Questão: 2052521

     Ano: 2022

Banca: FCM

Órgão: FAMES

Prova:    FCM - 2022 - FAMES - Técnico de Nível Superior - Administração/Administração Pública/Gestão Pública |

Sobre o preâmbulo da Constituição de 1988, é correto afirmar que (,)

2052521 E

GABARITO E O Preâmbulo CF/88 não tem força normativa. Não tem força congente. Não cria direitos e obrigações. A sua reprodução não é obrigatória nas Constituições dos Estados-Membros. Está situado no âmbito da política. Não pode ser usado como parâmetro para o controle de constitucionalidade. O STF adotou durante o julgamento da ADI 2.076/AC a tese de irrelevância jurídica do Preâmbulo CF/88. O Preâmbulo CF/88 em suma pode ser utilizado como um vetor de interpretação dos direitos consagrados no Texto Constitucional de 1988, nada mais.

Questão: 843730

     Ano: 2017

Banca: FAPEMS

Órgão: PC-MS

Prova:    FAPEMS - 2017 - PC-MS - Delegado de Polícia

A dignidade sexual integra o princípio maior da dignidade da pessoa humana e recebe do Estado proteção especial cujas normas penais e sanções passaram nos últimos tempos por grandes modificações, a fim de se adequarem à nova realidade, que envolve em particular a liberdade sexual das pessoas, garantindo a sua livre manifestação e reprimindo quem de alguma forma lhe cause limitação ou aflição. No que diz respeito aos crimes de estupro e estupro de vulnerável, assinale a alternativa correta.

843730 E

GABARITO E Letra A: errada. Estupro de vulnerável (Art. 217-A CP) – Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos; Letra B: errada. Segundo Victor Eduardo Rios Gonaçalves (2016): “A vítima também pode ser homem ou mulher. O tipo penal não faz qualquer exigência quanto ao sujeito passivo, de modo que até mesmo prostitutas podem ser vítimas deste crime, quando forçadas a um ato sexual indesejado.” Letra C: errada. Segundo Nucci (2017) “a violência exercida contra pessoa diversa da vítima é viável para configurar o crime, dependendo das circunstâncias do caso concreto. Acolhe-se o magistério de JOÃO MESTIERI, no sentido de que “essa espécie de violência, exercitada sobre terceira pessoa com o fim de obrigar a vítima à conjunção carnal[ou outro ato libidinoso], seja válida e eficaz, e assim deva ser considerada como elemento do estupro. Letra D: errada. No estupro de vunerável, o consentimento não opera como causa permissiva e a análise da concretização do estupro é feita, exclusivamente, por critérios biológicos (só é necessário que a vítima seja menor de 14 anos).

Questão: 843728

     Ano: 2017

Banca: FAPEMS

Órgão: PC-MS

Prova:    FAPEMS - 2017 - PC-MS - Delegado de Polícia

Com relação aos princípios aplicáveis ao Direito Penal, em especial no que se refere ao princípio da adequação social, assinale a alternativa correta.

843728 E

GABARITO E Com relação aos princípios aplicáveis ao Direito Penal, em especial no que se refere ao princípio da adequação social, assinale a alternativa correta. Alternativas A O Direito Penal deve tutelar bens jurídicos mais relevantes para a vida em sociedade, sem levar em consideração valores exclusivamente morais ou ideológicos. B só se deve recorrer ao Direito Penal se outros ramos do direito não forem suficientes. C Deve-se analisar se houve uma mínima ofensividade ao bem jurídico tutelado, se houve periculosidade social da ação e se há reprovabilidade relevante no comportamento do agente. D Não há crime se não há lesão ou perigo real de lesão a bem jurídico tutelado pelo Direito Penal. E Apesar de uma conduta subsumir ao modelo legal, não será considerada típica se for historicamente aceita pela sociedade.

Questão: 2265208

     Ano: 2023

Banca: FEPESE

Órgão: Companhia Águas de Joinville

Prova:    FEPESE - 2023 - Companhia Águas de Joinville - Analista de Gestão - Compras e Licitações |

Compõe a Administração Pública Direta:

2265208 E

GABARITO E ADMINISTRAÇÃO DIRETA dá MEDU – São chamados de pessoas jurídicas políticas do estado de direito interno, pois só se aplicam em nosso território, possuem autonomia política, administrativa, financeira. Município Estado Distrito União ADMINISTRAÇÃO INDIRETA tem FASE (Autarquias / Fundações Públicas/ Empresas Públicas / Sociedades de Economia Mista).

Questão: 2211277

     Ano: 2023

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-SC

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2023 - TJ-SC - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Provimento |

Em relação ao preâmbulo da CF e aos princípios fundamentais nela estabelecidos, assinale a opção correta.

2211277 E

GABARITO E A- O preâmbulo da CF tem natureza normativa semelhante à do seu corpo principal e, consequentemente, pode ser utilizado como paradigma para o controle de constitucionalidade.Incorreta R: O preâmbulo tem natureza política e por isso não pode ser utilizado para controle de constitucionalidade, e sim como parâmetro de interpretação constitucional através do método sistêmico ou até mesmo teleológico. STF. Plenário. ADI 2076, Rel. Min. Carlos Velloso, julgado em 15/08/2002 “O preâmbulo[…] não se situa no âmbito do Direito, mas no domínio da política , refletindo posição ideológica do constituinte (…). Não contém o preâmbulo, portanto, relevância jurídica”. B- O Brasil adota a república como sistema de governo, caracterizada pelo caráter eletivo, representativo e transitório dos detentores do poder político e pela responsabilidade dos governantes.Incorreta. R: O examinador tenta confundir os conceitos de sistema x forma de governo. Sitema de governo é o presidencialista, enquanto forma de governo é a republica. C- O preâmbulo da CF é norma de repetição obrigatória para todos os estados da Federação. Incorreta. R: Negativo, uma vez que o preâmbulo tem caráter político há de se perceber que não é lógico que seja de reprodução obrigatória pelos Estados. D- A dignidade da pessoa humana constitui princípio das relações internacionais.Incorreta R: A dignidade da pessoa humana é fundamento da CF, e não princípio. Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: […] III – a dignidade da pessoa humana; […] E- Em prol da formação de uma comunidade latino-americana de nações, a República Federativa do Brasil deve buscar a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina. Correta. R: Letra da lei. Art. 4º, Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.