Questão: 363858

     Ano: 2014

Banca: TRT 2R (SP)

Órgão: TRT - 2ª REGIÃO (SP)

Prova:    TRT 2R (SP) - 2014 - TRT - 2ª REGIÃO (SP) - Juiz do Trabalho

Em relação aos poderes do empregador, observe as proposições abaixo e responda a alternativa que contenha proposituras corretas: I. O poder diretivo é só do empregador e não de seus prepostos, que apenas e tão somente cumprem as funções determinadas por aquele. II. Faz parte do poder diretivo do empregador a sua função de controle das atividad es profissionais de seus empregados, possibilitando a revista aos pertences em geral, e em certas situações, e com a devida cautela, à revista íntima. III . Se o empregado se utiliza, no horário de serviço, do “e-mail” corporativo para enviar suas mensagens particulares, o empregador, comunicando ao empregado a fiscalização, poderá controlar os “sites” visitados, como também ter acesso às mensagens eletrônicas enviadas e recebidas. IV . O sistema jurídico brasileiro permite, de forma indistinta, tendo em vista o avanço da tecnologia, o poder de direção do empregador por meio de aparelhos eletrônicos. V . Não é nula a punição do empregado, não precedida de inquérito ou sindicância internos, quando inexistente na empresa norma regulamentar com estas exigências. Está correta a alternativa:

363858 B

Item I – CORRETA – Segundo Maurício Godinho Delgado : “Poder diretivo (ou poder organizativo ou, ainda, poder de comando) seria o conjunto de prerrogativas tendencialmente concentradas no empregador (…)” Por outro lado, Alice Monteiro de Barro aduz :” O titular do poder diretivo é o empregador ou seus prepostos, aos quais aquele delega parte desse poder, cuja a intensidade varia de acordo com a natureza da relação de emprego. (…)”. Eu, na minha humilde opinião, acredito que o único titular do poder diretivo seja o empregador, já que como a própria AMB afirma existe apenas uma DELEGAÇÃO do poder diretivo, não se trata de titularidade. Item II – ERRADO – Trata-se do poder fiscalizatório do empregador e não diretivo, apesar de alguns autores entenderem que na verdade o poder fiscalizatório seria mera exteriorização do poder diretivo, ainda persiste na maior parte da doutrina a distinção entre os dois. Item III – CORRETO – O enunciado da questão está muito parecido com o texto do livro da AMB. ” Se o empregado se utiliza, no horário de serviço, do e-mail do empregador (e-mail corporativo) para enviar suas mensagens particulares, o empregador poderá controlar os sites visitados, como também ter acesso às mensagens eletrônicas enviadas e recebidas. Deverá, entretanto, comunicar ao empregado essa fiscalização, lembrando que o uso do computador dirige-se exclusivamente à atividade funcional” Item IV – ERRADA – Não pode ser de forma indistinta. Item V- CORRETA – Inquérito só é necessário se houver estabilidade ou se for prevista no regulamento da empresa, portanto, correto o enunciado. Vide Súmula 77/TST SUM-77 PUNIÇÃO (mantida) – Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 Nula é a punição de empregado se não precedida de inquérito ou sindicância in-ternos a que se obrigou a empresa por norma regulamentar.

Questão: 831099

     Ano: 2017

Banca: MPT

Órgão: MPT

Prova:    MPT - 2017 - MPT - Procurador do Trabalho

Nos termos da lei sobre o trabalho voluntário (Lei n. 9.608/1998) e da Consolidação das Leis do Trabalho, analise as proposições abaixo: I - O trabalho voluntário consiste em atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa. II - O trabalho voluntário deve ser exercido mediante a celebração de termo de adesão entre a entidade, pública ou privada, e o prestador do serviço voluntário, dele devendo constar o objeto e as condições de seu exercício. III - Caso se façam presentes os requisitos caracterizadores da relação de emprego, o termo de adesão celebrado entre o prestador do serviço voluntário e a entidade, pública ou privada, é anulável, salvo em se tratando de trabalho voluntário prestado a entidade religiosa. IV - O prestador do serviço voluntário poderá ser ressarcido pelas despesas que comprovadamente realizar no desempenho das atividades voluntárias. Assinale a alternativa CORRETA :

