Questão: 2630621

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CAPES

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CAPES - Analista em Ciência e Tecnologia - Especialidade: Estatística |

No que diz respeito às principais abordagens da administração, às reformas administrativas e à nova gestão pública, julgue os próximos itens. A elevação dos níveis de produtividade, por meio de métodos e técnicas da engenharia industrial, caracteriza uma das pretensões originais da administração científica.

2630621 A

A afirmação está correta, pois expressa com precisão o propósito central da Administração Científica, que é a aplicação de métodos e técnicas específicas para aumentar a produtividade. Frederick Taylor defendia que, ao empregar princípios científicos na gestão do trabalho, seria possível obter resultados significativamente melhores em comparação com os métodos tradicionais.

Para uma compreensão mais clara, é fundamental lembrar os quatro princípios fundamentais propostos por Taylor:

1 – Substituição de Métodos Empíricos por Científicos: Adotar práticas baseadas em estudos e análises, em vez de depender apenas da experiência e intuição.

2 – Seleção Científica e Treinamento dos Trabalhadores: Garantir que os trabalhadores sejam escolhidos com base em suas aptidões e que recebam treinamento adequado.

3 – Colaboração Estreita entre Trabalhadores e Gerentes: Promover uma relação de cooperação, onde ambas as partes trabalham em harmonia para alcançar os melhores resultados.

4 – Distribuição Equitativa de Responsabilidades: Estabelecer uma divisão clara de tarefas entre gerentes e trabalhadores, onde os gerentes planejam e supervisionam, enquanto os trabalhadores executam.

Questão: 3324759

     Ano: 2025

Banca: Quadrix

Órgão: CRF-MS

Prova:    Quadrix - 2025 - CRF-MS - Farmacêutico Fiscal |

Com base na Lei Federal nº 10.357/2001, assinale a opção que apresenta uma sanção administrativa prevista nesse Código.

3324759 B

Lei Federal nº 10.357/2001, Art. 14. O descumprimento das normas estabelecidas nesta Lei, independentemente de responsabilidade penal, sujeitará os infratores às seguintes medidas administrativas, aplicadas cumulativa ou isoladamente:

I – advertência formal;

II – apreensão do produto químico encontrado em situação irregular;

III – suspensão ou cancelamento de licença de funcionamento;

IV – revogação da autorização especial; e

V – multa de R$ 2.128,20 (dois mil, cento e vinte e oito reais e vinte centavos) a R$ 1.064.100,00 (um milhão, sessenta e quatro mil e cem reais).

Questão: 3291235

     Ano: 2025

Banca: FAFIPA

Órgão: Prefeitura de Araucária - PR

Prova:    FAFIPA - 2025 - Prefeitura de Araucária - PR - Guarda Municipal |

A Lei nº 10.826, também conhecida como Estatuto do Desarmamento, traz como ementa: "Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas – Sinarm, define crimes e dá outras providências." De acordo com o teor da referida Lei, considere as assertivas a seguir. I. É obrigatório o registro de arma de fogo no órgão competente. II. A empresa que comercializa armas de fogo, acessórios e munições responde legalmente por essas mercadorias, ficando registradas como de sua propriedade enquanto não forem vendidas. III. O certificado de Registro de Arma de Fogo, com validade em todo o território nacional, autoriza o seu proprietário a manter a arma de fogo exclusivamente no interior de sua residência ou domicílio, ou dependência desses, ou, ainda, no seu local de trabalho, desde que seja ele o titular ou o responsável legal pelo estabelecimento ou empresa. IV. Possuir ou manter sob sua guarda arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, em desacordo com determinação legal ou regulamentar, no interior de sua residência ou dependência desta, ou, ainda no seu local de trabalho, desde que seja o titular ou o responsável legal do estabelecimento ou empresa: Pena – reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, ou multa. Está CORRETO o que se afirma em:

