Questão: 19478

     Ano: 2009

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRT - 17ª Região (ES)

Prova:    CESPE - 2009 - TRT - 17ª Região (ES) - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados

O vale-transporte tem natureza salarial.

19478 B

O art. 2º da Lei 7.418/85 estabelece que o vale transporte não tem natureza salarial e nem se incorpora à remuneração para quaisquer efeitos. Ele não constitui base de incidência de contribuição previdenciária ou FGTS. E, também, não se configura como rendimento tributável do trabalhador.

Questão: 2182290

     Ano: 2023

Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura de Palmas - TO

Prova:    VUNESP - 2023 - Prefeitura de Palmas - TO - Guarda Metropolitano |

Tendo em conta os crimes previstos do Estatuto do Desarmamento, assinale a alternativa correta.

2182290 C

O art. 19 determina que os crimes de COMÉRCIO ILEGAL DE ARMA DE FOGO e de TRÁFICO INTERNACIONAL DE ARMA DE FOGO tenham as penas aumentadas de metade quando a arma de fogo, acessório ou munição forem de uso RESTRITO ou PROIBIDO

Questão: 792440

     Ano: 2017

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRE-PE

Prova:    CESPE - 2017 - TRE-PE - Analista  Judiciário - Área Judiciária

Em relação ao Ministério Público Eleitoral (MPE), assinale a opção correta.

792440 B

O art. 18, parágrafo único do Código Eleitoral prescreve que “exercerá as funções de Procurador Geral, junto ao Tribunal Superior Eleitoral, o Procurador Geral da República, funcionando, em suas faltas e impedimentos, seu substituto legal”. Sendo que “o Procurador Geral poderá designar outros membros do Ministério Público da União, com exercício no Distrito Federal, e sem prejuízo das respectivas funções, para auxiliá-lo junto ao Tribunal Superior Eleitoral, onde não poderão ter assento”.

Questão: 61801

     Ano: 2008

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPE-RO

Prova:    CESPE - 2008 - MPE-RO - Promotor de Justiça |

Acerca da organização e do funcionamento da justiça eleitoral e do Ministério Público Eleitoral, assinale a opção correta.

61801 A

O art. 18 do Código Eleitoral determina que “exercerá as funções de Procurador Geral, junto ao Tribunal Superior Eleitoral, o Procurador Geral da República, funcionando, em suas faltas e impedimentos, seu substituto legal”.

Questão: 842151

     Ano: 2017

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: DPU

Prova:    CESPE - 2017 - DPU - Defensor Público Federal

O item a seguir, a respeito de crimes contra o patrimônio, apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada à luz da doutrina e da jurisprudência pertinentes. Maria não informou ao INSS o óbito de sua genitora e continuou a utilizar o cartão de benefício de titularidade da falecida pelo período de dez meses. Nessa situação, Maria praticou estelionato de natureza previdenciária, classificado, em decorrência de sua conduta, como crime permanente, de acordo com o entendimento do STJ.

842151 B

O art. 171, §3° prevê o estelionato praticado contra entidades de direito público, abrangendo instituições mencionadas na norma penal. Nessas situações, a pena é aumentada em um terço. § 3º – A pena aumenta-se de um terço, se o crime é cometido em detrimento de entidade de direito público ou de instituto de economia popular, assistência social ou beneficência. Normalmente, esse tipo de estelionato é direcionado ao INSS (mediante fraudes para obter benefícios previdenciários indevidos), sendo comumente denominado de “estelionato previdenciário”.