Questão: 2304851

     Ano: 2023

Banca: FADESP

Órgão: Prefeitura de Parauapebas - PA

Prova:    FADESP - 2023 - Prefeitura de Parauapebas - PA - Procurador |

A Lei Federal 13.655, de 2018, inseriu na chamada Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, disposições sobre segurança jurídica e eficiência na criação e na aplicação do Direito Público, criando a seguinte diretriz no âmbito do Direito Administrativo:

2304851 B

GABARITO B – Art. 24. A revisão, nas esferas administrativa, controladora ou judicial, quanto à validade de ato, contrato, ajuste, processo ou norma administrativa cuja produção já se houver completado levará em conta as orientações gerais da época, sendo vedado que, com base em mudança posterior de orientação geral, se declarem inválidas situações plenamente constituídas.

Questão: 1918268

     Ano: 2022

Banca: Quadrix

Órgão: CRMV-SP

Prova:    Quadrix - 2022 - CRMV-SP - Analista de Suporte de Gestão Recursos Humanos |

Com base na Lei n.° 8.212/1991, julgue o item. Não será segurado da Previdência Social o brasileiro civil que trabalhe para a União, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo.

1918268 B

GABARITO B Empregado => o brasileiro civil que trabalha para a União, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo se segurado na forma da legislação vigente do país do domicílio; Contribuinte individual => o brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil é membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo quando coberto por regime próprio de previdência social; Assim: trabalha para a União => empregado trabalha para o organismo internacional => contribuinte individual

Questão: 1786329

     Ano: 2021

Banca: Quadrix

Órgão: CRF - RR

Prova:    Quadrix - 2021 - CRF - RR - Assistente Administrativo |

No que diz respeito à administração direta e indireta, julgue o item. O princípio da especialidade aponta a desnecessidade de ser expressamente consignada na lei a atividade a ser exercida, descentralizadamente, pela entidade da administração indireta.

1786329 B

GABARITO B O princípio da especialidade reflete a ideia de descentralização administrativa, em que se criam entidades para o desempenho de finalidades específicas e decorre dos princípios da legalidade e da indisponibilidade do interesse público. Ao contrario do que a questão diz, a lei deverá apresentar as finalidades específicas da entidade, vendando, por conseguinte, o exercício de atividades diversas daquelas previstas em lei, sob pena de nulidade do ato e punição dos responsáveis.

Questão: 1829153

     Ano: 2021

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PC-AL

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2021 - PC-AL - Agente de Polícia - Prova Anulada |

Os agentes de polícia do estado de Alagoas, no exercício de sua função, devem comedir a aplicação do uso de força em suas abordagens e ações, buscando agir de maneira adequada, sem extrapolar os limites legais impostos ao exercício do poder que lhes é conferido. Acerca do uso e do abuso de poder, julgue o item que se segue. Ato praticado de forma abusiva e com finalidade diversa daquela atribuída pela lei é configurado como excesso de poder.

1829153 B

GABARITO B O abuso de poder é gênero no qual se encontram duas espécies: desvio de poder e excesso de poder . Desvio: o agente público, apesar de competente para praticar o ato, atua em busca de finalidade diversa da prevista em lei. Excesso de poder: o administrador pratica o ato sem nem possuir competência para tanto. Fonte: Ana Cláudia Campos. Corrigindo a questão: “Ato praticado de forma abusiva e com finalidade diversa daquela atribuída pela lei é configurado como desvio de poder.”

Questão: 2275862

     Ano: 2023

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: DATAPREV

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Engenharia Mecânica |

Quanto à administração direta e indireta, julgue o item que se segue. A criação de ministérios por intermédio de lei é exemplo de descentralização da administração pública, uma vez que eles desempenham suas atividades com autonomia, seguindo as diretrizes da Presidência da República.

2275862 B

GABARITO B Trata-se de DESCONCENTRAÇÃO administrativa (centros especializados de competência – órgãos – dentro de uma mesma pessoa jurídica, com relação de hierarquia e subordinação). Obs.: os Ministérios são classificados como órgãos autônomos (de Hely Lopes Meirelles).