Questão: 289348

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRE-MS

Prova:    CESPE - 2013 - TRE-MS - Analista Judiciário - Área Administrativa

Acerca das sanções penais para crimes praticados em licitações, assinale a opção correta.

289348 D

Lei nº 14.133/2021: Art. 73. Na hipótese de contratação direta indevida ocorrida com dolo, fraude ou erro grosseiro, o contratado e o agente público responsável responderão solidariamente pelo dano causado ao erário, sem prejuízo de outras sanções legais cabíveis.

Questão: 260568

     Ano: 2012

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-AL

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2012 - TJ-AL - Analista Judiciário - Área Administrativa |

Na gestão de estoques, o método mais indicado para movimentação e avaliação de estoques cujas mercadorias têm prazo de validade é o

260568 A

O método FEFO (First Expired, First Out) é empregado prioritariamente no manuseio de itens perecíveis ou que possuem data de validade definida. Essa metodologia garante que os produtos com o vencimento mais próximo sejam priorizados para uso ou comercialização, reduzindo assim as chances de perdas causadas pelo vencimento dos mesmos.

Questão: 104040

     Ano: 2011

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-ES

Prova:    CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Área Administrativa - Específicos - 01 |

Acerca da gestão de contratos e processos licitatórios, julgue os itens de 12 a 17. O acompanhamento da execução de contratos está condicionado à escolha das garantias por parte do contratado, entre as modalidades previstas em lei.

104040 B

Lei nº 14.133/2021: Art. 117. A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por 1 (um) ou mais fiscais do contrato, representantes da Administração especialmente designados conforme requisitos estabelecidos no art. 7º desta Lei, ou pelos respectivos substitutos, permitida a contratação de terceiros para assisti-los e subsidiá-los com informações pertinentes a essa atribuição. Assim, não existe qualquer condição para o acompanhamento da execução de contratos.

Questão: 80349

     Ano: 2010

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: ABIN

Prova:    CESPE - 2010 - ABIN - Agente Técnico de Inteligência - Área de Administração

Acerca da administração de estoques, julgue os itens seguintes. No planejamento de um inventário devem ser incluídos a convocação e o treinamento das equipes inventariantes, bem como a arrumação física dos estoques e a preparação dos cartões de inventário, ou instrumento similar.

80349 A

Planejamento do inventário

Convocação das equipes de inventariantes – Devem ser formadas duas equipes: uma responsável pela contagem inicial, chamada de equipe de reconhecimento, e outra encarregada da segunda verificação, ou seja, a equipe de revisão;

Arrumação física – A disposição dos materiais deve ser planejada para facilitar e agilizar o processo de contagem;

Cartão de inventário – Utilizado como instrumento para registrar as informações obtidas durante o levantamento;

Atualização dos registros de estoque – Os dados referentes às entradas, saídas e saldos devem estar atualizados até a data programada para o inventário. Nesse mesmo dia, todas as movimentações de materiais devem ser interrompidas;

Contagem dos itens em estoque – Cada produto deve, obrigatoriamente, ser contado duas vezes: inicialmente pela equipe de reconhecimento e, em seguida, pela equipe de revisão. O coordenador do inventário será o responsável por conferir se os números obtidos batem. Caso haja divergência entre as contagens, o item deverá passar por uma nova verificação feita por uma equipe distinta;

Reconciliação e ajustes – Quando houver diferenças nos dados, os setores responsáveis deverão apresentar justificativas por escrito por meio de um relatório, explicando as variações encontradas.

Questão: 50443

     Ano: 2009

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: ANTAQ

Prova:    CESPE - 2009 - ANTAQ - Analista Administrativo - Arquivologia |

Acerca da legislação arquivística brasileira, julgue os itens de 109 a 120. Organizadas sob a forma de sistema, as atividades de gestão de documentos no âmbito da administração pública federal fazem parte do Sistema de Serviços Gerais (SISG).

50443 B

O SISG corresponde a um sistema que compreende os serviços gerais no âmbito da administração pública federal, incluindo áreas como transporte, segurança, comunicações administrativas, entre outras. Apesar de sua relevância, ele não tem como atribuição a gestão de documentos.

Na realidade, as ações voltadas para a gestão de documentos na administração pública federal estão inseridas no Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA). O SIGA é o sistema responsável exclusivamente por tratar da gestão documental, estabelecendo normas para a criação, tramitação, utilização, avaliação e destino final dos documentos arquivísticos.