa, amplamente utilizada na educação corporativa, que auxilia no desenvolvimento profissional e na melhoria de desempenhos no ambiente de trabalho.

A educação corporativa envolve um conjunto de práticas de aprendizado contínuo promovidas pelas organizações para desenvolver as competências e habilidades dos colaboradores. Entre essas práticas, o ensino a distância se destaca, especialmente com o avanço das tecnologias digitais, tornando-se cada vez mais relevante.

Questão: 84186

     Ano: 2011

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: STM

Prova:    CESPE - 2011 - STM - Analista Judiciário - Administração - Específicos |

Com relação à análise e ao desenvolvimento organizacional, julgue os itens a seguir. A avaliação de necessidades de treinamento deve ser realizada por meio de métodos e técnicas de coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos, os quais podem ser definidos a partir do tamanho das organizações.

84186 A

A questão discute a avaliação das necessidades de treinamento, que é uma fase fundamental no processo de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional. Essa avaliação é vital para identificar quais competências precisam ser desenvolvidas ou aprimoradas dentro da organização, com o objetivo de alinhar as habilidades dos colaboradores aos objetivos estratégicos da empresa.

Para realizar essa avaliação de forma eficaz, é crucial empregar métodos e técnicas para a coleta e análise de dados. Tanto dados qualitativos quanto quantitativos são ferramentas essenciais nesse processo. A seguir, estão mais detalhes sobre esses tipos de dados:

– Dados Qualitativos: Esses dados são descritivos e ajudam a compreender comportamentos, atitudes e percepções dos colaboradores. Exemplos incluem entrevistas, grupos focais e observações.
– Dados Quantitativos: Esses dados são numéricos e oferecem uma base sólida para a tomada de decisões. Exemplos incluem questionários, testes de desempenho e análise de registros.

A questão também menciona que os métodos e técnicas podem variar de acordo com o tamanho das organizações, o que é especialmente relevante porque:

– Organizações maiores podem precisar de métodos mais estruturados e sistemáticos, considerando o número elevado de funcionários e a complexidade das operações.
– Organizações menores podem se beneficiar de abordagens mais flexíveis e personalizadas.

Portanto, a afirmação está certa. A avaliação das necessidades de treinamento deve, de fato, utilizar uma combinação de métodos e técnicas de coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos, adaptando-se ao contexto específico do tamanho da organização.

Questão: 80460

     Ano: 2010

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: ABIN

Prova:    CESPE - 2010 - ABIN - Oficial Técnico de Inteligência - Área de Administração |

No que concerne a características das políticas de gestão de pessoas, julgue os seguintes itens. A função de um processo seletivo é prever o desempenho dos candidatos no cargo.

80460 A

Quando o entrevistador se prepara para um processo seletivo, ele já possui um entendimento claro das características e requisitos necessários para a função. Esse planejamento, que estabelece quais atributos e requisitos são desejáveis, é realizado antes da seleção, e não durante o processo em si.

Durante a seleção, com as informações adequadas em mãos, o entrevistador irá identificar o candidato que melhor se encaixa nesse perfil.

Questão: 80443

     Ano: 2010

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: ABIN

Prova:    CESPE - 2010 - ABIN - Oficial Técnico de Inteligência - Área de Administração |

A gestão de pessoas nas organizações compete a um subsistema organizacional que tem propósitos específicos, mas que se inter-relaciona com outros subsistemas organizacionais. No que concerne à gestão de pessoas nas organizações, julgue os próximos itens. Em um processo integrado de gestão de pessoas, a ação de desenvolvimento da força de trabalho equivale às ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal.

80443 B

Desenvolver a força de trabalho envolve outros processos além do desenvolvimento de pessoas, incluindo a atração de novos colaboradores, processos motivacionais, organizacionais, entre outros. Portanto, a falha no enunciado está em afirmar que esses processos são equivalentes.

Questão: 39139

     Ano: 2004

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Polícia Federal

Prova:    CESPE - 2004 - Polícia Federal - Agente Federal da Polícia Federal - Nacional

Tendo em vista aspectos da administração relativos a processo e comportamento organizacional, julgue os itens a seguir. No âmbito do controle de desempenho, os padrões de desempenho podem ser utilizados para medir resultados, mas não com fins motivacionais.

39139 B

Padrões de Desempenho como Instrumento de Motivação:

– Motivação: Os padrões de desempenho definem metas claras, o que pode incentivar os colaboradores a alcançarem ou superarem essas metas. Isso acontece porque os funcionários têm clareza sobre o que se espera deles e podem se esforçar para receber reconhecimento, recompensas e, possivelmente, promoções.

– Feedback: Por meio da avaliação de desempenho, os colaboradores recebem retornos sobre seu trabalho. Esse feedback pode ser positivo, incentivando a manutenção do bom desempenho, ou construtivo, apontando áreas que necessitam de aprimoramento e possibilitando o desenvolvimento profissional.

– Reconhecimento e Recompensas: Quando os padrões de desempenho são empregados para reconhecer e recompensar os colaboradores, isso potencializa a motivação. A motivação extrínseca, como bônus, aumentos salariais e promoções, está diretamente relacionada ao cumprimento ou superação dos padrões estabelecidos.

– Engajamento: Metas bem definidas contribuem para um maior engajamento dos colaboradores, pois eles se sentem mais conectados aos objetivos da organização e mais responsáveis por seu próprio desempenho.

Portanto, afirmar que os padrões de desempenho não têm propósitos motivacionais ignora todos esses aspectos essenciais da gestão de pessoas. Eles não apenas avaliam resultados, mas também funcionam como uma ferramenta eficaz para motivar e engajar os colaboradores, assegurando que eles avancem em direção aos objetivos organizacionais.