Questão: 855734

     Ano: 2017

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRF - 1ª REGIÃO

Prova:    

Com relação à administração direta e indireta, centralizada e descentralizada, julgue o item a seguir. Administração direta remete à ideia de administração centralizada, ao passo que administração indireta se relaciona à noção de administração descentralizada.

855734 A

GABARITO CERTO A Administração Direta é o conjunto de órgãos que integram a pessoa federativa com competência para determinado exercício, sendo constituída dos serviços que integram a estrutura da Presidência da Re´pública e seus ministérios e, pelo Princípio da Simetria, as esferas estaduais, municipais e distritais seguem a mesma estrutura. Por isso, a prestação direta é feita pelos próprios entes políticos da admnistração, sendo uma prestação desinada centralizada do serviço. Surge, desta forma, a denominação administração direta ou admnistração centralizada. A Administração Indireta decorre da descentralização de serviços (descentralização admnistrativa). COnsiste na instituição, pelo Estado, por meio de lei, de uma pessoa jurídica de direito público ou privado à qual de atribui a titularidade e execução de determinado serviço público, consoante o Art. 4º do DL200/67

Questão: 1848265

     Ano: 2021

Banca: Quadrix

Órgão: CFT

Prova:    Quadrix - 2021 - CFT - Técnico Industrial Júnior |

A descentralização por outorga consiste na transferência tanto da titularidade quanto da execução dos serviços públicos às pessoas jurídicas integrantes da administração pública indireta.

1848265 A

GABARITO CERTO 3.2 – Da descentralização: 1. A atividade é prestada por pessoa jurídica diversa. Uma pessoa política distribui sua competência a uma entidade. Pressupõe a existência de duas pessoas jurídicas (ente político e a entidade descentralizada, diferentemente da concentração). 2. A descentralização poderá se dá por: a. Outorga técnica/funcional/legal – transfere-se a titularidade e a execução da atividade. Nesse caso, ocorre o controle finalístico (também denominado de: tutela, controle administrativo ou supervisão ministerial), de modo que tais entidade se vinculam ao ente político criador. O Estado cria uma pessoa jurídica que vem a integrar a Administração Indireta: i. Autarquias; ii. Fundações; iii. Empresas públicas; iv. Sociedade de Economia Mista. b. Delegação/colaboração/negocial – transfere-se apenas a execução de um serviço público a um particular, que a executará por sua conta e risco (não se delega a atividade administrativa, mas sim, tão só, sua execução). Pode ser por: i. Contrato: 1. Concessão; 2. Permissão. ii. Ato administrativo: 1. Autorização. c. Territorial/geográfica – são as autarquias territoriais prescritas no art. 18, § 2º, da CR/88. Para haver progresso, tem que existir ordem.

Questão: 402719

     Ano: 2014

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-SE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2014 - TJ-SE - Técnico Judiciário - Área Judiciária |

Conforme o STF, para que incida o princípio da insignificância e, consequentemente, seja afastada a recriminação penal, é indispensável que a conduta do agente seja marcada por ofensividade mínima ao bem jurídico tutelado, reduzido grau de reprovabilidade, inexpressividade da lesão, e nenhuma periculosidade social.

402719 A

GABARITO CERTO 1. Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, para se caracterizar hipótese de aplicação do denominado “princípio da insignificância” e, assim, afastar a recriminação penal, é indispensável que a conduta do agente seja marcada por ofensividade mínima ao bem jurídico tutelado, reduzido grau de reprovabilidade, inexpressividade da lesão e nenhuma periculosidade social. (…) (HC 114097, Relator(a): Min. TEORI ZAVASCKI, Segunda Turma, julgado em 01/04/2014, PROCESSO ELETRÔNICO DJe-074 DIVULG 14-04-2014 PUBLIC 15-04-2014)

Questão: 84789

     Ano: 2011

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PC-ES

Prova:    CESPE - 2011 - PC-ES - Escrivão de Polícia - Específicos

Tanto as pessoas públicas quanto as pessoas de direito privado instituídas pelo Estado têm personalidade jurídica própria, capacidade de autoadministração e patrimônio próprio.

84789 A

GABARITO CERTO Todas as entidades instituídas pelo Estado (mediante descentralização) possuem personalidade jurídica própria (algumas de direito público – autarquias e fundações públicas de direito público – e outras de direito privado – fundações públicas de direito privado, empresas públicas e sociedades de economia mista), capacidade de autoadministração (lembrar aqui que as entidades não se subordinam hierarquicamente ao ente instituidor, que exerce sobre elas apenas o controle finalistico) e patrimônio próprio, para que possam desempenhar suas atividades-fim de forma adequada, célere e imparcial, sem a possibilidade de ingerência política em seu funcionamento, o que fatalmente ocorreria caso não houvesse a autonomia financeira.

Questão: 1748516

     Ano: 2021

Banca: Quadrix

Órgão: CRBM - 4

Prova:    Quadrix - 2021 - CRBM - 4 - Agente Administrativo | Quadrix - 2021 - CRBM - 4 - Técnico em Informática | Quadrix - 2021 - CRBM - 4 - Recepcionista |

A respeito dos direitos e das garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988, julgue o item. O pluralismo político é um princípio fundamental que garante a inclusão dos diferentes grupos sociais no processo político nacional, outorgando aos cidadãos a liberdade de convicção filosófica e política.

1748516 A

GABARITO CERTO Pluralismo político (conteúdo constitucional) = Liberdade de convicção filosófica (modo de pensar o mundo) e política + prática do engajamento pluripartidário (vários partidos reunidos disputando o espaço político) + convicção filosófica intrínseca de forma apartidária.