Questão: 1756788

     Ano: 2021

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SERPRO

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2021 - SERPRO - Analista - Especialização: Desenvolvimento de Sistemas |

No que se refere ao uso de Jenkins, julgue o item seguinte. É possível consumir recursos pela API disponibilizada pelo Jenkins, utilizando-se Python para buscar e instalar artefatos.

1756788 A

Jenkins é um servidor de automação de código aberto. Ele ajuda a automatizar as partes do desenvolvimento de software relacionadas à construção, teste e implantação, facilitando a integração e entrega contínuas. É um sistema baseado em servidor que é executado em contêineres de servlet, como o Apache Tomcat.

Questão: 2305273

     Ano: 2023

Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)

Órgão: CEMIG - MG

Prova:    

Parônimas são as palavras que têm grafia e pronúncia parecidas, mas significados diferentes. Assinale a alternativa em que estão corretos, entre parênteses, os significados das palavras parônimas.

2305273 B

Já os Parônimos são vocábulos semelhantes na pronúncia e na grafia, mas de sentidos diferentes. A – cumprimento (saudação) / comprimento (extensão) B – absolver (inocentar) / absorver (consumir) C – discriminar (distinguir) / descriminar (inocentar). D – expiar (sofrer castigo) / espiar (observar) –

Questão: 637596

     Ano: 2016

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: INSS

Prova:    CESPE - 2016 - INSS - Analista do Seguro Social - Serviço Social

Aldo e Sandra são casados e pais de três crianças. Sandra é servidora pública efetiva de determinada fundação pública vinculada ao governo federal, e Aldo, que não é concursado, ocupa um cargo em comissão em um órgão público federal.A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir, referentes à seguridade social do servidor público.Com base na universalidade da cobertura e do atendimento da seguridade social, Aldo terá direito aos mesmos benefícios de plano de seguridade social e de assistência à saúde garantidos a Sandra.

637596 B

Já decidiu o STF (RMS 25039/DF): “O sistema previdenciário dos ocupantes de cargos comissionados foi regulado pela Lei 8.647/1993. Posteriormente, com a EC 20/1998, o art. 40, § 13, da CF determinou a filiação obrigatória dos servidores sem vínculo efetivo ao regime geral de previdência. Como os detentores de cargos comissionados desempenham função pública a título precário, sua situação é incompatível com o gozo de quaisquer benefícios que lhes confira vínculo de caráter permanente, como é o caso da aposentadoria.”

Questão: 1983972

     Ano: 2022

Banca: MPT

Órgão: MPT

Prova:    MPT - 2022 - MPT - Procurador do Trabalho |

Pedro era empregado da empresa GAMA, ue mantém contrato de prestação de serviços com a empresa de vigilância ALFA. Pedro exercia a função de vigilante em estabelecimento da empresa ALFA uando sofreu acidente de trabalho em razão de treinamento inadeuado e da não adoção de medidas de segurança estabelecidas no Programa de Gerenciamento de Riscos da empresa ALFA. Com base no relato acima, analise as seguintes assertivas: I - A empresa ALFA tem responsabilidade pelo acidente de trabalho ocorrido com Pedro, considerando ue deveria ter assegurado as condições de segurança, higiene e salubridade aos trabalhadores da empresa GAMA ue estavam prestando serviços em suas dependências. II - Pedro deveria ter buscado o serviço médico e ambulatorial da empresa GAMA, considerando ue não é assegurado aos empregados desta as mesmas condições de atendimento médico ou ambulatorial existentes nas dependências da empresa tomadora ALFA. III - A empresa ALFA tem responsabilidade pelo acidente de trabalho ocorrido com Pedro, considerando ue lhe deveria ter assegurado o treinamento adeuado para a atividade exercida. IV - Pedro tem direito ao mesmo salário pago pela empresa ALFA aos seus empregados ue exercem a função de vigilante, considerando ue a prestação de serviços ocorre em atividade finalística da empresa ALFA. Assinale a alternativa CORRETA :

