Questão: 1691973

     Ano: 2020

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2020 - Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE - Assistente Administrativo |

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Recrutamento interno consiste no preenchimento de vagas disponíveis com profissionais que já fazem parte do quadro funcional da organização. Nessa abordagem, dá-se preferência aos colaboradores da casa, partindo-se do princípio de que eles já estão familiarizados com os processos e a cultura da empresa. Esse tipo de recrutamento se dá por meio de promoções ou transferências para novos cargos ou funções.

Entretanto, o recrutamento interno apresenta algumas desvantagens, tais como:

– Pode gerar expectativas elevadas no colaborador interessado, o que pode interferir negativamente em seu desempenho na função atual;

– Existe o risco de tensões e rivalidades entre colegas de trabalho;

– Um bom desempenho em um cargo não garante que o mesmo colaborador terá igual rendimento em outro;

– Esse modelo limita a entrada de novos talentos, restringindo o acesso a pessoas com experiências externas;

– Pode causar frustração e reações negativas por parte dos colaboradores que não forem selecionados para a vaga;

– A inovação e a criatividade da equipe podem ser prejudicadas pela ausência de perspectivas externas;

– Há uma limitação no número de candidatos, já que apenas os internos participam da seleção;

– Alguns gestores podem apresentar resistência em liberar colaboradores com bom desempenho para outras áreas da organização;

– A movimentação interna gera um novo posto vago, já que a função anterior do profissional promovido ou transferido precisa ser novamente ocupada.

Questão: 1691962

     Ano: 2020

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2020 - Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE - Auxiliar de Arquivo |

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Embora os conceitos de gestão do conhecimento e gestão da informação possam parecer semelhantes à primeira vista, suas definições se distinguem claramente em relação a seus propósitos. A gestão da informação se refere à administração de dados que são colocados em contexto, como, por exemplo, uma ata de reunião no âmbito de uma comissão. Já a gestão do conhecimento envolve uma análise intelectual das informações com o intuito de gerar novo conhecimento a partir delas. Um exemplo disso seria a avaliação de um conjunto de documentos contendo mapas arquitetônicos para desenvolver um modelo arquitetônico sustentável inovador.

Este assunto explora as diferenças e similaridades entre gestão do conhecimento e gestão da informação.

I. Os mapas do conhecimento têm como objetivo representar graficamente o conhecimento relacionado a uma atividade específica. Correto.

II. O conhecimento tácito refere-se à construção individual e pessoal que uma pessoa desenvolve sobre um tema particular. Por outro lado, a gestão da informação é voltada para o conhecimento explícito, que lida com signos, como sons e palavras. Incorreto.

III. A decisão depende do objetivo inicial: se for desejado um resultado específico em uma única competência, o foco deve ser direcionado a isso. Se a intenção for mais ampla, pode-se aplicar a diversas competências. Correto.

IV. Embora as áreas de atuação, os objetos e as atividades realizadas sejam distintos, isso não implica que haja uma divergência entre elas. A gestão da informação produz dados, enquanto a gestão do conhecimento transforma esses dados em novas informações. Existe uma diferenciação, mas uma não substitui a outra. Incorreto.

Questão: 1678799

     Ano: 2021

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CODEVASF

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2021 - CODEVASF - Analista em Desenvolvimento Regional - Psicologia |

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Assistencialistas – que amenizam apenas os problemas

Ergonomia – é a postura e o conforto ao trabalho, atua na causa dos problemas

Questão: 1678785

     Ano: 2021

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CODEVASF

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2021 - CODEVASF - Analista em Desenvolvimento Regional - Psicologia |

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Definir estratégias para a resolução de conflitos é, de fato, uma etapa do processo em que as partes envolvidas escolhem as táticas que irão orientar suas ações. Nessa fase, as partes analisam como abordarão a situação, considerando as alternativas disponíveis para resolver o conflito e alcançar um acordo. Sendo assim, a afirmação está correta.

Questão: 1651291

     Ano: 2010

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: EMBASA

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2010 - EMBASA - Analista de Saneamento - Administração |

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O gestor que estimula a inclusão dos colaboradores nas decisões por ele adotadas está em conformidade com os princípios do modelo de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), desenvolvido por Nadler e Lawler. Tal abordagem enfatiza a relevância de proporcionar um ambiente organizacional em que os trabalhadores se sintam reconhecidos e comprometidos com suas atividades. Um dos caminhos para atingir esse objetivo é por meio da participação efetiva dos empregados nos processos decisórios da organização. Essa prática contribui não apenas para o aumento da satisfação e do bem-estar dos profissionais, mas também promove ganhos em termos de desempenho e estímulo no trabalho.