Questão: 955097

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: FUB

Prova:    CESPE - 2018 - FUB - Administrador

Julgue o próximo item, relativo ao modelo de gestão adotado na administração pública brasileira desde 1930. Os princípios representativos da nova administração pública incluem o controle de resultados, os indicadores de desempenho e o uso de práticas que se originaram na administração privada.

955097 A

No Brasil, de acordo com Paludo, o surgimento do novo modelo de administração gerencial teve início durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995). Esse modelo tinha como objetivo central a ideia de que o Estado deveria coordenar e regular a economia, marcando assim o início da reforma administrativa em direção ao modelo gerencial. De fato, um dos propósitos do gerencialismo foi alterar o foco do sistema existente, a burocracia, que priorizava os meios em vez dos resultados. Essa transformação visou estabelecer condições institucionais para que os administradores públicos e políticos pudessem gerenciar o Estado com maior autonomia e responsabilidade, adotando um controle posterior como abordagem. Dessa forma, o gerencialismo não apenas modificou o enfoque do controle, mas também implementou indicadores para avaliar se os resultados estavam sendo alcançados de maneira eficiente, eficaz e efetiva.

Questão: 425803

     Ano: 2014

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Polícia Federal

Prova:    CESPE - 2014 - Polícia Federal - Conhecimentos Básicos - Nível Superior

No que se refere aos princípios fundamentais e à organização do Estado brasileiro, julgue o próximo item. O estabelecimento pela CF de que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos seus termos, evidencia a adoção da democracia semidireta ou participativa.

425803 A

No Brasil, adota-se o regime político de democracia semidireta, no qual algumas decisões são tomadas pelos representantes eleitos e outras são tomadas diretamente pelo povo. Entre as formas de participação direta da população estão os plebiscitos, referendos e iniciativas populares, conforme estabelecido no artigo 14, I, II e III da Constituição Federal.

Questão: 1753169

     Ano: 2021

Banca: VUNESP

Órgão: CODEN - SP

Prova:    VUNESP - 2021 - CODEN - SP - Advogado |

Assinale a alternativa correta a respeito do controle de constitucionalidade.

1753169 A

No Brasil adota-se a teoria da nulidade do ato inconstitucional, que entende que norma já nasce eivada de nulidade. Assim, a declaração de inconstitucionalidade, em regra, possui efeito retroativo (ex tunc), ou seja, declara a inconstitucionalidade do ato impugnado e retira todos os seus efeitos desde o início de sua vigência.

Questão: 26064

     Ano: 2010

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRE-MT

Prova:    CESPE - 2010 - TRE-MT - Técnico Judiciário - Área Administrativa |

Em uma eleição ocorrida no Brasil na década de 60 do século passado, Jânio Quadros, candidato a presidente da República por certo partido, elegeu-se, mas teve como vice-presidente João Goulart, candidato por uma aliança oposta àquela que elegeu o presidente. No atual sistema eleitoral brasileiro, tal situação

26064 C

No atual sistema eleitoral brasileiro, tal situação seria impossível, porque a eleição do presidente importa a do candidato a vice-presidente com ele registrado, conforme determina o artigo 2º, §4º, da Lei 9.504/97: “Art. 2º Será considerado eleito o candidato a Presidente ou a Governador que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos. (…) § 4º A eleição do Presidente importará a do candidato a Vice-Presidente com ele registrado, o mesmo se aplicando à eleição de Governador”.

Questão: 1268116

     Ano: 2018

Banca: FAURGS

Órgão: UFCSPA - RS

Prova:    FAURGS - 2018 - UFCSPA - RS - Administrador |

Entre os desafios da Administração Pública está a modernização da gestão do setor público, ou accountability . Quanto ao significado desse termo, assinale a alternativa correta.

1268116 C

No accountability, há a responsabilidade de prestar contas por parte de uma autoridade que utiliza recursos, uma vez que esses recursos pertencem a terceiros, e o agente é apenas um administrador.