Questão: 57601

     Ano: 2007

Banca: FCC

Órgão: MPU

Prova:    FCC - 2007 - MPU - Analista - Orçamento |

São considerados expressamente pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 como direitos sociais, dentre outros, a

57601 C

O artigo 6º da CR/88 descreve expressamente os direitos sociais e, dentre eles, destaca a segurança e o lazer descritos na alternativa “C”. “Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”.

Questão: 322295

     Ano: 2013

Banca: UEPA

Órgão: PC-PA

Prova:    UEPA - 2013 - PC-PA - Delegado de Polícia

Dispondo sobre os direitos e garantias fundamentais dos brasileiros e estrangeiros residentes no país, a Constituição de 1988, em seu art. 5º, XLVIII, determina que “a pena será cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado”. Esta norma garante o princípio:

322295 D

O artigo 5º, inciso XLVIII, da Constituição Federal estabelece ue a pena deverá ser cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado. Essa disposição constitucional reforça a necessidade de individualizar a execução penal, buscando adeuar as condições de cumprimento da pena às características específicas de cada pessoa condenada.

Questão: 1152040

     Ano: 2018

Banca: VUNESP

Órgão: Câmara de São Joaquim da Barra - SP

Prova:    VUNESP - 2018 - Câmara de São Joaquim da Barra - SP - Procurador Jurídico

A Carta Magna estabelece que nenhuma pena passará da pessoa do condenado,

1152040 E

O artigo 5º, inciso XLV, da CR/88, estabelece ue, “nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido”.

Questão: 216388

     Ano: 2012

Banca: FCC

Órgão: TCE-AP

Prova:    FCC - 2012 - TCE-AP - Técnico de Controle Externo

Em relação à liberdade de crença, estabelece a Constituição que

216388 B

O artigo 5º, inciso VIII, da CR/88, assegura ue ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e se recusar a cumprir prestação alternativa, fixada em lei. O artigo 15, inciso IV, da CR/88, por sua vez, prevê a perda ou suspensão de direitos políticos na hipótese de recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, inciso VIII, da CR/88, citado anteriormente. Percebe-se, pois, ue embora a liberdade de crença seja protegida, ela não é absoluta, de forma ue alguém a utilize para se eximir de obrigações impostas a todos os cidadãos.

Questão: 1202684

     Ano: 2020

Banca: IBADE

Órgão: Prefeitura de Linhares - ES

Prova:    IBADE - 2020 - Prefeitura de Linhares - ES - Analista de Controle Interno - Direito

Conceder-se-á mandado de segurança:

1202684 E

O artigo 5º, inciso LXIX, da CR/88, dispõe ue, “conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líuido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, uando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público”. Importante destacar a Lei n. 12.016/09, ue disciplina o mandado de segurança individual e coletivo, mais precisamente o seu artigo 5º: “Art. 5º Não se concederá mandado de segurança uando se tratar: I – de ato do ual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de caução; II – de decisão judicial da ual caiba recurso com efeito suspensivo; III – de decisão judicial transitada em julgado”.