Questão: 471978

     Ano: 2014

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Câmara dos Deputados

Prova:    CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Consultor Legislativo Área VI

Com relação ao enquadramento sindical do trabalhador rural e à previdência rural, julgue os itens seguintes. Não são beneficiários da previdência rural, ou segurados especiais, o membro de grupo familiar que possuir outra fonte de rendimento não relacionada com a atividade agrária e a esposa do segurado que se dedique exclusivamente a atividades domésticas.

471978 B

GABARITO ERRADO Lei 8212/91 Art. 12. § 10. Não é segurado especial o membro de grupo familiar que possuir outra fonte de rendimento, exceto se decorrente de: I – benefício de pensão por morte, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão, cujo valor não supere o do menor benefício de prestação continuada da Previdência Social; A questão está errada por afirmar que, “o membro de grupo familiar que possuir outra fonte de rendimento não relacionada com a atividade agrária” estaria fora do rol de Segurados Especiais, que como visto acima está incorreta.

Questão: 475769

     Ano: 2015

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: DPU

Prova:    CESPE - 2015 - DPU - Defensor Público Federal

Em relação aos segurados do RGPS e seus dependentes, julgue o  item  subsecutivo. Aquele que, como contrapartida pelo desempenho das atividades de síndico do condomínio edilício onde resida, seja dispensado do pagamento da taxa condominial, sem receber qualquer outro tipo de remuneração, enquadra-se como segurado facultativo do RGPS.

475769 B

GABARITO ERRADO SINDICO REMUNERADO ——————————————————————————–> CONTRIBUINTE INDIVIDUAL SINDICO ISENTO DE TAXA CONDOMINIAL ——————————————————–> CONTRIBUINTE INDIVIDUAL SINDICO SEM REMUNERAÇÃO E SEM ISENÇÃO DA TAXA CONDOMINIAL——————————-> FACULTATIVO

Questão: 872575

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: STM

Prova:    CESPE - 2018 - STM - Analista Judiciário - Contabilidade

De acordo com a legislação tributária básica e suas atualizações, julgue o próximo item. O pescador artesanal que fizer da pesca profissão habitual e que residir em imóvel rural poderá contribuir para a previdência social de forma facultativa, na qualidade de segurado especial.

872575 B

GABARITO ERRADO Quando o SEGURADO ESPECIAL DECIDE CONTRIBUIR FACULTATIVAMENTE É NA QUALIDADE DE CONTRIBUINTE INDIVIDUAL. PORÉM, ELE PERMANECE NA CATEGORIA DE SEGURADO ESPECIAL! *Ele DEVERÁ contribuir de forma obrigatória como SEGURADO ESPECIAL e PODERÁ contribuir de forma facultativa como CONTRIBUINTE INDIVIDUAL*

Questão: 1939472

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PG-DF

Prova:    Categoria I |, CESPE / CEBRASPE - 2022 - PG-DF - Procurador do Distrito Federal

Julgue o item a seguir, a respeito da teoria do crime. Segundo o direito penal contemporâneo, consideram-se criminosas as condutas ontologicamente consideradas reprováveis e constatadas por um juízo de percepção natural.

1939472 B

GABARITO ERRADO conceito de crime é artificial e independe de fatores naturais, constatados por um juízo de percepção sensorial. Não há como definir uma conduta, ontologicamente, qualificando-a de criminosa. É a sociedade a criadora do crime, e reserva essa etiqueta às condutas mais reprováveis.

Questão: 2290826

     Ano: 2023

Banca: Quadrix

Órgão: CREA-GO

Prova:    Quadrix - 2023 - CREA-GO - Analista de Área - Controlador Interno |

Considerando o direito administrativo, julgue o item. É vedado à Administração remover ou redistribuir de ofício servidor investido em mandato eletivo ou classista para localidade diversa daquela onde exerce o mandato.

2290826 B

GABARITO ERRADO As sociedades de que participarem majoritariamente as sociedades de economia mista, não podem ser juridicamente definidas como sociedades de economia mista. Em outras palavras: as sociedades submetidas a controle de sociedades de economia mista e que possuam remanescentes acionários em mãos de particulares não devem ser qualificadas juridicamente como sociedades de economia mista, mas apenas como sociedades controladas pelo Poder Público, de modo a que não sejam consideradas como integrantes da Administração Indireta.