Questão: 255411

     Ano: 2012

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Banco da Amazônia

Prova:    CESPE - 2012 - Banco da Amazônia - Técnico Científico - Administração

Acerca da ética profissional do servidor público, julgue os itens que se seguem. Acerca da ética profissional do servidor público, julgue o item que se segue. O Decreto n.º 1.171/1994 não visa combater o comportamento do servidor público em relação às atitudes patrimonialistas e clientelistas, mas estabelecer uma conduta ética no serviço público.

255411 B

O Decreto nº 1.171/1994, de fato, possui entre seus propósitos centrais o enfrentamento de condutas patrimonialistas e clientelistas no âmbito da administração pública. A ética na atuação do servidor tem como finalidade essencial coibir comportamentos que impliquem na utilização do cargo público em benefício próprio ou de outras pessoas, práticas essas que configuram precisamente o patrimonialismo e o clientelismo.

Questão: 100985

     Ano: 2006

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-PA

Prova:    CESPE - 2006 - TJ-PA - Analista Judiciário - Judiciária |

Julgue os itens abaixo, relativos à ética no serviço público e à qualidade no atendimento ao público. I Os valores fundamentais do serviço público decorrem exclusivamente do seu caráter público. II O princípio da impessoalidade, na administração pública, vem acompanhado dos valores da igualdade e da imparcialidade, ou seja, todos têm o mesmo valor como cidadãos e merecem o mesmo tratamento, exceto os casos mais peculiares, que devem ser considerados de forma parcial. III Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público é um dos principais deveres do servidor público. IV Permitir a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, é agir contra a ética. Estão certos apenas os itens

100985 D

III – Correta. Esta alternativa está correta, pois entre os principais deveres do servidor público está o de assegurar um atendimento eficiente e de excelência à população, o que envolve utilizar uma comunicação compreensível e tratar os cidadãos com cortesia e consideração. IV – Correta. Essa afirmativa também está certa, já que a atuação eficiente e o tratamento cortês são valores éticos indispensáveis ao servidor público. A existência de filas extensas e demoras no atendimento evidencia uma deficiência na oferta de um serviço público ágil e adequado.

Questão: 91569

     Ano: 2011

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CNPQ

Prova:    CESPE - 2011 - CNPQ - Analista em Ciência e Tecnologia Júnior - Geral

Julgue os itens seguintes, relativos à gestão da ética no serviço público. As comissões de ética na administração pública federal direta, indireta, autárquica e fundacional foram instituídas por decreto, com o objetivo de orientar e aconselhar a respeito de normas de conduta ética do servidor público.

91569 A

Decreto n.º 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal), Art. 2° Os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta e indireta implementarão, em sessenta dias, as providências necessárias à plena vigência do Código de Ética, inclusive mediante a Constituição da respectiva Comissão de Ética, integrada por três servidores ou empregados titulares de cargo efetivo ou emprego permanente. Decreto n.º 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal), XVI – Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

Questão: 63787

     Ano: 2010

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Caixa

Prova:    CESPE - 2010 - Caixa - Técnico Bancário |

Assinale a opção correta a respeito das normas de conduta ética que pautam as atividades exercidas pelos empregados e dirigentes da CAIXA.

63787 A

A opção A está correta, pois apresenta um exemplo em que o colaborador adota uma conduta contrária aos princípios éticos ao deixar um cidadão aguardando sem qualquer explicação. Tal atitude demonstra descaso com o dever de oferecer um atendimento ágil e com dignidade, o que compromete a qualidade do serviço prestado e colabora para o surgimento de filas extensas. O Código de Ética da CAIXA ressalta a relevância de um atendimento pautado no respeito e na eficiência.

Questão: 7760

     Ano: 2006

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Caixa

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2006 - Caixa - Técnico Bancário - NM |

Julgue os itens a seguir, relativos a noções e conceitos de ética. Uma ética deontológica é aquela construída sobre o princípio do dever.

7760 A

A definição apresentada está adequada. A ética deontológica, igualmente chamada de ética do dever, constitui um modelo ético que valoriza primordialmente a observância de normas e obrigações morais. Em outras palavras, o que confere caráter ético a uma ação não são seus efeitos, mas o fato de ela estar em conformidade com um dever moral previamente estabelecido.

Esse enfoque é comumente relacionado ao pensamento do filósofo Immanuel Kant, o qual defendia que uma conduta só é moralmente aceitável se for praticada por senso de dever, independentemente dos desdobramentos que possa gerar.