Questão: 896540

     Ano: 2018

Banca: IESES

Órgão: TJ-CE

Prova:    IESES - 2018 - TJ-CE - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção

A prática de fato típico para salvar-se de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se, é denominada de:

896540 C

O instituto do estado de necessidade, previsto no artigo 24 do Código Penal brasileiro, é uma excludente de ilicitude que permite que uma pessoa cometa um ato tipificado como crime para evitar um perigo atual que ele não provocou, nem poderia evitar por outro meio, com o intuito de proteger direito próprio ou alheio cujo sacrifício não seria razoável nas circunstâncias. Portanto, refere-se à uma situação em que uma pessoa, diante de um estado de necessidade, pratica uma conduta criminosa para proteger direito próprio ou alheio.

Questão: 1830991

     Ano: 2021

Banca: PM-MT

Órgão: PM-MT

Prova:    PM-MT - 2021 - PM-MT - Sargento da Polícia Militar |

Da ementa de julgamento de recurso em processo criminal envolvendo a condenação em primeiro grau da parte ré por tráfico internacional de drogas, perante o Tribunal Regional Federal da 3ª Região, extrai-se a seguinte narrativa: “(...) a informação da ré foi fundamental para a localização de Fulano de Tal, para a decretação de sua prisão, instauração de inquérito policial para investigar a participação de demais integrantes da organização criminosa, bem como posterior propositura do processo nº xxx contra o integrante da organização criminosa Fulano de Tal;”. Com fundamento na Lei nº 11.346/2006, conhecida como Lei de Drogas, é possível deduzir, a partir dos fatos narrados, que a parte ré

1830991 D

O indiciado ou acusado que colaborar voluntariamente com a investigação policial e o processo criminal na identificação dos demais co-autores ou partícipes do crime e na recuperação total ou parcial do produto do crime, no caso de condenação, terá pena reduzida de um terço a dois terços

Questão: 418224

     Ano: 2014

Banca: FUNIVERSA

Órgão: SEAP-DF

Prova:    FUNIVERSA - 2014 - SEAP-DF - Auditor de Controle Interno - Finanças e Controle

Em sua obra Aplicabilidade das Normas Constitucionais, José Afonso da Silva classifica as normas constitucionais, grosso modo, em: normas de eficácia plena e aplicabilidade imediata, normas de eficácia contida e aplicabilidade imediata, normas de eficácia limitada de princípio institutivo e normas de eficácia limitada de princípio programático. Conquanto amplamente utilizada, a proposta taxonômica de José Afonso da Silva foi objeto de inúmeras críticas, entre as quais se destacam, pela solidez e clareza argumentativa, aquelas feitas por Virgílio Afonso da Silva. Com fundamento na tradicional classificação de José Afonso da Silva, é correto afirmar, acerca do inciso III do art. 5.º da Constituição Federal — cuja redação é “[...] ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante” — que

418224 C

O inciso III do art. 5.º da Constituição Federal que dispõe que, “(…) ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante” se trata de norma de eficácia plena e aplicabilidade imediata. Tais normas, desde a promulgação da Constituição são automaticamente aplicáveis pelo sistema jurídico, sem a necessidade de regulamentação ou intermediação legislativa posterior.

Questão: 1950169

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: APEX Brasil

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - APEX Brasil - Perfil 4: Processos de Gestão Corporativa |

Constitui um exemplo de indicador de efetividade voltado para a análise de resultados

1950169 B

O impacto mencionado na opção correta diz respeito à mudança ou benefício que a organização causa no ambiente externo, na vida das pessoas, ou na realização de objetivos sociais mais amplos. Portanto, um indicador de efetividade deve medir exatamente esse impacto, o que valida a opção B como a correta.

Questão: 1292244

     Ano: 2018

Banca: IPEFAE

Órgão: Prefeitura de São João da Boa Vista - SP

Prova:    IPEFAE - 2018 - Prefeitura de São João da Boa Vista - SP - Auxiliar Administrativo |

Em relação ao HTTP e ao HTTPs, analise: I - HiperText Transference Protocol é o protocolo padrão para a web. II - O HTTP é inseguro, pois baseia-se apenas em texto, o que possibilita a invasores interceptarem, alterarem e roubarem as informações transferidas. III - Adiciona-se ao protocolo HTTP uma camada extra de segurança, o certificado SSL. Dos itens acima:

1292244 C

O HTTP (HyperText Transfer Protocol) é, de fato, o protocolo padrão utilizado na web. Seu principal objetivo é a transferência de dados entre o cliente (navegador) e o servidor que hospeda o website. Ele define as regras para essa comunicação. É verdade que o HTTP é considerado inseguro no que diz respeito à proteção de dados transmitidos, porque não possui mecanismos de criptografia inerentes ao protocolo, tornando a informação vulnerável a interceptações e ataques, como os de “man-in-the-middle” (homem no meio), onde um invasor pode ler ou alterar os dados enquanto eles são transferidos. Para adicionar uma camada de segurança ao HTTP, foi criado o HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure), que, como mencionado no item III, inclui a utilização de certificados SSL/TLS (Secure Sockets Layer/Transport Layer Security). Esses certificados criptografam os dados que são transferidos entre o cliente e o servidor, assegurando que mesmo se interceptados, os dados não possam ser compreendidos ou alterados sem a devida autenticação.