Questão: 2435025

     Ano: 2023

Banca: Unesc

Órgão: Prefeitura de Braço do Norte - SC

Prova:    Unesc - 2023 - Prefeitura de Braço do Norte - SC - Agente Recepcionista |

Quem pratica a empatia conhece o impacto positivo de um bem-estar compartilhado. Assim, avalie as proposições: I.Pessoas empáticas buscam razões e motivações para o comportamento próprio. II. A empatia promove habilidades que enriquecem a qualidade de vida de quem se dispõe a cultivar seus relacionamentos. III. Quanto mais a empatia é praticada, mais seus efeitos positivos multiplicam-se sobre as diferentes áreas da vida. Assinale a alternativa correta:

2435025 D

I. ERRADO. Pessoas empáticas buscam razões e motivações para o COMPORTAMENTO DO PRÓXIMO.

Questão: 829917

     Ano: 2017

Banca: FUNDATEC

Órgão: IGP-RS

Prova:    

Logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial deverá: I. Se possível e conveniente, dirigir-se ao local, providenciando para que não se altere o estado e a conservação das coisas, enquanto necessário. II. Apreender imediatamente os instrumentos e todos os objetos que tiverem relação com o fato. III. Apreender os objetos que tiverem relação com o fato, após liberados pelos Peritos Criminais. IV. Dirigir-se ao local, providenciando para que não se alterem o estado e a conservação das coisas até a chegada dos Peritos Criminais. Quais estão corretas?

829917 E

I. ERRADO: A afirmativa propõe que o delegado deve dirigir-se ao local e providenciar para que não se alterem o estado e conservação das coisas até a chegada dos peritos criminais. No entanto, a formulação da afirmativa não está clara. Se a intenção é que o delegado espere a chegada dos peritos antes de agir, então a resposta seria correta. Se a intenção é que o delegado tome medidas para preservar o local até a chegada dos peritos, então a resposta seria correta. Portanto, a afirmativa é ambígua e não é possível determinar se está correta ou incorreta. II. ERRADO: A afirmativa está correta ao indicar que o delegado deve apreender imediatamente os instrumentos e todos os objetos que tiverem relação com o fato. O delegado tem a autoridade para realizar apreensões no local do crime antes da chegada dos peritos criminais, mas deve fazê-lo de maneira a preservar as evidências. III. CORRETO: A afirmativa está correta. O delegado pode apreender os objetos que tiverem relação com o fato após a liberação pelos peritos criminais. Os peritos podem examinar e documentar as evidências, e então o delegado pode realizar a apreensão. IV. CORRETO: A afirmativa está correta ao indicar que o delegado deve dirigir-se ao local, providenciando para que não se alterem o estado e conservação das coisas até a chegada dos peritos criminais. É importante preservar o local do crime para garantir a integridade das evidências.

Questão: 1971684

     Ano: 2022

Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)

Órgão: MPE-MG

Prova:    FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2022 - MPE-MG - Promotor de Justiça Substituto - Edital nº LIX |

Analise as assertivas sobre condições de elegibilidade e hipóteses de inelegibilidade: I. Para concorrer ao cargo de Vereador, o candidato deve contar, na data do pleito eleitoral, com a idade mínima de 21 anos e máxima de 75 anos. II. São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o terceiro grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição. III. Para disputar os cargos de Governador, Vice-Governador, Senador, Deputado Federal e Estadual, o cidadão deverá ter domicílio no respectivo Estado, em qualquer cidade. IV. O exercício de dois mandatos consecutivos no cargo de Prefeito torna o candidato inelegível para o mesmo cargo, ainda que em outro município. É CORRETO afirmar:

1971684 B

I. ERRADO, vereador é 18 anos vide artigo 14, § 3º, CF. II. ERRADO, é até o SEGUNDO grau, conforme artigo 14, §7º, CF: São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins […] III. CORRETO, CF/88 – Art. 14, § 3º, IV menciona a necessidade do domicílio eleitoral na circunscrição. Como se trata de eleição estadual, basta domicílio em qualquer cidade deste estado. IV. CORRETO, é a figura do “prefeito intinerante”.

