Questão: 281612

     Ano: 2012

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Câmara dos Deputados

Prova:    CESPE - 2012 - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Técnica Legislativa

O presidente da República poderá solicitar urgência para apreciação de projeto de sua iniciativa. No caso de a Câmara dos Deputados e o Senado Federal não se manifestarem, cada qual, sucessivamente, em até quarenta e cinco dias, será a proposição incluída na ordem do dia, sobrestando-se toda e qualquer deliberação legislativa que esteja tramitando na respectiva casa até que se encerre a votação do projeto em regime de urgência.

281612 B

Não há o sobrestamento de toda e qualquer deliberação legislativa que esteja tramitando na respectiva casa até que se encerre a votação do projeto em regime de urgência, existe exceção prevista na Constituição Federal: Art. 64.” A discussão e votação dos projetos de lei de iniciativa do Presidente da República, do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores terão início na Câmara dos Deputados. § 1º – O Presidente da República poderá solicitar urgência para apreciação de projetos de sua iniciativa. § 2º Se, no caso do § 1º, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal não se manifestarem sobre a proposição, cada qual sucessivamente, em até quarenta e cinco dias, sobrestar-se-ão todas as demais deliberações legislativas da respectiva Casa, com exceção das que tenham prazo constitucional determinado, até que se ultime a votação”.

Questão: 2466445

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPE-GO

Prova:    

A respeito dos direitos e deveres individuais e coletivos estabelecidos na CF e da classificação quanto à aplicabilidade das normas constitucionais segundo a doutrina majoritária, julgue o item a seguir. Qualquer cidadão, desde que assistido pelo Ministério Público, é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor responsável pelo pagamento das custas judiciais e pelo ônus da sucumbência.

2466445 B

Não há necessidade de assistência por parte do MP, pois qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular. E somente arcará com as custas judiciais mais os ônus da sucumbência caso seja comprovada má-fé.

Questão: 2355072

     Ano: 2024

Banca: Quadrix

Órgão: CRMV-CE

Prova:    Quadrix - 2024 - CRMV-CE - Agente Fiscal | Quadrix - 2024 - CRMV-CE - Assistente Administrativo |

Considerando‑se a tipologia os sentidos do texto e seus aspectos linguísticos julgue o item. Há um erro de concordância de gênero no trecho “com a atividade econômica do estabelecimentos fiscalizados” (linhas 45 e 46).

2355072 B

Não há erro de concordância de gênero e sim numeral. Com a atividade econômica do Estabelecimentos Fiscalizados. ( dos estabelecimentos fiscalizados)

Questão: 2324232

     Ano: 2023

Banca: FGV

Órgão: Câmara dos Deputados

Prova:    FGV - 2023 - Câmara dos Deputados - Consultor Legislativo - Área XX - Tarde |

A maioria dos textos descritivos mostra uma preparação textual. Assinale a opção em que o segmento descritivo é introduzido sem qualquer segmento preparatório.

2324232 D

Não fiquei surpreso nem desagradado ao ver Maria Clara sentada à mesa grande entre os convidados da festa. Relata diretamente que alguém não estava satisfeito com o ocorrido na festa).

Questão: 90220

     Ano: 2011

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRE-ES

Prova:    CESPE - 2011 - TRE-ES - Técnico Judiciário - Área Administrativa - Específicos

Julgue os itens seguintes, relativos ao que dispõe a Resolução n.º 21.538/2003 do TSE. O brasileiro nato, não alistado, que requerer sua inscrição eleitoral até o centésimo quinquagésimo primeiro dia anterior à eleição subsequente à data em que completar dezenove anos fica isento de multa.

90220 A

Não ficará sujeito à multa, conforme a Resolução n. 23.659/21: “Art. 32. O alistamento eleitoral é obrigatório para as pessoas maiores de 18 anos, observadas, quanto à aplicação de sanção por alistamento tardio, o disposto no art. 33 desta Resolução (Constituição Federal, art. 14, § 1º, II, a ). (…) Art. 33. Incorrerá em multa a ser imposta pelo juízo eleitoral e cobrada no ato do alistamento a pessoa brasileira: (…) § 1º Não se aplicará a sanção prevista no caput deste artigo: a) à pessoa brasileira nata que requerer sua inscrição eleitoral até o 151º dia anterior à eleição subsequente à data em que completar 19 anos, na hipótese do inciso I deste artigo, ou à data em que se completar um ano de sua opção pela nacionalidade brasileira, na hipótese do inciso II deste artigo”.