Questão: 808340

     Ano: 2016

Banca: IBFC

Órgão: EBSERH

Prova:    IBFC - 2016 - EBSERH - Assistente Social - (HU-FURG)

Assinale a alternativa correta. Conforme Behring;Boschetti (2010) nos colocam, o ano de 1923 foi especialmente importante para a política social posto que, nele tivemos a aprovação da Lei Elói Chaves. Tal legislação apresentou uma especificidade, sendo essa:

808340 E

O ano de 1923 é chave para a compreensão do formato da política social brasileira: aprova-se a lei Eloy Chaves, que institui a obrigatoriedade de criação de Caixas de Aposentadoria e Pensões para algumas categorias de trabalhadores.

Questão: 90191

     Ano: 2011

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRE-ES

Prova:    CESPE - 2011 - TRE-ES - Técnico Judiciário - Área Administrativa - Específicos

O analfabeto possui capacidade eleitoral passiva.

90191 B

O analfabeto possui capacidade eleitoral ativa (facultativa), e não passiva: CR/88, art. 14 (…) § 4º – “São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos”.

Questão: 150767

     Ano: 2008

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PC-TO

Prova:    CESPE - 2008 - PC-TO - Delegado de Polícia

Considerando o que dispõem as normas a respeito dos direitos políticos e partidos políticos constantes da Constituição Federal, julgue os seguintes itens. Os analfabetos são inelegíveis, salvo se exercerem o direito de alistabilidade.

150767 B

O analfabeto é inelegível e ele possui a faculdade de alistar-se e de votar. Dispõe a CF/88: “Art. 14. (…) § 1º O alistamento eleitoral e o voto são: I – obrigatórios para os maiores de dezoito anos; II – facultativos para: a) os analfabetos; (…) § 4º São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos”.

Questão: 855210

     Ano: 2017

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRE-TO

Prova:    CESPE - 2017 - TRE-TO - Técnico Judiciário - Área Administrativa

O Código Eleitoral prevê exceção ao alistamento eleitoral obrigatório no Brasil aos cidadãos

855210 C

O alistamento eleitoral e suas exceções são tratadas tanto pela Constituição Federal (art. 14, §§ 1º e 2º, CF/88), quanto pelo Código Eleitoral (art. 6º, inciso I, CE), a seguir: Art. 14. (…) § 1º O alistamento eleitoral e o voto são: I – obrigatórios para os maiores de dezoito anos; II – facultativos para: a) os analfabetos; b) os maiores de setenta anos; c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos. § 2º Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos. (…) Art. 6º O alistamento e o voto são obrigatórios para os brasileiros de um e outro sexo, salvo: I – quanto ao alistamento: a) os inválidos; b) os maiores de setenta anos; c) os que se encontrem fora do país; (…) A partir da leitura dos diplomas legais percebe-se que os códigos abordam o alistamento de maneira distinta. Na prática, deve ser observada as previsões feitas pela Constituição, uma vez que é hierarquicamente superior ao Código Eleitoral. Contudo, o enunciado da questão se refere especificamente ao Código Eleitoral, assim, a exceção ao alistamento obrigatório no Brasil aplica-se aos cidadãos que se encontram fora do país de acordo com o artigo 6.º, inciso I, alínea “c”, do Código Eleitoral, o que torna CORRETA a alternativa C.

Questão: 99685

     Ano: 2007

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: DPU

Prova:    CESPE - 2007 - DPU - Defensor Público Federal

Considerando o art. 14 da CF, julgue os seguintes itens. O alistamento eleitoral é obrigatório para todos os que tiverem idade superior a 18 anos.

99685 B

O alistamento eleitoral é obrigatório para maiores de 18 anos, contudo há exceções que estão previstas no artigo 14, inciso II, da Constituição Federal, assim, não são todas as pessoas que possuem idade superior a 18 anos que são obrigados ao alistamento eleitoral, conforme verifica-se a partir da leitura da norma: Art. 14. (…) § 1º O alistamento eleitoral e o voto são: I – obrigatórios para os maiores de dezoito anos; II – facultativos para: a) os analfabetos; b) os maiores de setenta anos; c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.