Questão: 955116

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: FUB

Prova:    CESPE - 2018 - FUB - Administrador

[cred-form form="questoes-usuario" ]

Diferentemente do que o item afirma ao dizer que “é aplicável apenas às organizações públicas e privadas sem fins lucrativos”, o MEG pode ser ajustado para qualquer tipo de organização. Isso se deve ao seu caráter não prescritivo, ou seja, não há um procedimento rígido a ser seguido. Em vez disso, o modelo oferece questões para avaliar a gestão, fundamentando-se nas melhores práticas internacionais.

Questão: 955091

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: FUB

Prova:    CESPE - 2018 - FUB - Administrador

[cred-form form="questoes-usuario" ]

A questão em análise destaca um aspecto da Teoria da Administração Científica de Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915). Essa abordagem visava identificar, de forma científica, os métodos mais eficazes para realizar tarefas, além de selecionar, treinar e motivar os colaboradores nas organizações. Taylor defendia que o trabalho poderia ser realizado de maneira mais produtiva e eficiente.

Questão: 942007

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPU

Prova:    CESPE - 2018 - MPU - Técnico do MPU - Administração |

[cred-form form="questoes-usuario" ]

A afirmação de que a existência de roteiros padrão é similar à teoria de Fayol está correta. Essa relação é especialmente evidente no princípio da Divisão de Trabalho, um dos 14 princípios propostos por Fayol. Chiavenato (2003, p. 83) apoia essa ideia ao descrever esse princípio, afirmando que ele “consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência. Fonte: Chiavenato, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. – 7.ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 – 6ª reimpressão.

Questão: 935950

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPE-PI

Prova:    CESPE - 2018 - MPE-PI - Técnico Ministerial - Área Administrativa

[cred-form form="questoes-usuario" ]

Segundo CHIAVENATO (1997) a centralização e a descentralização referem-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Para o autor, centralização significa que a autoridade para tomar decisões está alocada próxima ao topo da organização, enquanto que com a descentralização, a autoridade de tomar decisões é deslocada para os níveis mais baixos da organização.

Quando as decisões são descentralizadas, apesar de serem tomadas com maior rapidez, há maoir risco de equívocos. As decisões centralizadas diminuem as interpretações diversas, proporcionam maior controle, visto que são tomadas do topo da pirâmide (cúpula).

Questão: 928552

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: IPHAN

Prova:    CESPE - 2018 - IPHAN - Analista I - Área 4 |

[cred-form form="questoes-usuario" ]

O CONTROLE SOCIAL é entendido como a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública. Trata-se de importante mecanismo de fortalecimento da cidadania que contribui para aproximar a sociedade do Estado, abrindo a oportunidade de os cidadãos acompanharem as ações dos governos e cobrarem uma boa gestão pública.

O controle social é um complemento indispensável ao controle institucional realizado pelos órgãos que fiscalizam os recursos públicos.