Questão: 80460

     Ano: 2010

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: ABIN

Prova:    CESPE - 2010 - ABIN - Oficial Técnico de Inteligência - Área de Administração |

[cred-form form="questoes-usuario" ]

Quando o entrevistador se prepara para um processo seletivo, ele já possui um entendimento claro das características e requisitos necessários para a função. Esse planejamento, que estabelece quais atributos e requisitos são desejáveis, é realizado antes da seleção, e não durante o processo em si.

Durante a seleção, com as informações adequadas em mãos, o entrevistador irá identificar o candidato que melhor se encaixa nesse perfil.

Questão: 80443

     Ano: 2010

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: ABIN

Prova:    CESPE - 2010 - ABIN - Oficial Técnico de Inteligência - Área de Administração |

[cred-form form="questoes-usuario" ]

Desenvolver a força de trabalho envolve outros processos além do desenvolvimento de pessoas, incluindo a atração de novos colaboradores, processos motivacionais, organizacionais, entre outros. Portanto, a falha no enunciado está em afirmar que esses processos são equivalentes.

Questão: 39139

     Ano: 2004

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Polícia Federal

Prova:    CESPE - 2004 - Polícia Federal - Agente Federal da Polícia Federal - Nacional

[cred-form form="questoes-usuario" ]

Padrões de Desempenho como Instrumento de Motivação:

– Motivação: Os padrões de desempenho definem metas claras, o que pode incentivar os colaboradores a alcançarem ou superarem essas metas. Isso acontece porque os funcionários têm clareza sobre o que se espera deles e podem se esforçar para receber reconhecimento, recompensas e, possivelmente, promoções.

– Feedback: Por meio da avaliação de desempenho, os colaboradores recebem retornos sobre seu trabalho. Esse feedback pode ser positivo, incentivando a manutenção do bom desempenho, ou construtivo, apontando áreas que necessitam de aprimoramento e possibilitando o desenvolvimento profissional.

– Reconhecimento e Recompensas: Quando os padrões de desempenho são empregados para reconhecer e recompensar os colaboradores, isso potencializa a motivação. A motivação extrínseca, como bônus, aumentos salariais e promoções, está diretamente relacionada ao cumprimento ou superação dos padrões estabelecidos.

– Engajamento: Metas bem definidas contribuem para um maior engajamento dos colaboradores, pois eles se sentem mais conectados aos objetivos da organização e mais responsáveis por seu próprio desempenho.

Portanto, afirmar que os padrões de desempenho não têm propósitos motivacionais ignora todos esses aspectos essenciais da gestão de pessoas. Eles não apenas avaliam resultados, mas também funcionam como uma ferramenta eficaz para motivar e engajar os colaboradores, assegurando que eles avancem em direção aos objetivos organizacionais.

Questão: 8444

     Ano: 2007

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TSE

Prova:    Provas: CESPE - 2007 - TSE - Analista Judiciário - Área Administrativa - TRE | CESPE - 2007 - TSE - Analista Judiciário - Área Administrativa |

[cred-form form="questoes-usuario" ]

A alternativa B está correta, pois a avaliação de desempenho contemporânea procura incluir tanto os colaboradores quanto os supervisores na definição das metas da organização. Essa abordagem gera um entendimento compartilhado e um comprometimento mútuo em relação aos objetivos, além de facilitar a oferta de feedback construtivo e aumentar a motivação para atingir essas metas.

Questão: 3309390

     Ano: 2025

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: AEB

Prova:    

[cred-form form="questoes-usuario" ]

Decreto n.º 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal), IX – A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.