Questão: 886109

     Ano: 2018

Banca: MPE-MS

Órgão: MPE-MS

Prova:    MPE-MS - 2018 - MPE-MS - Promotor de Justiça Substituto

Considere como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as proposições a seguir: I. defeso o réu alegar a usucapião como matéria de defesa. II. Entre cônjuges, na constância da sociedade conjugal, não correrão os prazos de usucapião. Exceção a essa regra é a modalidade de usucapião urbano, para os casos de abandono do lar. III. Não há perda de objeto da ação de usucapião proposta em juízo cível na hipótese em que juízo criminal decreta perda do imóvel usucapiendo, em razão de ter sido adquirido com proventos do crime, face a usucapião ser modo originário de aquisição da propriedade e a sua sentença ter natureza declaratória. IV. Obsta o pedido declaratório de usucapião especial urbana o fato de a área do imóvel ser inferior à correspondente ao “módulo urbano”, previsto previamente na lei que regulamenta o plano diretor da cidade. V. A decisão que reconhece a aquisição da propriedade de bem imóvel por usucapião prevalece sobre a hipoteca judicial que anteriormente tenha gravado o referido bem. Assinale a alternativa correta da sequência.

886109 A

I. Errada. O réu pode alegar usucapião como matéria de defesa, especialmente devido ao caráter declaratório da sentença que o reconhece, conforme o Enunciado 237 da súmula do STF. II. Correta. Entre cônjuges, na constância da sociedade conjugal, os prazos de usucapião não correm, exceto na modalidade de usucapião urbano nos casos de abandono do lar. III. Errada. A perda do objeto da ação de usucapião proposta em juízo cível pode ocorrer quando o juízo criminal decreta a perda do imóvel adquirido com proventos do crime, uma vez que a usucapião é modo originário de aquisição da propriedade. IV. Errada. O fato de a área do imóvel ser inferior à correspondente ao “módulo urbano” não obsta o pedido declaratório de usucapião especial urbana. O STJ entende que o módulo urbano não é um obstáculo ao reconhecimento da usucapião especial urbana. V. Correta. A decisão que reconhece a aquisição da propriedade por usucapião prevalece sobre a hipoteca judicial que anteriormente tenha gravado o bem, uma vez que a usucapião é uma modalidade de aquisição originária da propriedade.

Questão: 882021

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TCM-BA

Prova:    CESPE - 2018 - TCM-BA - Auditor  Estadual  de  Controle  Externo

Com relação aos segurados, dependentes e período de carência, julgue os itens a seguir. I O estudante de ensino superior que formalize contrato de estágio na forma da lei vigente será considerado segurado especial do RGPS. II Um secretário municipal de educação que não exerça cargo efetivo no município será considerado segurado obrigatório do RGPS, ainda que o município possua RPPS. III Em caso de morte de um segurado do RGPS, o seu enteado fará jus à pensão por morte independentemente da sua idade e da existência de filho biológico, companheiro ou esposa. IV O dependente poderá proceder à sua inscrição junto ao INSS quando da sua habilitação a determinado benefício mesmo que isso aconteça após a morte do segurado. V O benefício da pensão por morte será devido aos dependentes do segurado, independentemente de carência. Assinale a opção correta.

882021 C

I. ERRADA. Art. 11. RPS É segurado facultativo o maior de dezesseis anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição, na forma do art. 199, desde que não esteja exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatório da previdência social. § 1º Podem filiar-se facultativamente, entre outros: […] VII – o bolsista e o estagiário que prestam serviços a empresa de acordo com a Lei nº 6.494, de 1977; II. CORRETA. Art. 9º RPS São segurados obrigatórios da previdência social as seguintes pessoas físicas: I – como empregado: […] i) o servidor da União, Estado, Distrito Federal ou Município, incluídas suas autarquias e fundações, ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; […] § 16. Aplica-se o disposto na alínea “i” do inciso I do caput ao ocupante de cargo de Ministro de Estado, de Secretário Estadual, Distrital ou Municipal, sem vínculo efetivo com a União, Estados, Distrito Federal e Municípios, suas autarquias, ainda que em regime especial, e fundações. III. ERRADA. Art. 16. Lei 8213/91 São beneficiários do Regime Geral de Previdência Social, na condição de dependentes do segurado: I – o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave; […] § 2º .O enteado e o menor tutelado equiparam-se a filho mediante declaração do segurado e desde que comprovada a dependência econômica na forma estabelecida no Regulamento. IV. CORRETA. Art. 17. Lei 8213/91 O Regulamento disciplinará a forma de inscrição do segurado e dos dependentes. § 1º Incumbe ao dependente promover a sua inscrição quando do requerimento do benefício a que estiver habilitado. Art. 17 § 7º Lei 8213/91 Não será admitida a inscrição post mortem de segurado contribuinte individual e de segurado facultativo. (Incluído pela Lei nº 13.846, de 2019)) V. CORRETA. Art. 26. Lei 8213/91 Independe de carência a concessão das seguintes prestações: I – pensão por morte, salário-família e auxílio-acidente;