831099 B

ITEM I – Art. 1o Considera-se serviço voluntário, para os fins desta Lei, a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa. ITEM II – Art. 2º O serviço voluntário será exercido mediante a celebração de termo de adesão entre a entidade, pública ou privada, e o prestador do serviço voluntário, dele devendo constar o objeto e as condições de seu exercício. ITEM III – Art. 2º, Parágrafo único. O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim. No entanto, caso estejam presentes os requisitos, o termo de adesão será considerado nulo. ITEM IV – Art. 3º O prestador do serviço voluntário poderá ser ressarcido pelas despesas que comprovadamente realizar no desempenho das atividades voluntárias. Parágrafo único. As despesas a serem ressarcidas deverão estar expressamente autorizadas pela entidade a que for prestado o serviço voluntário.

Questão: 1119226

     Ano: 2020

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-PA

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2020 - TJ-PA - Analista Judiciário - Área Administração |

Nas organizações, a gestão de carreiras pode basear-se no conceito de cargos ou de competências. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

1119226 E

item A: as palavras “cargos” e “competências” estão trocadas de lugar. item B: erra quando afirma que a ascensão profissional é devido somente ao tempo de exercício do cargo, descartando a qualificação, o desempenho e a produtividade como parâmetros para avaliação à ascensão profissional. item C: erra ao afirmar que na carreira por competência não há critério de mobilidade e que os indivíduos devem ser treinados. Na verdade o correto seria colocar no lugar de “treinandos” a palavra “capacitados”, e se há capacitação há possibilidade de assumir novos compromisso, então há também critérios de “mobilidade”. item D: novamente há a inversão das palavras “cargos” e “competências”.

Questão: 1855359

     Ano: 2021

Banca: FAUEL

Órgão: Prefeitura de São José dos Pinhais - PR

Prova:    FAUEL - 2021 - Prefeitura de São José dos Pinhais - PR - Guarda Municipal |

Relacione as colunas e assinale a alternativa CORRETA: A - Firewall B - Anti-spyware C - Ransomware I - É um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego de rede de entrada e saída e decide permitir ou bloquear tráfegos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança. II - É um programa de computador que tem o objetivo de detectar e remover software que secretamente observa as atividades do usuário do computador sem permissão e passa essas informações ao autor do software. III - É uma forma de malware que bloqueia seu dispositivo e/ou que criptografa seus arquivos e depois força o usuário a pagar um resgate para recuperá-los.

1855359 A

Item A – O Firewall é um sistema de segurança que tem como função monitorar a entrada e saída de dados e bloquear acessos externos não autorizados à rede de computadores. Item B – Antispyware é um software utilizado para impedir a entrada de spywares, bem como detectar e eliminar os spywares presentes na máquina do usuário. Item C – O malware “Ransomware” é um código malicioso que torna inacessíveis os arquivos e dados do computador através da criptografia. Os dados são liberados após o pagamento do resgate dos arquivos.

Questão: 532059

     Ano: 2013

Banca: COPS-UEL

Órgão: Parana Previdência

Prova:    COPS-UEL - 2013 - Parana Previdência - Técnico - Previdenciário

Sobre os objetivos do regime próprio de previdência, considere as afirmativas a seguir. I. Irredutibilidade do valor dos benefícios. II. Diversidade dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais. III. Singularidade da cobertura e do atendimento. IV. Diversidade da base de financiamento. Assinale a alternativa correta.

532059 B

IRREDUTIBILIDADE PELO VALOR NOMINAL – saúde pública e assistência social IRREDUTIBILIDADE PELO VALOR REAL – previdência social Artigo 201 – Previdência Social .. § 4º É assegurado o reajustamento dos benefícios para preservar-lhes, em caráter permanente, o valor real, conforme critérios definidos em lei.