3291235 A

I – Correta. Lei nº 10.826/2003, Art. 3o É obrigatório o registro de arma de fogo no órgão competente. II – Correta. Lei nº 10.826/2003, Art. 4o, § 4o A empresa que comercializa armas de fogo, acessórios e munições responde legalmente por essas mercadorias, ficando registradas como de sua propriedade enquanto não forem vendidas. III – Correta. Lei nº 10.826/2003, Art. 5o O certificado de Registro de Arma de Fogo, com validade em todo o território nacional, autoriza o seu proprietário a manter a arma de fogo exclusivamente no interior de sua residência ou domicílio, ou dependência desses, ou, ainda, no seu local de trabalho, desde que seja ele o titular ou o responsável legal pelo estabelecimento ou empresa. IV – Incorreta. Lei nº 10.826/2003, Art. 12. Possuir ou manter sob sua guarda arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, em desacordo com determinação legal ou regulamentar, no interior de sua residência ou dependência desta, ou, ainda no seu local de trabalho, desde que seja o titular ou o responsável legal do estabelecimento ou empresa: Pena – detenção, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.

Questão: 3290820

     Ano: 2025

Banca: ADM&TEC

Órgão: Prefeitura de João Alfredo - PE

Prova:    ADM&TEC - 2025 - Prefeitura de João Alfredo - PE - Agente Municipal de Segurança (Guarda Municipal) |

A Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento) disciplina registros, posse e comercialização de armas de fogo e munições. De que modo essa norma impacta a atividade da guarda municipal?

3290820 C

Lei 10.826/03, Art. 6o É proibido o porte de arma de fogo em todo o território nacional, salvo para os casos previstos em legislação própria e para: (…) III – os integrantes das guardas municipais das capitais dos Estados e dos Municípios com mais de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, nas condições estabelecidas no regulamento desta Lei; (Expressões declaradas inconstitucionais pela ADIN 5538) (Vide ADIN 5948) (Vide ADC 38) (…) § 3o A autorização para o porte de arma de fogo das guardas municipais está condicionada à formação funcional de seus integrantes em estabelecimentos de ensino de atividade policial, à existência de mecanismos de fiscalização e de controle interno, nas condições estabelecidas no regulamento desta Lei, observada a supervisão do Ministério da Justiça. (Redação dada pela Lei nº 10.884, de 2004)

Questão: 3260315

     Ano: 2025

Banca: MPE-SP

Órgão: MPE-SP

Prova:    MPE-SP - 2025 - MPE-SP - Promotor de Justiça |

Um jovem de 20 anos foi à casa da vítima, um jovem de 28 anos, para devolver-lhe uma arma de fogo que guardava a pedido dela. Também a pedido da vítima, que queria produzir um vídeo, o jovem de 20 anos começou a dançar com a arma em uma das mãos e um copo de bebida alcoólica na outra, quando “a arma disparou” e atingiu a vítima mortalmente. Os fatos narrados são reais, recentes e recorrentes, bem como evidenciam a necessidade contínua do controle da comercialização, do registro e da posse de armas de fogo, para que o manuseio seja responsável e efetuado apenas por quem tiver preparo e condições de fazê-lo. Com esse propósito, a Lei n o 10.826/2003 dispõe sobre o registro, a posse e a comercialização de armas de fogo e munição, além de definir crimes, que têm justamente o escopo de coibir ações como a narrada inicialmente, a qual, afinal, produziu resultados e consequências que extrapolaram os limites da referida lei e poderiam ter sido evitados se sua aplicação tivesse efetivamente ocorrido no tempo oportuno. Diante do conteúdo do enunciado e sob a perspectiva da normativa criminalizadora contida na Lei n o 10.826/2003, assinale a alternativa incorreta .

3260315 B

A Lei nº 10.826/2003 estabelece sanções que incluem penas de reclusão, detenção e multa, variando conforme a infração cometida. Um exemplo é o crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido (art. 12), que está sujeito à pena de detenção, de 1 a 3 anos, e multa.