Questão: 849278

     Ano: 2017

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: DPE-AC

Prova:    CESPE - 2017 - DPE-AC - Defensor Público

O Conselho de Defesa Nacional

849278 E

O Conselho de Defesa Nacional é o órgão de consulta de assuntos quanto à soberania nacional e à defesa do Estado Democrático. Assim é o que dispõe a CF/88: Art. 91. O Conselho de Defesa Nacional é órgão de consulta do Presidente da República nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrático, e dele participam como membros natos (…).

Questão: 2327505

     Ano: 2023

Banca: IGEDUC

Órgão: Prefeitura de Pombos - PE

Prova:    IGEDUC - 2023 - Prefeitura de Pombos - PE - Professor PA |

Julgue o item subsequente. O conjunto vazio possui relação de pertinência com qualquer conjunto.

2327505 B

O conjunto vazio é um subconjunto dentro de qualquer conjunto. Portanto, a relação não é de pertinência. Ele não pertence, ele está contido.

Questão: 2327507

     Ano: 2023

Banca: IGEDUC

Órgão: Prefeitura de Pombos - PE

Prova:    IGEDUC - 2023 - Prefeitura de Pombos - PE - Professor PA |

Julgue o item subsequente. Ao determinar o conjunto das partes do conjunto vazio obtemos um conjunto com 1 elemento.

2327507 A

O conjunto das partes de um conjunto X, denotado por P(X), é o conjunto que contém todos os subconjuntos de X, incluindo o conjunto vazio e X em si. Para qualquer conjunto X, o conjunto das partes terá 2^n elementos, onde n é o número de elementos em X. Como o conjunto vazio nao tem elemento mas ele é subconjunto dele mesmo, temos: Isso significa que o conjunto das partes do conjunto vazio tem um elemento, que é o conjunto vazio em si. Essa é a razão pela qual a afirmação é verdadeira nesse contexto específico.

Questão: 353477

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PC-DF

Prova:    CESPE - 2013 - PC-DF - Agente de Polícia

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgou, em 2013, dados a respeito da violência contra a mulher no país. Com base em dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, o instituto apresentou uma estimativa de mulheres mortas em razão de violência doméstica. Alguns dos dados apresentados nesse estudo são os seguintes: ▶ mais da metade das vítimas eram mulheres jovens, ou seja, mulheres com idade entre 20 e 39 anos: 31% estavam na faixa etária de 20 a 29 anos e 23% na faixa etária de 30 a 39 anos; ▶ 61% das vítimas eram mulheres negras; ▶ grande parte das vítimas tinha baixa escolaridade: 48% cursaram até o 8.º ano. Com base nessas informações e considerando que V seja o conjunto formado por todas as mulheres incluídas no estudo do IPEA; A ⊂ V, o conjunto das vitimas jovens; B ⊂ V, o conjunto das vitimas negras; e C ⊂ V, o conjunto das vítimas de baixa escolaridade — vítimas que cursaram até o 8.º ano —, julgue o item que se segue. Se VC for o conjunto complementar de C em V, então (VC) ⋂ A será um conjunto não vazio.

353477 A

O conjunto complementar de C em V (ou V – C) será composto pelo conjunto das vítimas jovens e pelo conjunto das vítimas negras, ou seja, VC = A U B. Sendo assim (A U B) ∩ A = A,

Questão: 2519253

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Câmara de Maceió - AL

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - Câmara de Maceió - AL - Apoio Administrativo |

Julgue o item subsequente, a respeito de gestão de pessoas. As situações de conflito requerem que o líder saiba identificar o que está certo ou errado e, caso as divergências sejam apenas interpessoais, o correto é ignorá-las.

2519253 B

O conflito pode estar presente e não significa que ele seja necessariamente ruim, desde que os comunicadores estejam predispostos a ouvir os argumentos de seus interlocutores. Na dinâmica organizacional, o conflito é algo muito comum, principalmente no trabalho com equipes. O gerente deve estar preparado para gerenciar os embates e as situações conflituosas. A sua intervenção é fundamental para evitar a desintegração do grupo e canalizar as energias para a ação produtiva. Alguns procedimentos podem ser observados para a resolução eficaz dos conflitos: Construa uma atmosfera favorável ao diálogo. Mantenha o clima de respeito. Identifique a causa do problema. Identifique e interprete as percepções. Relativize seu ponto de vista e se coloque no lugar do outro. Seja construtivo ao fazer críticas. Aja sempre no sentido de eliminar as causas do conflito. Quando estiver errado, reconheça o seu erro. Procure soluções, não culpados. Considere as experiências já vivenciadas. Analise e escolha a melhor solução. Estabeleça soluções integradas ou de benefícios mútuos. Não adie o enfrentamento de problemas nem os esconda. Aja com resiliência. Aperfeiçoe sua capacidade de interação e comunicação Negociação Ao tratarmos do conflito como fenômeno relacional, além da comunicação, as partes precisam negociar, caso queiram chegar a uma solução integrada ou com benefícios mútuos. No processo de gerenciamento e, sobretudo, no trabalho em equipe, a negociação é um recurso indispensável. Ela é essencial para manter a coesão do grupo e o foco nos objetivos comuns. Portanto, é fundamental que os gerentes desenvolvam habilidades nessa área. Estágios da Negociação A negociação pode ser dividida em vários estágios. ACUFF (1993, apud MARTINELLI, 2002), por exemplo, define os seguintes estágios: 1) Orientação e busca dos fatos: trata-se do estágio mais crítico de uma negociação, e nem sempre se dá a ele a devida atenção; 2) Resistência: pode ser uma parte penosa da negociação, porém não se deve deixar abalar com a resistência que eventualmente se encontra; 3) Reformulação das estratégias: nessa fase, a principal característica é a da revisão das estratégias, que deve ser feita continuamente; 4) Barganha e tomada de decisões: essa fase da barganha é muito questionada por alguns, que defendem que a barganha não deve acontecer num processo de negociação, devendo-se buscar atender aos interesses das partes envolvidas; 5) Acordo: trata-se da etapa da garantia da compreensão mútua quanto a todos os detalhes que foram negociados e deverão ser cumpridos; 6) Acompanhamento: constitui-se no estabelecimento do estágio para a próxima negociação a ser executada