Questão: 270896

     Ano: 2012

Banca: AOCP

Órgão: TCE-PA

Prova:    AOCP - 2012 - TCE-PA - Analista de Controle Externo - Ciências Contábeis |

O Governo pode provocar orçamentos expansionistas ou gerar um orçamento recessivo. Sobre as funções consubstanciadas no Orçamento Público, analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. Função alocativa: oferecer bens e serviços que não seriam oferecidos pelo mercado ou seriam em condições ineficientes e criar condições para que bens privados sejam oferecidos no mercado pelos produtores, por investimentos ou intervenções, corrigir imperfeições no sistema de mercado e corrigir os efeitos negativos de fatores externos. II. Função distributiva: envolve a administração e a geração de receitas, além do cumprimento de metas e objetivos governamentais no orçamento, utilizado para a alocação, distribuição de recursos e estabilização da economia. É possível, com a função distributiva, aumentar a renda e o PIB e aquecer a economia, com uma melhor distribuição de renda. III. Função alocativa: envolve o controle da oferta de moeda, da taxa de juros e do crédito em geral, para efeito de estabilização da economia e influência na decisão de produtores e consumidores. Com essa função, pode-se controlar a inflação, preços, restringir a demanda, etc. IV. Função distributiva: tornar a sociedade menos desigual em termos de renda e riqueza, através da tributação e transferências financeiras, subsídios, incentivos fiscais, alocação de recursos em camadas mais pobres da população, etc.

270896 B

GIACOMONI (2010): Richard Musgrave propôs uma classificação das funções econômicas do Estado, que se tomaram clássicas no gênero.3 Denominadas as “funções fiscais”, o autor as considera também como as próprias “funções do orçamento”, principal instrumento de ação estatal na economia. São três as funções: a) promover ajustamentos na alocação de recursos (função alocativa); b) promover ajustamentos na distribuição de renda (função distributiva); e c) manter a estabilidade econômica (função estabilizadora).

Questão: 2340434

     Ano: 2023

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TC-DF

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2023 - TC-DF - Analista Administrativo de Controle Externo |

No que se refere à elaboração e à fiscalização de contratos, julgue o item que se segue, à luz da Nova Lei de Licitações e Contratos — Lei n.º 14.133/2021. Considere-se que o gestor de determinado contrato tenha aplicado sanção de declaração de inidoneidade para licitar e que, após a declaração, se tenha verificado que não havia ocorrido prévia análise jurídica. Nesse caso, não há irregularidade, visto que incumbe ao gestor analisar o mérito e decidir a sanção razoável e proporcional à irregularidade cometida.

2340434 B

Gestor de Contrato e Fiscais de Contrato não aplicam sanção, há setor interno no órgão com essa competência. Fiscal Técnico: acompanha a prestação do serviço in loco, cumprimento de horários, terceirizado devidamente identificado, prestação do serviço conforme atribuição contratual, faz a vez de representante junto a Justiça do Trabalho etc. Fiscal Administrativo: solicitação de reunião em início de contrato para alinhamento da prestação do serviço, acompanhamento do pagamento das verbas trabalhistas conforme CCT, legislação e Contrato, acompanhamento do pagamento das verbas previdenciárias, confere o cumprimentodo objeto e demais obrigações pactuadas, manifestação de interesse na prorrogação contratual, notifica a contratada etc. Gestor Contratual: acompanhamento do contrato desde o início até o encerramento, pode solicitar reunião, a partir de relatório do Fiscal Administrativo pode dar início a abertura de processo de descumprimento contratual e aplicação de sanção junto ao setor competente.

Questão: 201048

     Ano: 2011

Banca: IADES

Órgão: PG-DF

Prova:    IADES - 2011 - PG-DF - Analista Jurídico - Administração |

A gestão de competências no setor público brasileiro desperta crescente interesse dos estudiosos e dos responsáveis pelo gerenciamento de pessoas nas organizações públicas. A adoção de um modelo de competência na gestão de pessoas pressupõe requisitos, onde a organização pública

201048 D

Gestão por Competências: Modelo de gestão que visa orientar seus esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização as competências necessárias à consecução de seus objetivos. A adoção do modelo requer que a empresa identifique com clareza as lacunas (gaps) ou deficiências em seu quadro funcional que possam bloquear o alcance dos macro objetivos da organização.

Questão: 226946

     Ano: 2004

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: STJ

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2004 - STJ - Analista Judiciário - Área Administrativa |

Acerca da gestão estratégica, julgue os itens seguintes. A gestão estratégica é fundamental no âmbito da modernização de organizações do setor público. Pensar e planejar em termos estratégicos torna-se extremamente relevante para a administração, que deve, de maneira participativa, definir missão, objetivos gerais e específicos e estratégias, de modo que a organização possa responder positivamente às demandas da sociedade.

226946 A

Gestão estratégica é mais abrangente do que o planejamento estratégico, pois engloba todo o ciclo: planejamento, execução e controle.

Questão: 2353783

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CNPQ

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CNPQ - Analista em Ciência e Tecnologia Pleno I - Especialidade: Administração de Pessoal |

Julgue o próximo item, a respeito de gestão por competências, avaliação de desempenho, cultura organizacional e recrutamento e seleção. A área de gestão de pessoas pode contribuir de maneira significativa para o conjunto de políticas e práticas necessárias à condução dos recursos humanos, inclusive na avaliação de desempenho.

2353783 A

Gestão de Pessoas é uma área fundamental dentro das organizações, pois lida com a administração do capital humano, que é um dos recursos mais valiosos. Esta área engloba diversas subfunções, como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, gestão por competências, avaliação de desempenho, entre outras.