Questão: 1205479

     Ano: 2008

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TCU

Prova:    

[cred-form form="questoes-usuario" ]

“As competências que devem fundamentar a definição dos perfis dos ocupantes dos cargos devem ser aderentes às competências estratégicas da organização.”

A Gestão por Competências representa uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações. Propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional) as competências necessárias para alcançar seus objetivos.

Para Chiavenato (2010), a proposta deste modelo de gestão é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso organizacional, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos. Trata-se de uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado e no desenvolvimento profissional permanente.

A Gestão por Competências é composta por alguns subsistemas, dentre elas, a avaliação de desempenho que o tema dessa questão.

Para o autor, é por meio da avaliação por competências, também chamada de avaliação de desempenho, que será identificado se o perfil comportamental e técnico dos colaboradores de uma corporação estão alinhados ao perfil ideal exigido pelos cargos. Ela é uma maneira de estimar o aproveitamento do potencial individual de cada colaborador dentro das organizações. O resultado da avaliação será a identificação das competências comportamentais e técnicas que precisam ser aperfeiçoadas.

Portanto, a alternativa está correta porque a gestão por competências procura definir as competências humanas que possam gerar e sustentar as competências organizacionais necessárias para a consecução dos objetivos estratégicos da organização.

Questão: 1199872

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MC

Prova:    

[cred-form form="questoes-usuario" ]

A assertiva está incorreta porque a administração pública gerencial não se fundamenta apenas em um controle rígido dos processos. Ela foca em resultados e adota outras estratégias para prevenir práticas ilícitas, como a transparência e a avaliação de desempenho, que são mais eficazes em um contexto que busca eficiência e excelência nos serviços públicos.

Questão: 1187997

     Ano: 2003

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: IBAMA

Prova:    

[cred-form form="questoes-usuario" ]

A gestão moderna na administração pública valoriza tanto a probidade quanto a busca por resultados, procurando estabelecer formas de controle que incentivem a inovação e a eficiência. Portanto, é inadequado afirmar que a cultura administrativa no Brasil favorece o controle formal em detrimento dos resultados. Há um esforço constante para aprimorar os processos e sistemas de controle, com o objetivo de apoiar, e não restringir, o desempenho organizacional.

Questão: 1142529

     Ano: 2020

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPE-CE

Prova:    CESPE - 2020 - MPE-CE - Técnico Ministerial |

[cred-form form="questoes-usuario" ]

As referências mencionadas na questão abordam a administração burocrática e, portanto, não se alinham aos princípios da nova gestão pública contemporânea, que se caracteriza pela Administração Pública Gerencial. Assim, a afirmação analisada está errada.

Questão: 1063936

     Ano: 2019

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TCE-RO

Prova:    CESPE - 2019 - TCE-RO - Auditor de Controle Externo - Administração |

[cred-form form="questoes-usuario" ]

O progresso das tecnologias digitais possibilita que os governos elevem sua eficiência e eficácia, ao mesmo tempo em que reforçam a transparência, a prestação de contas na administração pública e o engajamento da sociedade. Esse contexto favorece o desenvolvimento de sociedades mais dinâmicas e competitivas, aprimora os sistemas de governança democrática e impulsiona um crescimento econômico mais equitativo e sustentável.

Além disso, tem sido destacada a necessidade de criar indicadores que permitam acompanhar e avaliar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população nos centros urbanos.