Questão: 2292299

     Ano: 2023

Banca: Instituto Access

Órgão: Câmara de Salto - SP

Prova:    Instituto Access - 2023 - Câmara de Salto - SP - Consultor Jurídico Parlamentar |

Com base na Lei Complementar 64/90 e suas alterações posteriores, analise as afirmativas a seguir: I. São inelegíveis o Governador e o Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal, o Prefeito e o Vice-Prefeito que perderem seus cargos eletivos por infringência a dispositivo da Constituição Estadual da Lei Orgânica do Distrito Federal ou da Lei Orgânica do Município, para as eleições que se realizarem durante o período remanescente e nos 3 (três) anos subsequentes ao término do mandato para o qual tenham sido eleitos. II. São inelegíveis os que tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes. III. São inelegíveis os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena, pelos crimes listados na lei. Assinale

2292299 C

GABARITO C I. ERRADA – Art. 1º São inelegíveis: c) o Governador e o Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal e o Prefeito e o Vice-Prefeito que perderem seus cargos eletivos por infringência a dispositivo da Constituição Estadual, da Lei Orgânica do Distrito Federal ou da Lei Orgânica do Município, para as eleições que se realizarem durante o período remanescente e nos 8 (oito) anos subsequentes ao término do mandato para o qual tenham sido eleitos; II. CORRETA – Art. 1º São inelegíveis: d) os que tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes; III. CORRETA – Art. 1º e) os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena, pelos crimes: 1. contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público; 2. contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência; 3. contra o meio ambiente e a saúde pública; 4. eleitorais, para os quais a lei comine pena privativa de liberdade; 5. de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública; 6. de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; 7. de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos; 8. de redução à condição análoga à de escravo; 9. contra a vida e a dignidade sexual; e 10. praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando; LEI COMPLEMENTAR Nº 64, DE 18 DE MAIO DE 1990

Questão: 502668

     Ano: 2015

Banca: AGU

Órgão: PFE-INSS

Prova:    AGU - 2015 - PFE-INSS - Estagiário de Direito

Consoante os termos da lei federal que regula o custeio da previdência sob regime geral, a condição de segurado especial é mantida quando aquele que exerce atividade rural é eleito:

502668 C

GABARITO C Art. 9 do decreto 3048 § 8o Não é segurado especial o membro de grupo familiar que possuir outra fonte de rendimento, exceto se decorrente de: V – exercício de mandato de vereador do município onde desenvolve a atividade rural, ou de dirigente de cooperativa rural constituída exclusivamente por segurados especiais, observado o disposto no § 22 deste artigo; (Incluído pelo Decreto nº 6.722, de 2008).

Questão: 16482

     Ano: 2005

Banca: NCE-UFRJ

Órgão: PC-DF

Prova:    NCE-UFRJ - 2005 - PC-DF - Delegado de Polícia

São normas penais não incriminadoras, EXCETO:

16482 C

GABARITO C As normas penais podem ser incriminadoras (criam crimes e cominam penas) ou não incriminadoras, as quais se subdividem em permissivas (causas excludentes da ilicitude), exculpantes (causas que tratam da culpabilidade do agente), interpretativas, de aplicação, diretivas (tratam de princípios) ou integrativas ou de extensão. Todas as alternativas caracterizam normas penais não incriminadoras, exceto a alternativa C, que trata da norma penal referente ao crime tentado.

Questão: 9463

     Ano: 2006

Banca: CESGRANRIO

Órgão: DNPM

Prova:    CESGRANRIO - 2006 - DNPM - Técnico Administrativo - Informática |

Sobre os órgãos públicos, está correto afirmar que:

9463 C

GABARITO C * Hely Lopes Meirelles: ” órgãos são centros de competências instituídos para o desempenho de funções estatais, através de seus agentes, cuja atuação é imputada à pessoa jurídica a que pertencem.” ORGÃO PÚBLICO: – Não possui personalidade jurídica; – Não possui patrimônio próprio; – Não possui vontade própria; – É subordinado a entidade estatal; – É centro de competência.

Questão: 1005735

     Ano: 2018

Banca: COPESE - UFT

Órgão: Câmara de Palmas - TO

Prova:    COPESE - UFT - 2018 - Câmara de Palmas - TO - Controle Interno |

No que diz respeito aos órgãos e às entidades da administração pública, assinale a alternativa CORRETA .

1005735 C

GABARITO C ERRADA. (A) Fazem parte da Administração Indireta: autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações públicas, ministérios e secretarias. Ministérios e secretarias são órgãos, por isso integram a ADM DIRETA. DECRETO-LEI Nº 200/67 Art. 4º, II – A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria: a) Autarquias; b) Empresas Públicas; c) Sociedades de Economia Mista. d) fundações públicas. ERRADA. (B) As empresas públicas são entidades com personalidade jurídica de direito público, criadas por lei, para executar atividades típicas da Administração Pública, cujo capital é associado a capitais particulares. Lei 13.303/16 Art. 3º Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios. CORRETA. (C) São pessoas jurídicas de direito privado as empresas públicas e as sociedades de economia mista. Lei 13.303/16 Art. 3º Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado Art. 4º Sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado ERRADA. (D) Pessoa jurídica de direito privado, criada por lei específica, com capital exclusivamente público, para realizar atividade de interesse da administração instituidora nos moldes da iniciativa particular, podendo revestir qualquer forma e organizada empresarialmente, é o conceito jurídico de sociedade de economia mista. Art. 4º Sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta.