Questão: 268076

     Ano: 2012

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-BA

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2012 - TJ-BA - Juiz Substituto

Com relação aos elementos da Constituição, à aplicabilidade e à interpretação das normas constitucionais, assinale a opção correta.

268076 C

O método hermenêutico-clássico, conforme representado por Ernest Forsthoff, defende que a Constituição não difere substancialmente das leis ordinárias e, por isso, deve ser interpretada pelos mesmos métodos tradicionais, como a interpretação literal, lógica, sistemática e histórica. Contudo, diante dos desafios políticos, sociais e econômicos, percebeu-se que o método jurídico clássico não era suficiente para oferecer respostas adequadas às novas demandas e complexidades emergentes na sociedade, e assim foram desenvolvidos outros métodos de interpretação Constitucional. Portanto, a alternativa “C” está correta.

Questão: 1063078

     Ano: 2019

Banca: Quadrix

Órgão: CORECON - PE

Prova:    Quadrix - 2019 - CORECON - PE - Assessor Jurídico

Em meio a embates técnicos, solicitou‐se que um assessor jurídico interpretasse determinadas normas constitucionais. Ele o fez por meio da análise, partindo do problema concreto para a norma e atribuindo à interpretação um caráter prático na busca da solução dos problemas concretizados. Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que o método de interpretação utilizado pelo assessor jurídico foi o método

1063078 E

O método de interpretação utilizado pelo assessor jurídico foi o tópico-problemático. Esse método consiste em uma abordagem interpretativa que coloca o foco principal no estudo do caso concreto em vez da norma. O intérprete procura adaptar ou adequar a norma constitucional à realidade apresentada pelo problema.

Questão: 29583

     Ano: 2007

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Petrobras

Prova:    CESPE - 2007 - Petrobras - Advogado

Segundo o método jurídico de Forsthoff, a interpretação da constituição não se distingue da interpretação de uma lei e, por isso, para se interpretar o sentido da lei constitucional, devem-se utilizar as regras tradicionais da interpretação.

29583 A

O método de interpretação Hermenêutico-Clássico, associado à Ernest Forsthoff, entende que a Constituição não difere substancialmente das leis ordinárias e, portanto, deve ser interpretada utilizando métodos tradicionais de interpretação, tais como o método literal, lógico, sistemático e histórico.

Questão: 2471032

     Ano: 2024

Banca: SELECON

Órgão: Câmara de Rondonópolis - MT

Prova:    SELECON - 2024 - Câmara de Rondonópolis - MT - Analista Legislativo - Processo Legislativo e Administrativo |

O método de desenvolvimento de pessoas que apresenta uma situação real descrita como um problema da empresa para ser analisado e desenvolvido e que permite diagnosticar esse problema e apresentar alternativas de solução, desenvolvendo habilidades de análise, comunicação e persuasão é o método de:

2471032 C

O método de desenvolvimento de pessoas que descreve uma situação real de uma empresa como um problema a ser analisado é o estudo de caso. Esse método é muito utilizado em treinamentos e programas de desenvolvimento de habilidades profissionais porque permite que os participantes enfrentem desafios reais e práticos. Eles precisam diagnosticar os problemas, analisar as várias facetas da situação e propor alternativas de solução. Ao trabalhar com estudo de caso, os participantes desenvolvem competências essenciais como a análise crítica, comunicação e persuasão. Essas habilidades são vitais no ambiente corporativo, pois permitem que os profissionais lidem com problemas de forma estruturada e eficiente.

Questão: 1062826

     Ano: 2019

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TCE-RO

Prova:    CESPE - 2019 - TCE-RO - Auditor de Controle Externo - Direito

A ferramenta de gestão que serve para definir, com clareza, determinado problema e que se embasa nas respostas às perguntas “o quê?”, “por quê?”, “quem?”, “onde?”, “quando?”, “como?” e “quanto?” denomina-se

1062826 C

O método 5W2H, embora sua sigla pareça um tanto peculiar, é essencialmente um checklist que define atividades específicas a serem realizadas com clareza e eficiência por todos os envolvidos em um projeto. Este acrônimo representa as sete diretrizes que, quando bem estabelecidas destacam quaisquer dúvidas que possam surgir ao longo de um processo ou atividade. São elas: 5W: What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando será feito?) – Who (quem será responsável por fazê-lo?) 2H: How (como será feito?) – How much (quanto custará?)