1983972 A

Item III está ERRADO, pois empresa CONTRATADA (GAMA) que deveria ter assegurado o treinamento adequado para a atividade exercida. A CONTRATANTE (ALFA) deve ser responsabilizada por ter não ter assegurado as condições de segurança, higiene e salubridade aos trabalhadores da empresa GAMA (item I). Lei 13.429/2017 Art. 4 -C. São asseguradas aos empregados da empresa prestadora de serviços a que se refere o art. 4 -A desta Lei, quando e enquanto os serviços, que podem ser de qualquer uma das atividades da contratante, forem executados nas dependências da tomadora, as mesmas condições: I – relativas a: d) treinamento adequado, fornecido pela contratada, quando a atividade o exigir. Art. 5 -A, § 3 É responsabilidade da contratante garantir as condições de segurança, higiene e salubridade dos trabalhadores, quando o trabalho for realizado em suas dependências ou local previamente convencionado em contrato. Vejam que a jurisprudência não fala em treinamento, mas em segurança: TST – RECURSO DE REVISTA RR 1261002020115130004 “Conforme jurisprudência majoritária desta Corte, o tomador de serviços deve ser responsabilizado em caso de acidente de trabalho, na hipótese de negligência em adotar medidas de segurança mínimas capazes de assegurar a integridade física dos trabalhadores que se encontrem em suas instalações, sejam eles empregados, terceirizados ou autônomos”.

Questão: 31376

     Ano: 2008

Banca: INSTITUTO CIDADES

Órgão: TRT - 1ª REGIÃO (RJ)

Prova:    INSTITUTO CIDADES - 2008 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Juiz do Trabalho - 1ª Fase - 1ª Etapa

Analise as proposições abaixo acerca de decadência e prescrição, de acordo com a Lei nº 8.213/91:I - Prescreve em cinco anos, a contar da data em que deveriam ter sido pagas, toda e qualquer ação para haver prestações vencidas ou quaisquer restituições ou diferenças devidas pela Previdência Social, salvo o direito dos menores, incapazes e ausentes, na forma do Código Civil.II - As ações referentes à prestação por acidente do trabalho prescrevem em 10 (dez) anos.III - O prazo prescricional referente à prestação por acidente do trabalho conta-se da data do acidente, quando dele resultar a morte ou a incapacidade temporária, verificada esta em perícia médica a cargo da Previdência Social; ou da data em que for reconhecida pela Previdência Social, a incapacidade permanente ou o agravamento das seqüelas do acidente.IV - É de cinco anos o prazo de decadência de todo e qualquer direito ou ação do segurado ou beneficiário para a revisão do ato de concessão de benefício.V - O prazo decadencial para a revisão do ato de concessão de benefício conta-se do dia primeiro do mês seguinte ao do recebimento da primeira prestação ou, quando for o caso, do dia em tomar conhecimento da decisão indeferitória definitiva no âmbito administrativo.Assinale a resposta correta:

31376 B

ITEM I. CORRETO – Art. 103, Parágrafo único. PRESCREVE em 5 ANOS, a contar da data em que deveriam ter sido pagas, toda e qualquer ação para haver prestações vencidas ou quaisquer restituições ou diferenças devidas pela Previdência Social, salvo os direitos dos menores, incapazes e ausentes, na forma do Código Civil. ITEM II. ERRADO – 104. As ações referentes à prestação por acidente de trabalho PRESCREVEM em 5 ANOS. ITEM III. CORRETO – 104. As ações referentes à prestação por acidente de trabalho prescrevem em 5 anos, observado o disposto no art. 103 desta Lei, contados da data: I- do acidente, quando dele resultar a morte ou a incapacidade temporária, verificada esta em perícia médica a cargo da Previdência Social; ou II- em que for reconhecida pela Previdência Social a incapacidade permanente ou o agravamento das sequelas do acidente. ITEM IV. ERRADO – Art. 103. É de DEZ ANOS o prazo de DECADÊNCIA de todo e qualquer direito ou ação do segurado ou beneficiário para a revisão do ato de concessão de benefício(…) ITEM V. CORRETO – Art. 103 (…)a contar do dia primeiro do mês seguinte ao do recebimento da primeira prestação ou, quando for o caso, do dia em tomar conhecimento da decisão indeferitória definitiva no âmbito administrativo.