Questão: 952434

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SEFAZ-RS

Prova:    Provas: CESPE - 2018 - SEFAZ-RS - Técnico Tributário da Receita Estadual - Prova 1 | Etica - INSS |

Os conceitos de ética e moral estão relacionados a noções de certo e errado, bem e mal. Embora, às vezes, os conceitos sejam usados de forma intercambiável, representam preceitos filosóficos diferentes, porque a ética

952434 C

Correto. A ética é o campo de estudo que analisa os juízos de valor relacionados ao comportamento humano, considerando o que é certo ou errado. Trata-se de um conjunto de normas e princípios que orientam a conduta adequada das pessoas.

Questão: 936067

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPE-PI

Prova:    CESPE - 2018 - MPE-PI - Analista Ministerial - Área Processual

A respeito da ética, da moral, de valores e democracia, julgue o item a seguir. O pretorianismo é considerado um fator que favorece a democracia, por garantir o exercício da cidadania.

936067 B

A expressão refere-se ao uso indevido de influência política exercida pelas forças armadas. Deriva da palavra “pretoriano”, que designava os integrantes da Guarda Pretoriana — uma tropa de elite do exército romano que exercia forte influência no poder, participando ativamente da escolha dos imperadores, seja ao proclamá-los, seja ao eliminá-los. Ao avaliar a afirmação apresentada, conclui-se que ela está incorreta, uma vez que o pretorianismo não contribui para o fortalecimento da democracia, mas sim representa uma ameaça a ela.

Questão: 936065

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPE-PI

Prova:    CESPE - 2018 - MPE-PI - Analista Ministerial - Área Processual

A respeito da ética, da moral, de valores e democracia, julgue o item a seguir. Moral, vocábulo herdado do latim, e ética, do grego, identificam conceitos que exprimem um conjunto de regras de conduta que se espera que sejam adotadas.

936065 A

Ética, originada do grego ethos, é o campo de estudo que analisa os juízos de valor relacionados ao comportamento humano, considerando o que é certo ou errado. Trata-se de um conjunto de princípios e diretrizes que orientam a conduta adequada dos indivíduos. Possui uma natureza reflexiva, voltada para o bem comum, sendo universal, absoluta e invariável.

Moral, derivada do latim moris, é o conjunto de normas e regras que direcionam o comportamento dos indivíduos dentro de uma sociedade. Seu caráter é normativo, fundamentado nos costumes e tradições, o que significa que é variável, adaptando-se conforme a cultura e o contexto social. A moral não é inata, pois é aprendida ao longo da vida e não é universal, já que se altera entre diferentes sociedades.

Apesar de serem conceitos distintos, ética e moral compartilham a característica de estabelecer padrões de conduta que orientam o comportamento dos indivíduos e da sociedade.

Questão: 846531

     Ano: 2017

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRT - 7ª Região (CE)

Prova:    

Considerando-se que o exercício da cidadania deve basear-se na adoção da conduta que de melhor forma promova o bem comum, estará exercitando sua cidadania a pessoa que

846531 C

Correto. A preservação e o zelo por espaços públicos por parte dos cidadãos representam uma forma exemplar de exercício da cidadania.

Questão: 755736

     Ano: 2016

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: FUB

Prova:    Provas: CESPE / CEBRASPE - 2016 - FUB - Conhecimentos Básicos - Cargo 20 | CESPE / CEBRASPE - 2016 - FUB - Auxiliar em Administração |

Eduardo, servidor público em estágio probatório, frequentemente se ausentava de seu local de trabalho sem justificativa e, quando voltava, se apresentava nitidamente embriagado. Em razão desses fatos, a comissão de ética, tendo apreciado a conduta do servidor, decidiu aplicar a ele a penalidade de advertência. Eduardo foi, então, reprovado no estágio probatório e, por isso, foi demitido, sem que a administração pública tenha observado o contraditório e a ampla defesa. Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir. A conduta de Eduardo — que se ausentava do trabalho e, quando comparecia, estava embriagado — violou deveres e vedações impostas ao servidor público pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público.

755736 A

Decreto n.º 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal), XII – Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas. Decreto n.º 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal), XIV – São deveres fundamentais do servidor público: (…) l) ser assíduo e freqüente ao serviço, na certeza de que sua ausência provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema. Decreto n.º 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal), XV – E vedado ao servidor público; (…) n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente.