Questão: 1224619

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-BA

Prova:    

A respeito de hermenêutica constitucional e de métodos empregados na prática dessa hermenêutica, assinale a opção correta.

1224619 E

Na visão de Alexy, os princípios representam padrões de otimização que devem ser buscados e aplicados em diferentes graus, dependendo das circunstâncias específicas e de como eles se relacionam com outros princípios em uma situação concreta.

Questão: 2053165

     Ano: 2022

Banca: VUNESP

Órgão: AL-SP

Prova:    VUNESP - 2022 - AL-SP - Procurador da Assembleia Legislativa |

Assinale a alternativa correta a respeito do sistema constitucional de crises.

2053165 C

Na vigência do estado de defesa, a prisão ou detenção de ualuer pessoa não poderá ser superior a 10 (dez) dias, salvo uando autorizada pelo Poder Judiciário. Assim dispõe a Constituição Federal: Art. 136, CR/88. “O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza. (…) § 3º. Na vigência do estado de defesa: III – a prisão ou detenção de ualuer pessoa não poderá ser superior a dez dias, salvo uando autorizada pelo Poder Judiciário.” Por outro lado, no estado de sítio, poderão ser determinadas a suspensão da liberdade de reunião e a busca e apreensão em domicílio. Vejamos: Art. 139, CR/88. “Na vigência do estado de sítio decretado com fundamento no art. 137, I, só poderão ser tomadas contra as pessoas as seguintes medidas: (…) IV – suspensão da liberdade de reunião; V – busca e apreensão em domicílio.”

Questão: 72644

     Ano: 2010

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRE-BA

Prova:    CESPE - 2010 - TRE-BA - Analista Judiciário - Taquigrafia

Acerca do conceito e da classificação das constituições, assim como dos direitos e das garantias fundamentais, julgue os itens a seguir. Segundo dispõe o capítulo da CF acerca dos direitos políticos, o analfabeto possui capacidade eleitoral passiva e o direito à alistabilidade.

72644 B

Na verdade, o analfabeto possui capacidade eleitoral ativa e o direito à alistabilidade. Vejamos: “Art. 14. (…) § 1º O alistamento eleitoral e o voto são: I – obrigatórios para os maiores de dezoito anos; II – facultativos para: a) os analfabetos; (…) § 4º São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos”.

Questão: 471888

     Ano: 2014

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Câmara dos Deputados

Prova:    CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Consultor Legislativo Área XIX

A respeito das relações entre os sistemas eleitorais e os sistemas partidários, julgue o próximo item. O formato e a estrutura dos partidos políticos relacionam-se menos com a sua origem e história e mais com as condições de competição com outros partidos.

471888 B

Na verdade, contrariando enunciado, seria correto dizer que o formato e a estrutura dos partidos políticos se relacionam mais com a sua origem e história do que com condições de competição com outros partidos. Nesse sentido, é correto dizer que os partidos políticos surgiram como atores, junto do Estado liberal democrático, e se tornaram necessários por duas razões: primeira, devido à universalização dos direitos democráticos e à adoção do sufrágio, e, segunda, por se tratarem de sociedades organizacionais que serviam para que os indivíduos pudessem alcançar seus objetivos (DIAS, 2010, p. 177). Referência: DIAS, Reinaldo. Ciência Política. São Paulo: Atlas, 2010.

Questão: 22405

     Ano: 2009

Banca: ESAF

Órgão: Receita Federal

Prova:    ESAF - 2009 - Receita Federal - Analista Tributário da Receita Federal - Prova 1

Em se tratando de permissão e concessão da prestação de serviço público, ante o disposto na Lei n. 8.987/95, marque a opção incorreta.

22405 B

Na verdade, ao que se extrai do art. 6º, § 3º e inciso II, da Lei 8.987/95, não se caracteriza como descontinuidade do serviço, ou seja, são casos em que a lei autoriza que o serviço público seja transitoriamente interrompido, nos casos de emergência ou após aviso prévio quando por inadimplemento do usuário, considerado o interesse coletivo.